Cada jardineiro em sua prática deve ter encontrado pulgões. Este é um pequeno inseto que afeta quase todas as culturas de jardins, incluindo pepinos. No artigo, consideraremos como lidar com esta praga tanto com remédios populares quanto com drogas sintéticas.
Resumo de pragas
Os pulgões são pequenos insetos de tamanho não superior a 2-3 mm, que, alimentando-se da seiva da planta, causam grandes danos a ela. A cor deste inseto é muito diversa: do amarelo ao preto, mas na maioria das vezes tem uma cor verde. Essa praga pode ser notada quando colônias inteiras são formadas, localizadas principalmente na parte inferior das folhas dos pepinos, mas com a distribuição de massa, elas podem afetar o restante da planta.Afídio causa grandes danos:
- suga o suco das folhas e caules, o que pode levar à morte de toda a planta;
- secreta uma substância pegajosa que atrai formigas;
- é portador de doenças;
- contribui para a infecção de pepinos com fungos de fuligem.
Você sabe Os pulgões também podem ser benéficos. Existem plantas nos sucos, das quais há muito açúcar, o que interrompe o processo de fotossíntese. E esse inseto, sugando o suco, reduz a quantidade de açúcar.
Sinais de ocorrência
Para evitar a infecção de pepinos por pulgões durante a frutificação, você precisa inspecionar constantemente as plantas e responder a tempo de aparecer pragas. Você pode determiná-lo pelos seguintes sinais:
- folhas torcidas, murchas e caindo;
- brotos e folhas jovens deformados;
- o acúmulo de insetos no fundo das folhas da planta;
- revestimento pegajoso.
Como se livrar de pulgões em pepinos durante a frutificação
Se você não prestar atenção à infecção de pepinos que produzem frutos com pulgões em tempo hábil, poderá perder a colheita inteira no futuro. Você pode se livrar dessa praga usando vários meios, que incluem infusões caseiras e drogas sintéticas.
Remédios populares
Os métodos mais seguros, baratos e acessíveis de matar pulgões são remédios populares. Estes incluem: alho, celandine, tabaco, dente de leão, sabão e cinzas, pimenta. Considere a eficácia de cada um deles.
Importante! Pulverize com remédios populares que você precisa para completamente toda a planta, repetindo o procedimento após 2-3 dias.
Celandine
Para combater os pulgões, use infusão de celandine. Para prepará-lo, você precisa tomar 150 g de matérias-primas ou 250-300 g de matérias-primas secas, despejar 10 litros de água quente, deixar por 2 dias, coar e pulverizar os arbustos.
Alho
Para preparar a infusão de alho, você precisa derramar 100 g de alho picado, despeje 1 litro de água, deixe fermentar por um dia, cubra e coe. Em seguida, dilua a solução em 9 l de água e processe os pepinos da pistola.
Dente-de-leão
A infusão, feita a partir das raízes e folhas do dente de leão, é uma ferramenta eficaz para combater os pulgões. 1 kg da mistura preparada deve ser preenchida com 3 litros de água e insistida por um dia. Depois disso, coe e pulverize as plantas com uma pistola de pintura.
Sabão e cinzas
Para este método, é usado sabão em pó. A solução é feita a partir de 1/4 de uma barra de sabão, 1 xícara de cinzas de madeira e 5 litros de água, que devem ser infundidos por um dia. As folhas afetadas devem ser limpas com uma esponja embebida no produto preparado.
Pimenta
No fabrico da infusão de pimenta, são utilizados 40–50 g de pimenta vermelha picada finamente picada, que é vertida com 1 litro de água a ferver e mantida durante 1 hora. Quando a solução esfria, é diluída em 10 l de água e os arbustos são tratados.
Tabaco
Por 10 litros de água quente, tome 400 g de folhas de tabaco secas e 80 g de sabão em pó ralado. Tudo isso é insistido 2 dias, coberto com uma tampa. Filtrar e pulverizar a cama com pepinos.
Importante! Ao processar pepinos a partir de pulgões, é necessário alternar diferentes meios, pois esse tipo de parasita se acostuma rapidamente às soluções utilizadas.
Drogas sintéticas
Além dos métodos populares de combate aos pulgões, também existem drogas sintéticas. Estes incluem:
- Aktara - um inseticida que destrói a praga em 1 tratamento (2 g do produto são diluídos em 10 litros de água).
- Fitoverm - um produto biológico que não seja prejudicial à saúde pode ser usado antes da colheita (2 ml do medicamento são diluídos em 1 litro de água).
- Inta-Vir - inseticida universal, usado após o florescimento (1 comprimido é dissolvido em 10 l de água).
- Faísca de efeito duplo de pulgões - uma preparação de origem biológica, segura para a saúde (são utilizados 10 l de água por 10 g de substância).
- Arrow - produto biológico, tóxico (50 g deste pó são diluídos em 10 l de água). 2-3 dias após o seu uso, os pepinos podem ser arrancados das camas e comer bem lavados.
Você sabe As formigas protegem os pulgões de seus inimigos: joaninhas, carrapatos, amarras. E o pulgão, em troca, alimenta as formigas com orvalho de mel, que se destaca de seu corpo na forma de gotas doces.
Como evitar o aparecimento de pulgões em pepinos
Os pulgões nos pepinos se multiplicam muito rapidamente e também podem destruir todas as plantas com a mesma rapidez. Para evitar esse resultado e proteger sua colheita, é necessário executar medidas preventivas, que são as seguintes:
- verifique regularmente as folhas dos pepinos quanto a pulgões;
- destruir formigueiros localizados perto do jardim, pois as formigas podem espalhar pulgões por longas distâncias;
- remover ervas daninhas e lixo dos canteiros, nos quais várias pragas se reproduzem;
- depois da colheita no outono, cave o solo;
- plantar cebolas, alho, endro, salsa perto de uma cama com pepinos, que afugentam os insetos nocivos com seu cheiro e atraem joaninhas, amarras;
- mantenha uma distância suficiente entre os arbustos ao plantar, não plante pepinos densamente;
- alterar o local de desembarque todos os anos.