Durante séculos, o gengibre tem sido usado para resfriados e resfriados. Os compostos químicos do gengibre aumentam a imunidade do corpo, devido à menor probabilidade de as pessoas adoecerem e já estarem doentes - elas se recuperam mais rapidamente. Este artigo é dedicado ao tratamento da amigdalite com o uso de gengibre por vários métodos; também mostrará as propriedades curativas desta planta e contra-indicações para o uso.
Como o gengibre funciona para dores de garganta
A raiz da planta limpa perfeitamente o sistema de microcirculação, incluindo os seios, que estão obstruídos pelo frio, o que impede o paciente de respirar. O gengibre também possui propriedades de aquecimento, o que é muito importante para resfriados, pois apóia a limpeza natural do corpo durante a transpiração. Tem um forte efeito expectorante, portanto, é indispensável no tratamento de bronquite, asma, gripe e outras doenças respiratórias.
Os nutrientes concentrados contidos na raiz são muito facilmente absorvidos pelo organismo, ao contrário dos medicamentos para dores de garganta, resfriados e medicamentos anti-influenza
É muito importante escolher a forma correta de gengibre para a angina. É aconselhável escolher gengibre fresco em vez de pó, pois contém gingeróis valiosos, que evaporam parcialmente durante a secagem. A aplicação de rizomas frescos em caso de dor de garganta ou resfriado será mais eficaz.
Importante! Não é recomendado remover a casca da raiz do gengibre, pois também contém muitas substâncias valiosas que aumentam o efeito medicinal do chá ou da decocção. A raiz só precisa ser bem lavada com uma escova macia.
Três regras para o uso de gengibre para resfriados:
- O gengibre é melhor consumido no início da doença.quando uma pessoa está apenas começando a se sentir mal ou em caso de infecção de gravidade leve ou moderada. Se você começar a tomar o medicamento cedo o suficiente, há uma alta probabilidade de que a doença passe ou que flua mais facilmente. A raiz tem um efeito de aquecimento adicional, que é útil no início do desenvolvimento da doença, a temperaturas amenas, etc.
- Tome a dose certa da bebida e com frequência suficiente. A frequência da administração também é muito importante, porque apenas na publicidade o xarope para a tosse entra diretamente nos pulmões. Tudo o que as pessoas comem entra no estômago e é posteriormente processado lá. As substâncias contidas no gengibre entram na corrente sanguínea 30-60 minutos após a ingestão, após o que permanecem no sangue por cerca de uma hora e só então são excretadas do corpo. Para acelerar a recuperação, você precisa manter o trabalho constante do gengibre no corpo, para o qual é necessário tomar chá medicinal ou uma decocção a cada duas horas.
- A infusão de gengibre deve ser preparada corretamentese você simplesmente jogar as fatias de raiz no chá, elas não funcionarão tão efetivamente quanto o suco de gengibre espremido na água fervente.
Desinfecção
O gengibre pode ser tomado por via oral (raiz fresca, pó ou suco) para desinfetar sua boca, garganta ou intestino. Se desejar ser usado como anti-séptico externo, o rizoma é cortado em fatias finas e esfrega a pele na área afetada. Para reabilitar a cavidade oral, uma fatia fina de gengibre é absorvida na boca por algum tempo, produzindo um efeito desinfetante e refrescando a respiração.
Importante! Recomenda-se tomar chás de gengibre e decocções o mais tardar algumas horas antes de dormir. Isso se deve ao fato de a raiz conter substâncias tônicas, como resultado da qual pode ocorrer insônia.
Fortalecimento do corpo
Existem muitos nutrientes essenciais no rizoma desta planta. As principais vitaminas do gengibre são a vitamina C (ácido ascórbico) e B9 (folato), também a raiz contém minerais (potássio e magnésio).
A vitamina C é um antioxidante importante que promove o desenvolvimento e a saúde dos tecidos do corpo, incluindo a pele e o esqueleto. A vitamina C ajuda proteger o corpo e fortalecer a imunidadeporque impede e atrasa a formação de radicais livres. A deficiência de vitamina C pode levar a muitos problemas de saúde, incluindo o escorbuto.
