Muito se sabe sobre as propriedades benéficas das cebolas, mas longe de todas as pessoas entendem as nuances de seus efeitos em vários órgãos e sistemas do corpo humano. Sugerimos que você estude cuidadosamente esse problema e descubra quais são as razões para a necessidade periódica desse vegetal, de que forma é melhor usá-lo e quais efeitos colaterais devem ser temidos.
Você sabe No território da Europa moderna, começaram a cultivar cebolas na Idade do Bronze, mas a planta ganhou seu nome atual graças a C. Linnaeus, que inicialmente a associou à palavra celta "tudo", ou seja, "queima".
Propriedades úteis de cebola
Nas lojas modernas, você pode encontrar uma variedade de tipos de cebola, não apenas cebolas, mas também vermelho ou verde de penas, complementando perfeitamente qualquer salada. Em todos esses casos, os vegetais têm características semelhantes que ajudam a fortalecer a imunidade, estimulam a atividade digestiva do estômago, ajudam a combater o estresse e têm um efeito positivo no corpo na luta contra os processos de câncer.
Reforço da imunidade
O fortalecimento das defesas do corpo durante um período de alta atividade de doenças virais e catarrais é explicado pelo alto teor de ácido ascórbico nas cebolas, um forte antioxidante, com a ajuda da qual o corpo humano forma ligações de colágeno. Isso significa que, além de fortalecer a imunidade, o uso regular do vegetal pode aumentar a elasticidade da pele, a força óssea e a elasticidade dos vasos sanguíneos. Pessoas com imunidade fraca e problemas ósseos geralmente querem cebolas precisamente porque o corpo responde à falta de ácido ascórbico.
Você sabe Em tempos de estresse severo, o corpo humano exala aroma de cebola ou alho. Esta conclusão foi feita por cientistas japoneses liderados por Masako Katsuyama, que estudou em 2018, 500 voluntários com idades entre 20 e 70 anos.
Estimula a digestão
Os oligossacarídeos presentes nas cebolas têm um efeito positivo nos processos digestivos, pois contribuem para a liberação de sucos gástricos e pancreáticos. No entanto, com doenças gastrointestinais (principalmente processos ulcerativos), o uso de bulbos é muito indesejável, o que é explicado pela irritação da membrana mucosa e agravamento do problema.
Benefícios oncológicos
Para impedir o desenvolvimento de câncer no estômago, laringe e próstata, os sulfetos presentes na cebola, bem como as antocianinas, protegem efetivamente o corpo de patógenos e efeitos bacterianos. Além disso, o vegetal contém a substância quercetina, que neutraliza os radicais livres nos tecidos do corpo (são eles que causam a formação de células cancerígenas). A maioria da quercetina nas variedades vermelhas de vegetais, embora as cebolas comuns também não estejam sem elas.
Importante! Ao escolher um medicamento para o tratamento complexo da deficiência de vitaminas e minerais, preste atenção apenas às formulações multivitamínicas, com o número máximo de componentes úteis. O mais eficaz nesse sentido serão as vitaminas para mulheres grávidas.
Gerenciamento de estresse
Na luta contra a excitação nervosa e a exaustão emocional, o alho ajuda a lidar bem, mas, na sua ausência, você pode usar cebolas. Nesse caso, o principal componente terapêutico é o ferro, que faz parte da hemoglobina e ativa os processos hematopoiéticos.
Por que você quer cebolas: o que está faltando no corpo
Dada a rica composição vitamínica e mineral das cebolas, é lógico supor que, acima de tudo, ela é desejada por pessoas com deficiência de certos componentes.
Considere as seguintes violações possíveis:
- Deficiência de vitamina C Todos os dias, uma pessoa deve consumir pelo menos 200 g dessa substância e, se estiver faltando, você provavelmente desejará frutas cítricas ou a mesma cebola.
- Baixo teor de ferro no sangue. Nesse caso, apenas um exame de sangue apropriado ajudará a fazer suposições e, para reabastecer as reservas de ferro, é útil comer romã, carne vermelha, ovos, creme de leite, damascos secos e abóbora. Nozes, de preferência nozes, serão úteis.
- Falta de selênio. Esse mineral é especialmente útil para normalizar os processos metabólicos e a atividade total do pâncreas e das glândulas tireóides, mas, como no caso anterior, seu nível só pode ser determinado por um exame de sangue extenso. Além das cebolas, as pessoas com baixo teor de selênio podem querer legumes, frutos do mar e nozes.
- Falta de vitaminas B no organismo (especialmente B1, B6, B9), que provocam uma violação do sistema nervoso e problemas nos processos metabólicos. Observe que a falta desses componentes é fácil de piorar a condição da pele, cabelos e unhas.
