O tomate cereja é muito popular entre os jardineiros, devido ao seu sabor maravilhoso, despretensiosidade e capacidade de trazer uma excelente colheita. Saiba mais sobre como plantar, crescer e protegê-los de doenças.
As melhores variedades para o cultivo
As variedades de cereja existem separadamente para estufas e para áreas abertas.
Em campo aberto
Entre essas variedades estão as seguintes:
Na estufa
Para estufas, as seguintes variedades são mais adequadas:
Semeando e cultivando mudas
O tomate cereja é cultivado apenas com mudas, porque isso mantém um alto nível de rendimento das variedades. Se você plantar as sementes imediatamente na cama, a maioria delas não brotará e o restante não dará o rendimento esperado. Em estufas aquecidas, os tomates são cultivados mesmo no inverno. Portanto, é importante saber como plantar tomates adequadamente para mudas. Antes de tudo, deve-se notar que o período mais adequado para a semeadura é o final de fevereiro ou o início de março.
Você sabe Os tomates cereja foram criados por criadores israelenses em 1973.
Condições adequadas
A temperatura ideal para as plantas é de 20 a 25 ° C. Na sala de mudas deve haver muita luz e um nível médio de umidade. Se não houver luz solar suficiente, ilumine a sala com lâmpadas.
Semeando sementes
O solo para mudas é preparado da seguinte forma:
- misture húmus, areia e terra relvada (1: 0,5: 1);
- adubos são adicionados à taxa de: 60 g de superfosfato, 20 g de sulfato de potássio, 2 xícaras de cinza por 1 balde de água.
A mistura do solo é desinfetada mantendo-a em forno quente por 30 minutos. As mudas são semeadas em caixas e copos individuais. A profundidade do tanque não ultrapassa 10 cm e o solo para semeadura deve ser aquecido a uma temperatura de 16 a 18 ° C.
Semeie tomates assim:
- Encha a maior parte do tanque de sementeira com o solo.
- Despeje com água morna.
- Faça sulcos profundos de 5 a 7 mm no recipiente.
- Espalhe as sementes germinadas a uma distância de 1,5 cm.
- Polvilhe com uma camada de terra com até 1 cm de espessura.
- Cubra o recipiente com filme.
- Coloque-o em um local escuro com uma temperatura de 23–25 ° C.
Importante! Para evitar inclinar as plantas em uma determinada direção, expanda periodicamente o recipiente em diferentes direções.
Cuidados com mudas
Regue as mudas enquanto o solo seca. Assim que as sementes germinarem, as mudas devem ser regadas com fertilizante Humate, de acordo com as instruções. A próxima rega é feita após 2 semanas. Quando três folhas aparecem na planta, elas colhem. Após o procedimento, é conveniente plantar tomates em vasos de turfa para transplantá-los para um local permanente com eles depois de um tempo. Duas semanas antes do plantio das mudas, elas a endurecem, todos os dias as levam para a rua - primeiro por 15 minutos e aumentam gradualmente o tempo.
Plantar mudas no chão
O plantio ocorre de 45 a 60 dias após a semeadura, dependendo das condições climáticas. Antes de iniciar o trabalho, meça a temperatura do solo colocando um termômetro doméstico no chão por 15 a 20 minutos. Não deve ser inferior a 15 ° C, caso contrário, as raízes das plantas apodrecerão. Escolha o clima para o procedimento quente e úmido.
Plante mudas de acordo com este esquema:
- a profundidade do buraco deve ser igual à altura do recipiente em que as mudas cresceram;
- a distância entre as linhas deve ser de 45 a 50 cm;
- a distância entre as plantas atrofiadas é de 40 cm, entre as altas - 60 a 75 cm.
Importante! Ao plantar mudas, remova um par de folhas inferiores em cada planta.