Outro nutriente para o gengibre é o B9 ou folato, que é importante para o metabolismo de ácidos nucléicos e outros aminoácidos. Esta vitamina é necessária para o desenvolvimento e funcionamento do cérebro. Níveis excessivamente baixos de folato podem levar a anemia e possivelmente danos permanentes ao cérebro. O nível de folato geralmente depende da genética, mas pode ser suplementado pelos alimentos que uma pessoa consome.
Além disso, altos níveis de magnésio tornam o gengibre muito importante. para função nervosa e muscular saudávele um alto nível de potássio - para função digestiva normal e contração muscular.
Você sabe Nos casamentos indianos, tradicionalmente é oferecido aos recém-casados uma bebida feita com base de gengibre antes da noite do casamento. De acordo com as crenças deste país, esta bebida tem as propriedades de um poderoso afrodisíaco.
Efeito anti-inflamatório
O gengibre tem propriedades antibacterianas pronunciadas que ajudam a reduzir infecções microbianas no corpo. A dose terapêutica recomendada de gengibre não deve exceder 4 g por dia e pode ser dividida em duas a três doses diárias por segurança. O uso diário de gengibre não tem efeitos colaterais conhecidos e é amplamente utilizado na medicina tradicional e na culinária. No entanto, consumir uma grande quantidade deste produto pode muitas vezes levar a efeitos colaterais indesejados.
A raiz pode ser usada como um antibiótico no tratamento de doenças infecciosas causadas por bactérias e vírus que causam secreção de muco, escarro e um risco aumentado de inflamação no organismo. O gengibre alivia os sintomas e ajuda a curar a doença.
Alívio da dor
Numerosos estudos científicos provaram que a raiz de gengibre contém ingredientes que imitam os efeitos de analgésicos sintéticos e anti-inflamatórios de maneira natural. É usado para dores menstruais e musculares.. Durante resfriados e altas temperaturas, os pacientes geralmente sentem dores no corpo: os músculos doem, tocando a pele torna-se desagradável. Para aliviar essas sensações desagradáveis, os pacientes bebem tinturas quentes de gengibre e chás.
Métodos de uso de gengibre para doenças da garganta
A raiz de cura no tratamento é usada de várias formas. Interior - na forma de chá, decocção ou tintura, na forma de banhos quentes ou fricção, na forma de vapor de cura saturado com óleos essenciais (inalação).
Mistura de amigdalite: gengibre, limão e mel
Para preparar esta bebida, é usada uma mistura clássica de substâncias medicinais que aliviam a condição de pacientes com resfriados. Você deve começar a usar a bebida medicinal ao primeiro sinal de resfriado, irritação e cócegas na nasofaringe ou cãibras na garganta inflamada.
Bebida anti-inflamatória de gengibre
Ingredientes
- um pedaço de rizoma de gengibre fresco (6-8 cm);
- 1 litro de água quente (de preferência macia, filtrada);
- suco de limão ou lima, mel a gosto.
Cozinhar:
- A raiz de gengibre é esmagada em uma migalha fina no liquidificador, após o que o suco fresco é extraído do purê resultante através de uma peneira.
- O suco de gengibre e o aperto das raízes das plantas são adicionados à água fervente e imediatamente cobrem o recipiente com um pires para evitar a evaporação dos óleos essenciais.
- A bebida é deixada em infusão por pelo menos 4 horas. Para uma bebida concentrada, o tempo ideal de fermentação é a noite toda.
- Após esse período, a bebida é filtrada, prestando atenção especial ao espremer a massa inchada da raiz de gengibre triturada do poço líquido.
- O gengibre restante é descartado e a infusão concentrada final é armazenada na geladeira.
- Imediatamente antes da recepção, 1 / 4-1 / 3 colheres de sopa são despejadas no copo. bebida de gengibre, adicione capacidade ao topo com água quente e complemente a gosto com suco de limão ou mel. Você também pode adicionar uma pitada de pimenta à bebida. A bebida deve ser bebida quente, porque o gengibre e outras substâncias que aquecem vegetais devem ser consumidos de forma aquecida.
Para obter um efeito eficaz, você precisa beber um copo de chá quente de gengibre a cada 2-3 horas. A dose diária de um medicamento para um adulto é de 6 a 8 colheres de sopa. por dia. As substâncias localizadas na raiz são armazenadas no corpo por cerca de 2 horas. Para melhorar, você precisa ter um nível constante dessas substâncias no corpo.
