As tecnologias modernas permitem montar de forma independente uma estufa na qual as principais funções serão automatizadas o máximo possível. Abaixo estão as vantagens de tais estruturas, bem como uma descrição detalhada de sua fabricação.
Por que automação de efeito estufa
Controlar as condições dentro do solo fechado usando automação e um computador permite obter as melhores condições para as plantas e, portanto, um alto rendimento.
- Os benefícios da automação são:
- manter a temperatura e a umidade necessárias a qualquer hora do dia;
- definir o horário de verão ideal para a colheita;
- rega oportuna com a quantidade ideal de água na temperatura certa;
- economizando tempo e esforço.
Características e classificação de estufas com controles inteligentes
Os recursos das estufas modernas incluem os seguintes processos:
- monitorar e estabelecer o regime de temperatura necessário;
- autowater no tempo ajustado;
- restauração do solo (cobertura morta).
- Estruturas autônomas que trabalham com a energia do sol e do calor. Para eles, a localização e a construção adequada são especialmente importantes.
- Estufas com conexão elétrica, para o qual se coloca adicionalmente a questão de fornecer energia de backup.
Você sabe Já na Roma antiga eles usavam estufas, plantando plantas em carroças. Durante o dia, foram levados ao ar livre e à noite foram levados para uma estrutura quente e protegida.
Etapas da introdução da automação na estufa
Os sistemas automáticos são introduzidos após a instalação da estrutura principal. Primeiro de tudo, organize um sistema de ventilação.
Sistema de ventilação automática
A ventilação automática deve fornecer um fluxo de ar fresco, dependendo da temperatura interna. Sob condições normais, o ar aquecido pelo sol estagna e leva à propagação de doenças e bolores, e também pode causar uma diminuição no rendimento. A ventilação ocorre através da abertura dos respiradouros, que o sistema automático também deve fechar a tempo.
Vídeo: arejamento automático do tipo faça você mesmo para a estufa
Para controlar os respiradouros, os equipamentos hidráulicos do tipo industrial e caseiro são instalados com mais frequência.
A localização e o número corretos de respiradouros ajudam a obter a circulação de ar desejada.
Os seguintes princípios são recomendados:
- os ventiladores devem ser colocados na altura máxima disponível;
- em pequenas estufas, coloque 2 janelas por 2 m do telhado.
Importante! A área média das folhas da janela deve ser igual a 1/6 da área útil da estufa.
Organização de irrigação por gotejamento
A rega por gota é considerada a melhor maneira de fornecer umidade diretamente ao sistema radicular das plantas. Seu princípio é estabelecer galhos finos de borracha ou plástico, que são conectados a uma fonte de água de acordo com o esquema de um sistema extenso. Devido à baixa taxa de alimentação, é possível manter uma umidade constante do solo, e para tal irrigação é importante ter uma fonte constante de suprimento de água.
A automação da irrigação por gotejamento consiste na abertura oportuna de uma torneira de abastecimento de água, para a qual são usadas máquinas hidráulicas. A rega pode ser ativada no painel de controle ou depende das leituras dos sensores de umidade ou temperatura. Os sensores são instalados diretamente no solo, próximo ao sistema radicular da planta.
Mulching o solo
O solo da estufa deve ser coberto com matéria orgânica solta, o que reduzirá significativamente o número de ervas daninhas e ajudará a manter o nível de umidade necessário. No início da primavera e outono, o solo é coberto com material preto especial, que fornece aquecimento adicional do solo e do ar. Para estufas, a agrofibra com uma densidade de 40-60 g / m² é mais adequada.
No verão, você pode usar feno ou serragem cortados para cobrir as camas.
Como fazer uma estufa automática com suas próprias mãos
Todos os sistemas de automação necessários podem ser comprados prontos, no entanto, os custos iniciais para tal estufa serão significativos. Você pode fazer uma estufa inteligente com suas próprias mãos, para a qual precisa preparar um projeto cuidadoso e estudar as condições necessárias para o cultivo de uma determinada colheita.
Escolhendo um Local de Instalação
O local correto permite que você use totalmente a energia solar disponível, além de se proteger do vento frio.
Os princípios básicos da localização da estufa são os seguintes:
- o arranjo da moldura de sul para norte, que fornece luz solar uniforme durante o dia. Nas regiões do norte, a direção oeste-leste é ideal;
- É necessária uma área uniforme com água subterrânea que não ultrapasse 1–1,5 m:
- proteção contra o vento por uma cerca viva, cercas ou prédios localizados a alguma distância da estrutura (dependendo da sua altura).
Importante! A sombra de uma cerca ou edifícios de proteção não deve cair em uma estufa!
Automação DIY
Para resolver cada um dos problemas, você pode usar dispositivos em microcontroladores de diferentes níveis de preços, além de alguns truques caseiros.
Aeração automática
Para garantir o modo de ventilação necessário, execute as seguintes ações:
- Na parte superior da estufa, um sensor digital de temperatura é instalado com conexão ao dispositivo para abrir e fechar as saídas de ar.