Despeje 2 L de água levemente aquecida em cada poço e plante imediatamente as plantas. Para facilitar o acesso aos arbustos, plante-os em um padrão quadriculado. Após o plantio, recomenda-se a cobertura do solo com húmus. As mudas são plantadas no jardim da mesma maneira e ao mesmo tempo. Em caso de geadas repentinas, arcos metálicos são instalados sobre o canteiro do jardim para cobrir rapidamente as plantas com um filme durante o período de resfriamento. A cama deve estar em um local iluminado. Verifique também se está protegido contra rascunhos.
Recursos de Cuidados
Os tomates cereja são tratados quase igualmente na estufa e ao ar livre.
Rega e alimentação
Ao cultivar tomates cereja, é muito importante entender como regá-los.
A rega deve ser equilibrada:
- com a falta de umidade, os frutos começam a rachar;
- com o seu excesso, eles serão aguados.
Importante! Você não pode alimentar tão intensamente tomates na estufa. Isso afetará negativamente o gosto deles. Reduza pela metade a frequência de fertilizantes em variedades de efeito estufa.
Os tomates precisam ser fertilizados com vários fertilizantes: nitrogênio, fósforo, mineral. É necessário trazê-los ao solo três vezes por temporada. 2 semanas após o plantio, as plantas são alimentadas com uréia (1 colher de sopa. Por balde de água). Use 1 litro de solução por 1 arbusto; método de rega - raiz. Em vez disso, você pode usar uma solução de verbasco em água (1:10) com superfosfato (20 g por 10 litros de água). Para cada arbusto, 1 l da mistura também é calculado.
O fertilizante de fezes e água da galinha (1:15) tem um bom efeito. Insista alguns dias. Para regar, despeje 0,5 litros da mistura em um balde de água; Após a agitação, regue as plantas com um cálculo de 1 litro sob 1 arbusto. Depois, com um intervalo de duas semanas, os fertilizantes são aplicados sob os arbustos: 25 g de superfosfato, 15 g de sal de potássio, 10 g de nitrato de amônio por 1 km². m de solo. Após o procedimento, os tomates são regados.
Capina e afrouxamento do solo
Quando as ervas daninhas aparecem, elas são imediatamente removidas. O solo é regularmente afrouxado a uma profundidade rasa - isso evita o excesso de estagnação da umidade.
Formação de Bush
Os arbustos se formam em 1 caule, caso contrário, o número de ovários nas plantas diminuirá significativamente. Eles também devem ser amarrados para não quebrar sob o peso da fruta, mesmo que seja uma variedade atrofiada.
Você sabe A primeira menção ao tomate cereja remonta a 700 dC. Em seguida, esses tomates foram cultivados pelos índios da América do Sul no atual México.
Stepson
Na pergunta, se as cerejeiras são seguidas ou não, siga as seguintes recomendações:
- É melhor beliscar variedades de tomate médio e alto e médio para aumentar sua produtividade. Os rebentos inferiores são removidos para que o arbusto cresça em 1 talo.
- As variedades de tomate de baixo crescimento não precisam ser beliscadas.
Doenças e Pragas
Devido ao mau tempo, à rega inadequada e a um alto grau de umidade, o tomate cereja sofre várias doenças (praga, verticilose, podridão e manchas). Se você notar os primeiros sinais de infecção, pulverize as plantas com agentes fungicidas de acordo com as instruções. Você pode aplicar esses meios eficazes: "Quadrice", "Agate", "Maxim" ou "Fundazole". Quanto às pragas, os arbustos podem afetar tripes, lesmas, pulgões. Para combatê-los, é melhor usar remédios populares: infusão de alho ou solução de sabão.
Datas de colheita
As frutas no jardim são colhidas 80 a 90 dias após o surgimento das mudas. Na estufa, isso acontece 20 a 30 dias antes. Você não pode escolher tomates verdes e deixá-los amadurecer em casa, porque o sabor da fruta se deteriorará significativamente. Apenas tomates maduros podem ser colhidos. A frutificação em campo aberto dura até a temperatura do ar cair para 8 ° C. Com esse resfriamento, os tomates apodrecem e caem.Tomate cereja - uma variedade maravilhosa que é adequada mesmo para um jardineiro iniciante. Siga todas as recomendações para o seu cultivo, e elas o recompensarão com uma boa colheita.