Após o segundo copo, o paciente deve sentir que se aqueceu, principalmente nos braços e pernas. O tempo mínimo para tomar o chá de cura é de 2 a 3 dias. É especialmente eficaz começar a beber chá de gengibre no início da doença, mas se o processo da doença já estiver em execução, uma bebida curativa também será muito útil.
Uma bebida com gengibre para dor de garganta purulenta
Se um paciente com angina começa a ter complicações e a doença passa para um estágio mais grave da dor de garganta purulenta, a medicina tradicional sugere combinar as propriedades desinfetantes e anti-inflamatórias do gengibre com as propriedades emolientes do mel e da própolis.
Para fazer chá medicinal, a raiz de gengibre (junto com a casca) é esfregada em um ralador. Uma raiz de 2 cm é suficiente para isso: a massa ralada é colocada em um pequeno recipiente de metal, são derramados 250 ml de água fervente, misturados e instalados em um banho de água, onde ficam prontos por um quarto de hora. 1-2 colheres de chá são adicionadas à bebida final. mel e 0,5 horas de própolis de abelha. Recomenda-se beber a bebida quente 3 vezes ao dia, 100 ml cada.
Decocção para dores de garganta
Esta bebida ajuda na luta contra dores de garganta, resfriados ou gripes, causando sudorese (com febre, calafrios) e diminuindo a temperatura. Para preparar uma infusão de cura, 30 g de gengibre fresco são cortados em pedaços e imersos por 10 minutos. em 500 ml de água muito quente. No final da infusão, adicione 1 colher de chá de açúcar mascavo e beba a infusão quente em duas doses divididas. Não é permitido que a bebida esfrie, colocando-a em uma garrafa térmica.
Infusão para lavagem com amigdalite crônica
Com a amigdalite, as lavagens regulares da boca e da garganta durante o dia aliviam a inflamação, desinfetam as áreas afetadas e reduzem a dor. Para preparar um gargarejo, em 200 ml de água recém-fervida, dissolva 0,5 partes de gengibre em pó seco, misture bem e reserve por um quarto de hora.
Gargareje apenas com infusão quente, se o líquido esfriou, é aquecido em banho de vapor ou em fogo pequeno até um estado ligeiramente quente. Em nenhum caso você usa líquidos muito quentes para lavar a garganta. O enxaguamento com gengibre alterna com o enxágue de uma decocção de camomila, que tem um efeito amolecedor nos tecidos inflamados.
Inalação com dor de garganta
O vapor de gengibre, graças aos óleos essenciais, tem um efeito benéfico na dor de garganta e nos brônquios. O procedimento durante o qual respiram vapor quente é chamado de inalação.. Para inalação, uma mistura líquida é preparada preliminarmente, cujo vapor o paciente respirará. 25 a 50 g de gengibre (ralado em um ralador grosso ou picado com pratos translúcidos) são adicionados a 1 litro de água, a mistura é levada para ferver, fervida por 3-5 minutos, após o que o recipiente é deixado fechado por insistência por vários minutos.
Você sabe Os floristas crescem com sucesso o gengibre dentro de casa. Pedaços de rizoma são plantados em vasos de flores e cultivados como uma planta doméstica comum, com belas folhas verdes escuras em forma de leque.
O paciente está sentado a uma mesa, na sua frente, um recipiente com caldo quente é instalado. O paciente e o recipiente com líquido quente são cobertos com uma toalha de banho larga e grossa com uma cabeça. A toalha servirá como um obstáculo para os óleos essenciais evaporarem rapidamente e a água esfriar. O paciente inala um par de decocção medicinal por 10 a 15 minutos. A inalação é repetida duas a três vezes ao dia, dependendo da gravidade da condição do paciente.
Procedimentos de aquecimento
Poucas pessoas sabem como usar essa raiz incomum na forma de um envoltório de aquecimento. É uma pena, porque tal compressas melhoram a circulação sanguínea, a circulação linfática, aceleram a regeneração muscular no local da aplicação, dispersam a estagnação de substâncias no corpo. Preparar esse envoltório é muito simples.
Você precisará de:
- água (3-4 litros);
- raiz de gengibre;
- linho ou qualquer outro tecido natural;
- 3 toalhas pequenas;
- a panela.