- O sensor é programado para uma temperatura; quando fixo, um sinal será emitido e o ventilador será aberto.
A automação hidráulica para abrir aberturas de ventilação baseia-se na expansão de fluido de baixa ebulição (geralmente freon), que estende a haste e eleva a ventilação. Esse dispositivo é durável e tem uma alta taxa de reação a mudanças na temperatura ambiente, além de ser mais barato que os sistemas elétricos e pode levantar muito peso (por exemplo, portas).
Existem sistemas hidráulicos modernos com uma unidade de controle eletrônico, mas eles têm um custo mais alto e dependem da disponibilidade de energia.
Reguladores bimetálicos - duas placas de metal altamente condutor de calor, montadas na janela e dobradas quando aquecidas, permitindo acesso ao ar fresco. Ao esfriar, as placas endireitam e fecham a janela. Esses dispositivos têm um preço baixo e alta velocidade de resposta. Embora as placas não possam levantar muito peso, elas são suficientes para janelas de policarbonato.
Autowatering
Está disponível no mercado uma grande variedade de sistemas de gotejamento; no entanto, a rega automática também pode ser fornecida com meios mais baratos. A destilação solar pode fornecer a quantidade certa de umidade, mesmo no calor do verão.
Você sabe Na Islândia, a maioria das estufas está localizada em gêiseres quentes.
Para essa rega, você deve executar as seguintes etapas:
- Prepare 2 recipientes de plástico (garrafas), um deve ser menor que o outro. As paredes dos vasos devem ser o mais transparentes possível!
- A água é derramada em uma garrafa menor e um recipiente grande é colocado em cima dela, como uma tampa.
- O design é instalado próximo a cada planta.
- Quando o sol aquece a água, ele começa a evaporar e a se instalar nas paredes da segunda garrafa, deslizando no chão.
Outra opção é uma combinação de garrafas de plástico e canetas esferográficas vazias. As hastes devem primeiro ser limpas com gasolina.
- Obstrua uma extremidade da haste (por exemplo, com um fósforo) e faça o furo, afastando 3-4 mm do plugue.
- Um orifício de diâmetro menor é perfurado na garrafa ao nível dos "ombros" e a haste é inserida lá.
- O fundo da garrafa é cortado, o pescoço é fechado com uma tampa e a garrafa é colocada com a tampa para baixo. Ou um buraco na garrafa é feito a uma distância de 20 a 25 mm do fundo e selado com plasticina, e a garrafa é colocada no fundo com a tampa aberta.
- A água é derramada na garrafa e a haste é verificada: 10 gotas devem sair em 5 minutos.
Com exposição constante ao sol, o plástico se deteriora e, portanto, precisa ser substituído a cada 6 meses.
Importante! O tanque de água deve ser colocado em uma elevação (no mínimo 1,8 m) para obter a pressão do fluido necessária no sistema.
Aquecimento Automático
Se a estufa for usada o ano todo, ela precisará de um sistema de aquecimento.
Os dispositivos automatizados deste tipo incluem:
- aquecedores infravermelhos com sensor de temperatura - usados para aquecimento acima do solo;
- sistemas automáticos com queimadores a gás ou fogões;
- complexos de subsolo com placas especiais e sensores de inclusão, montados sob plantas.
Manter a temperatura exigida durante a noite, da primavera ao outono, ajudará a aquecer a energia solar acumulada durante o dia. O acumulador de calor pode servir como tanque com água de irrigação preta.
Aprimoramentos adicionais
Após a instalação dos sistemas necessários e o lançamento de uma estufa inteligente, você pode considerar a possibilidade de outras melhorias no projeto.
Pode ser:
- sistema de enchimento de um tanque com água, equipado com uma bomba e um interruptor de bóia;
- iluminação adicional para aumentar a duração de um dia ensolarado ou sombra para reduzi-la (ao cultivar, por exemplo, rabanete).
- expansão do sistema de ventilação com a instalação de ventiladores elétricos.
Possíveis dificuldades na montagem de uma estufa automática
Problemas durante a operação da estufa associados à operação de sistemas de apoio podem surgir pelos seguintes motivos:
- erros no cálculo do número de folhas de janela, sensores de programação, etc.;
- sobrecarga do sistema ao usar dispositivos sem levar em consideração seus parâmetros técnicos;
- avarias resultantes de ignorar a manutenção preventiva do equipamento e sinais de alarme oportunos;
- violação das normas de segurança sobre o uso de baixa tensão (12–36 V) em ambientes fechados;
- A instalação de uma estufa de policarbonato em temperaturas abaixo de + 10 ° C pode causar danos ao material devido à sua fragilidade a baixas temperaturas.
A criação de uma estufa inteligente é especialmente importante onde o monitoramento constante das condições da planta é impossível. Você pode usar os recursos da eletrônica em muitos processos, escolhendo as condições ideais para o cultivo das colheitas desejadas.