- A presença de uma infecção viral no corpo. É possível que o desejo de comer o bulbo apareça durante o período de disseminação ativa de infecções virais ou nos estágios iniciais do desenvolvimento da doença.
- Deficiência de potássio manifestado em fadiga aumentada, palpitações, às vezes constipação, cãibras e cãibras.
- Diminuição das forças imunológicas do corpo especialmente durante exacerbações sazonais de doenças.
Importante! O óleo de girassol refinado é uma excelente fonte de colesterol, que tem um efeito devastador na rede vascular. Se possível, é melhor evitar cozinhar cebolas constantemente fritando.
Simplificando, se você não consegue se livrar do desejo de comer uma cebola, e mesmo uma cabeça inteira não ajuda a satisfazer sua fome por muito tempo, você deve incluir formulações complexas de minerais e vitaminas em suas dietas. Eles não apenas ajudam a aumentar as defesas do corpo, mas também normalizam a atividade de vários órgãos e sistemas que antes careciam de componentes nutricionais.
Consumo de cebola
Muitos especialistas, mesmo pessoas saudáveis, não são aconselhados a comer mais de 150 g de vegetais por dia, mas, na verdade, é bastante difícil determinar a taxa de consumo do produto para cada indivíduo: aqui você não pode ignorar o peso e a idade. Para calcular aproximadamente a quantidade de cebola que você precisa por dia, vale considerar que apenas 100 g por dia podem fornecer ao corpo metade da dose diária de vitaminas A e C.Na ausência de outras fontes desses componentes úteis, várias lâmpadas com um peso total de 200 g podem ser consumidas durante o dia. A quantidade necessária de outros nutrientes é calculada pelo mesmo princípio e você não pode se preocupar em estar acima do peso, já que qualquer tipo de planta é razoavelmente considerada com baixa caloria (em média - 40 kcal por 100 g de produto).
De que forma é melhor comer cebola
A quantidade máxima de componentes vitamínicos e minerais está contida nas cebolas cruas; portanto, não é surpreendente que seja desejável usá-lo dessa forma. Qualquer tratamento térmico destrói uma parte significativa dos componentes úteis, especialmente se o vegetal é frito ou cozido em combinação com especiarias e outros produtos.
Se for impossível ficar sem calor, é aconselhável usar os métodos mais suaves: cozinhar a vapor ou assar no forno. Ao fritar em uma panela, monitore a qualidade do óleo e, se necessário, substitua-o periodicamente.
Possíveis danos e contra-indicações ao uso de cebola
As propriedades úteis das cebolas não estão em dúvida, mas, infelizmente, não se deve esquecer a possibilidade de efeitos negativos sobre o corpo. Freqüentemente, essas situações estão associadas à saúde e às características do estado de órgãos e sistemas individuais.
Portanto, em primeiro lugar, as seguintes pessoas precisam estar atentas ao uso de um vegetal:
- propenso a reações alérgicas e aqueles que já experimentaram o aparecimento de prurido ou erupções cutâneas depois de comer uma planta em chamas;
- sofrendo de úlceras estomacais e várias formas de gastrite;
- tendo problemas com os rins e o fígado, especialmente na fase de exacerbação da doença;
- sofrendo de pressão alta (em alguns casos, a cebola aumenta ainda mais) e excitação excessiva do sistema nervoso.
Recomendações para comer cebola
O método e a quantidade de cebola usados diretamente dependem do objetivo que você busca com o uso. Se for necessário apenas como um complemento aos pratos, você deve se concentrar no sabor, mas para eliminar a deficiência de vitaminas e minerais, você terá que comer uma certa quantidade de vegetais todos os dias. No entanto, em qualquer um desses casos, é aconselhável usar apenas lâmpadas novas contendo o suprimento máximo de todos os componentes úteis.
Mesmo amostras descascadas e cortadas ao ar livre perdem uma parte significativa de seus nutrientes, sem mencionar variedades fritas ou cozidas que foram submetidas a um tratamento térmico sério. Ao mesmo tempo, se estivermos falando de pessoas que sofrem de doenças gastrointestinais, as cebolas cozidas serão muito mais úteis que as frescas, pois não irritam o estômago.Para fins preventivos, não é necessário comer um vegetal. Você pode simplesmente cortar a cebola e inalar por um tempo os óleos essenciais provenientes do meio fresco. Não menos úteis serão as inalações de cebola preparadas a partir das cascas dos vegetais. Se você é muito atraído por cebolas, não se negue essa “iguaria”, basta seguir a medida em tudo, preferindo legumes crus em vez de fritos.