Você sabe Na culinária, a raiz de gengibre é usada para preparar vários pratos doces e salgados. Existem receitas para geleia de gengibre, licores e tinturas alcoólicas de gengibre, e a raiz é um ingrediente essencial em alguns pratos de carne, peixe e vegetais.
Como cozinhar:
- Ferva água. Enquanto a água ferve, a raiz de gengibre é esfregada em um ralador. Basta ter uma raiz de gengibre do tamanho de uma bola de tênis.
- Quando a água ferve, a chama sob a panela é reduzida. Em uma mesa, o linho é espalhado em duas camadas, após o que o gengibre ralado é colocado no centro, o tecido é dobrado em um nó e enfaixado com um fio forte.
- Um nódulo de gengibre é colocado em água fervente por 5 minutos. para ferver em fogo baixo.
- Uma toalha limpa é mergulhada em água quente com gengibre, esperando o tecido absorver o líquido e depois cuidadosamente torcida.
- Uma toalha quente e úmida é aplicada em um local selecionado no corpo, como na garganta ou no peito. Uma segunda toalha seca é colocada em cima da toalha molhada para impedir que o tecido quente esfrie. Em vez de uma segunda toalha, você também pode usar papel alumínio ou filme aderente.
- O tecido úmido e resfriado é trocado a cada 2-3 minutos, trocando-o por uma toalha limpa embebida em água quente com gengibre.
- Todo o procedimento deve durar cerca de 10 a 15 minutos, até que a pele no local de aplicação fique vermelha.
Envoltórios de gengibre são bons para problemas com seios doloridos, brônquios, pulmões (eliminando a estagnação do muco)
Pastilhas de suco de gengibre
As pastilhas para tosse caseiras são projetadas para reabsorção ou mastigação em pacientes com dor de garganta. O caramelo de gengibre alivia a dor de garganta e suaviza a tosse. Para preparar esses doces para tosse e dor de garganta em casa, a anfitriã não precisará mais de 20 minutos. tempo livre
Ingredientes
- açúcar granulado: 250 mg;
- água: 0,5 xícaras;
- mel e suco de limão: 1 colher de sopa. l.;
- cravo-da-índia: 1/4 de colher de chá;
- gengibre em pó: 1/2 colher de chá
Cozinhar:
- O açúcar é derramado em um recipiente de metal com um volume não superior a 0,5 l, é adicionada água e a mistura é derretida em fogo baixo. Quando o açúcar está completamente dissolvido e a mistura adquire uma cor levemente caramelo, adiciona-se mel, suco de limão, canela, gengibre e cravo.
- A mistura é rapidamente misturada, não deixando esfriar e, com a ajuda de uma colher de chá, pequenas “medalhas” de caramelo são depositadas em uma folha de papel em branco.
- Após o resfriamento e o endurecimento das pastilhas de caramelo, elas são colocadas em uma caixa de lata ou vidro e armazenadas até serem necessárias.
- Pastilhas para tosse são armazenadas por até 2 anos.
Além disso, com dor de garganta purulenta, o rizoma de gengibre fresco é cortado em fatias muito finas e translúcidas e lentamente sugado como doce. Nesse caso, a pessoa sente a liberação de óleos essenciais, um sabor acentuado e refrescante aparece na garganta. Esta é uma maneira muito rápida, fácil e eficaz de combater resfriados, dores de garganta e tosse.
Aquecimento esfregando
Uma pessoa fria é bem ajudada na luta contra a doença pelo aquecimento por fricção. Em nosso país, esfregar com tinturas de álcool é tradicionalmente usado. É fácil preparar uma tintura de álcool em uma raiz de gengibre.Para fazer isso, o rizoma pesando 100-150 g é cortado em pétalas finas, colocado em uma garrafa ou em um pote de vidro escuro e despeje 500 ml de vodka. A tintura de álcool deve ser infundida em local escuro por 3 semanas, após o qual pode ser usado para aquecer fricções ou compressas de vodka.
