Os nutricionistas reconhecem por unanimidade o repolho como um vegetal útil de baixa caloria e recomendam adicioná-lo à dieta. No entanto, o benefício do produto não é tão claro com gastrite - em caso de uso inadequado, pode causar danos significativos. Sobre se é possível comer um vegetal com inflamação do estômago, se é prejudicial e por que os médicos são categóricos em relação a um vegetal, leia mais no artigo.
O repolho pode ser usado para gastrite?
A gastrite é uma inflamação da mucosa gástrica. A doença é de dois tipos:
- hipoácido - com baixa acidez;
- hiperácido - com alta acidez.
No caso de gastrite hipoácido, o estômago não secreta uma quantidade normal de suco gástrico. A tarefa do paciente é estimular sua liberação. Com inflamação hiperácido do suco gástrico, pelo contrário, muito. Para aliviar a condição do paciente, é necessário moderar sua produção. Nos dois casos, o papel principal é desempenhado pela nutrição - os produtos afetam diretamente a quantidade de secreção e o trabalho do estômago. Especialmente a nutrição deve ser monitorada durante a exacerbação da gastrite crônica, quando o trato gastrointestinal é muito vulnerável a efeitos estranhos.Para gastrite com alta acidez, uma tabela de tratamento nº 1 foi desenvolvida. De acordo com as recomendações dos médicos, os pacientes não devem comer folhas de couve fresca de qualquer tipo. Alimentos azedos também são contra-indicados. Com baixa acidez na dieta, deve ser guiado pela tabela número 2. O menu indica a proibição de pratos crus, em conserva e salgados.
Você sabe A gastrite como uma doença separada foi determinada por médicos antigos. Assim, a menção de inflamação do estômago é encontrada em Abu Ali Ibn Sina, Hipócrates e Paracelso.
No entanto, recusar categoricamente o produto com inflamação do estômago de qualquer tipo não é necessário. É permitido apenas na forma cozida, cozida e após o processamento a vapor. O uso de vegetais crus é inaceitável. Esta regra se aplica a todos os tipos de vegetais - repolho branco, Pequim, couve-flor e brócolis.
Composição útil de repolho
O repolho de qualquer tipo é um produto saudável que contém muitas vitaminas, macro e microelementos. Entre os componentes mais valiosos de um vegetal:
- Vitamina A
- Vitaminas do complexo B;
- vitamina K;
- S-metilmetionina;
- ácido ascórbico;
- potássio
- zinco;
- enxofre;
- cálcio
- fósforo;
- magnésio
- iodo;
- ferro
- manganês;
- cálcio
- fibra.
O que no repolho pode afetar adversamente a saúde do estômago?
Com gastrite, independentemente do tipo, as paredes do estômago estão inflamadas. Os alimentos devem ter um efeito mínimo no estômago. As folhas frescas de repolho contêm muitas fibras grossas que irritam as membranas mucosas. Assim, em 100 g da variedade de vegetais de cabeça branca contém 2 g de fibra alimentar, o que é um indicador muito grande.
Você sabe O suco de couve roxa é usado pelos cozinheiros como corante natural para os alimentos.
Ácidos no vegetal causam a produção de suco gástrico, que pode prejudicar um paciente com inflamação hiperácido do estômago. De perigo particular é o produto em conserva, que contém mais ácido e estimula a secreção ainda mais.
Qual repolho é adequado para gastrite com alta acidez
Com maior acidez, o paciente deve reduzir a produção de suco gástrico. Couve-flor de qualquer tipo deve ser tratada com cautela na gastrite, pois o produto pode causar danos significativos. No entanto, com a preparação adequada, os vegetais em questão podem ser benéficos.
Cor
Couve-flor afeta positivamente o estômago com uma forma hiperativa de inflamação. Vegetais crus geralmente não são consumidos, a mesma regra se aplica durante a doença. O produto é melhor fervido ou cozido no vapor. Se o prato puder ser facilmente amassado com um garfo, certamente não prejudicará o trato digestivo.
De cabeça branca
Na forma picada crua, o produto nunca deve ser consumido. Mesmo cozido e em sopas, um vegetal pode causar dores de cólicas se a doença estiver em estágio agudo. Os nutricionistas recomendam o consumo de suco de couve - ao contrário de um vegetal inteiro, a substância ajuda a curar a gastrite.
Pequim
Como a cabeça branca, a variedade de Pequim irrita as paredes do estômago e leva a sensações dolorosas. Só pode ser utilizado durante a remissão na gastrite crônica.
Brócolis
O brócolis cozido no vapor ou na água é um produto indispensável com alta acidez. Um vegetal nutre o corpo com as vitaminas necessárias, sem irritar as paredes inflamadas do estômago e sem provocar a secreção.
Recursos de uso
Em relação ao vegetal, você precisa ter cuidado, portanto, estude as características de seu uso. Pratos de diferentes métodos de preparação de um produto podem levar a resultados diferentes.
Importante! Se, depois de comer, sentir cãibras no estômago e dor na cintura, consulte imediatamente um médico para obter conselhos. — gastrite pode entrar em uma úlcera.
Suco de repolho
Especialistas em medicina tradicional chamam o suco de couve de panacéia para doenças gastrointestinais. No livro "Sucos de vegetais frescos" de Norman Walker, é indicado que o suco de couve tem um efeito positivo na membrana mucosa das paredes gástricas. É importante usar o suco de um vegetal cru, não fervido. É permitido o uso de variedades brancas e coloridas.
Chucrute
O produto azedo pode ser usado com uma forma hipoácido de inflamação do estômago durante a remissão. Não use o produto durante uma exacerbação de qualquer tipo de doença.
Repolho cozido
No estágio agudo da doença, é melhor evitar pratos de repolho refogado. Contrariamente à crença popular, este método de preparação não reduz o efeito prejudicial do produto no corpo. No entanto, quando o paciente entra em estado de remissão, o uso de tal prato é completamente permitido.
Repolho fresco
Pacientes com gastrite hipo e hiperácido devem recusar qualquer produto fresco.
Importante! Ao cozinhar qualquer prato, não use temperos quentes e não abuse do sal - eles também são prejudiciais à inflamação do estômago.
Em que casos o repolho é contra-indicado?
O vegetal é estritamente contra-indicado nas seguintes condições:
- forma aguda de gastrite de qualquer tipo;
- pancreatite
- picadas;
- enterite;
- uma úlcera;
- diarréia
- sangramento interno.