Abelhas, vespas e vespas são insetos picantes, e sua estrutura corporal, à primeira vista, é a mesma. Então, por que uma abelha que traz tanto benefício para uma pessoa morre após uma picada, mas outros insetos não? Vamos considerar esta questão em mais detalhes.
Por que uma abelha morre após uma mordida
No produtor de mel, o ferrão tem uma estrutura única - na ponta é algo como um gancho. E embora a abelha seja bastante pacífica, mas quando vê uma ameaça, é a primeira a atacar o inimigo e enfiar o ferrão em seu corpo. Uma abelha morre depois de uma mordida ou não, dependendo da superfície em que cola a picada.
Em animais e humanos, a pele é elástica e dura. Quando um ferrão o atinge, o gancho se apega firmemente ao interior, e o inseto, tentando voar imediatamente, sacode bruscamente, e a parte inferior do corpo sai com o ferrão. Devido a danos aos órgãos internos, o inseto morre em alguns segundos. Se uma abelha ataca seu próprio tipo, isto é, insetos, então ela tem uma chance de sobreviver. Os insetos têm uma cobertura quitinosa, que é bastante macia e, após uma mordida, uma abelha pode arrancar uma picada e se esconder.
Você sabe Uma abelha nem sempre pode usar sua arma - quando seu abdômen está cheio de mel, não é capaz de liberar uma picada.
As consequências de uma picada de abelha
Após uma mordida, uma pessoa sente imediatamente uma dor aguda em queimação, comparável à dor de uma queimadura. No centro da ferida, uma picada será visível, ao redor da qual a vermelhidão e o inchaço da pele começam imediatamente. Tudo isso é devido ao veneno de abelha, que através da picada entrou na pele. Se a vítima não tem alergia, além de vermelhidão e desconforto, nada de ruim acontece.
No entanto, se uma pessoa é propensa a reações alérgicas, pode ocorrer edema e, em seguida, será necessária atenção médica. É perigoso se a mordida estiver na língua ou nos lábios, pois eles incham e doem muito. Mordidas múltiplas também são perigosas, especialmente no rosto. Além de não ter a melhor aparência, a asfixia também pode começar. Nesse caso, você deve consultar imediatamente um médico.
Os benefícios do veneno de abelha
Como medicamento, o veneno de abelha tem sido usado na medicina há muito tempo.
- Seus benefícios são devidos à composição única:
- aminoácidos (18 de 20 úteis para humanos);
- proteínas;
- histamina;
- fósforo;
- potássio
- cobre
- cálcio
- hirudin;
- ácidos inorgânicos.
Terapia muito útil usando veneno de abelha no tratamento da neuralgia: radiculite, artrite, osteocondrose. Devido ao seu alto teor de aminoácidos, o veneno melhora a função cerebral e ajuda a produção do "hormônio da felicidade" - serotonina. Esta ferramenta é usada no tratamento de vários distúrbios mentais: depressão, astenia, neurose, distúrbios do sono.
A apiterapia (tratamento com produtos apícolas) também é útil para problemas no coração e na circulação sanguínea: derrames, ataques cardíacos, hipertensão. As substâncias que compõem o veneno das abelhas contribuem para a absorção de coágulos sanguíneos, menor colesterol e vasodilatação. O veneno também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, tem um efeito anti-inflamatório e ajuda a melhorar a memória, visão, audição e função sexual. Também é usado no tratamento de doenças gastrointestinais: hemorróidas, colecistite, gastrite, úlceras.Você sabe Na composição, o veneno de abelha se assemelha ao veneno de cobra, mas suas enzimas são 30 vezes mais eficazes.
Maneiras de tratar o veneno de abelha
O método mais comum e acessível de tratar o veneno é o uso de várias pomadas baseadas nele. Eles são esfregados na pele com neuralgia, aplicada a feridas para melhor cicatrização, fazer compressas.
Pessoas que não são alérgicas aos produtos apícolas e ao próprio veneno podem usar picadas de abelha. Os apoterapeutas sabem exatamente onde o veneno deve ser liberado para que se beneficie e não prejudique.
Agora também existem injeções com veneno de abelha, que podem ser usadas em qualquer época do ano e injetadas exatamente onde você precisa. O veneno faz parte de alguns comprimidos e soluções.
Como uma pessoa pode evitar uma picada de abelha?
Na natureza, as abelhas atacam os seres humanos muito raramente. Existe o risco de ser mordido no apiário quando uma pessoa tira comida deles, ou seja, mel.
Importante! Não use perfume ou água de toalete durante o trabalho no apiário - as abelhas respondem a odores estranhos. O mesmo vale para detergentes com cheiro forte.
Apicultores experientes usam as seguintes precauções:
- vista roupas claras e brancas, feitas de materiais naturais e suaves, porque as cores escuras e os tecidos felpudos dos insetos são enervantes;
- eles colocam um chapéu com uma rede de proteção na cabeça e luvas especiais nas mãos;
- eles usam fumaça, sentindo que as abelhas enchem a barriga com mel e não conseguem mais arder;
- esfregue as mãos com erva-cidreira ou própolis, pois esses cheiros acalmam os insetos;
- não faça movimentos bruscos, não agite as mãos;
- Não ande descalço sobre trevo e outras flores de crescimento baixo que os insetos amam.
É difícil encontrar um inseto mais exclusivo e útil do que uma abelha. Além de fornecer às pessoas mel, própolis, beterraba e muitos outros produtos, também ajuda a curar muitas doenças graças ao seu veneno.