Vídeo: Raiz de gengibre de muitas doenças
Para amigdalite, resfriados, brônquios ou pulmões, recomenda-se esfregar as costas, esterno e pés. Depois de esfregar, o paciente veste uma roupa íntima de algodão que fica próxima ao corpo e retém o calor. É aconselhável realizar procedimentos de aquecimento à noite ou durante o dia, mas com total adesão do paciente ao repouso na cama.
Compressas de gengibre para cãibras na garganta
Existem muitas opções para compressas usando gengibre. Basicamente, trata-se de compressas de álcool na tintura de gengibre, cuja preparação utiliza tecido umedecido em tal solução e depositado no peito ou na garganta do paciente por várias horas ou à noite. Compressa de álcool e gengibre tem boas propriedades de aquecimento, e para impedir a evaporação do calor, uma segunda camada de polietileno é colocada sobre o tecido úmido e um cachecol ou cachecol de lã é amarrado com uma terceira camada.
Banhos para resfriados, cócegas e dores de garganta
Se uma pessoa que sofre de amigdalite purulenta, faringite ou resfriado não tem alta temperatura, então você pode tomar um banho quente. Para fazer isso, adicione várias colheres de sopa de gengibre em pó à banheira cheia de água quente, após o que o paciente é imerso em água no queixo e aquece por 25 a 30 minutos. Se possível, use gengibre fresco, tome 100 g de raiz, corte e ferva por 5-10 minutos. (em fogo baixo) em 350-500 ml de água.
Caldo pronto, juntamente com pedaços de raiz cozida, é derramado em um banho de água. É necessário ajustar a temperatura da água para que o líquido não queime o corpo e não fique muito quente. Ao final do procedimento, recomenda-se trocar imediatamente as roupas quentes e secas, beber bebidas quentes (chá, leite, caldo) e ir para a cama debaixo de um cobertor.
Os banhos de pés com gengibre também se provaram bem no tratamento da amigdalite e no alívio da dor de garganta. Nesse caso, uma bacia profunda é preenchida com água quente e duas colheres de gengibre em pó são adicionadas. O paciente coloca as pernas na bacia, enquanto cobre o recipiente com uma toalha grande para que a água quente não esfrie rapidamente. Recomenda-se aquecer as pernas por 30 minutos., se durante o procedimento a água esfriar, são adicionadas pequenas porções de água fervente. Após o procedimento, os pés são secos e colocados em meias quentes, de preferência de lã.
Contra-indicações e prejudicar a compressa de gengibre
Pessoas com câncer avançado não devem usar compressas de gengibre com muita frequência ou mantê-las no corpo por mais de 5 minutos. Antes de usar uma compressa de gengibre, é melhor que esses pacientes consultem seu médico. Você precisa saber que procedimentos de aquecimento, como os banhos de compressa, inalação ou aquecimento para o corpo ou as pernas são realizados apenas se a temperatura corporal do paciente não exceder 38 ° C.
Importante! Se uma mulher estiver amamentando, como resultado do uso de gengibre, em um bebê pode ocorrer cólica.
Quanto às compressas de gengibre, não foram observadas contra-indicações mais óbvias pelos médicos, o que não pode ser dito sobre alimentos que contenham substâncias desse rizoma (primeiro e segundo cursos, decocções, infusões e chás). Os efeitos colaterais são raros e ocorrem quando a dose diária da raiz é excedida ou o consumo ocorre diariamente e em quantidades muito grandes.
- Contra-indicações de bebidas e alimentos com gengibre:
- Esta planta não deve ser usada por pacientes com inflamação do trato gastrointestinal ou pulmões.
- As gestantes também são aconselhadas a ter cuidado com esta planta, o gengibre pode ser usado contra a toxicose (náusea e tontura), mas em pequenas doses e ocasionalmente.
- O gengibre não deve ser usado por mulheres grávidas no primeiro trimestre de gestação, pois relaxa os músculos do útero.
- Pessoas com pedras no ducto biliar devem consultar seu médico antes de recorrer ao tratamento com gengibre.
- Além disso, o gengibre não é recomendado para ser consumido duas semanas antes de qualquer operação, pois evita a coagulação do sangue.
O rizoma de gengibre tem muitas propriedades medicinais, mas para obter ajuda eficaz para o paciente, você precisa usar a planta corretamente. Os métodos populares de tratamento de resfriados ou amigdalite crônica oferecem muitas receitas eficazes usando rizomas de gengibre.