Muitas pessoas, apicultores e pessoas distantes da vida rural, estão interessadas em saber como as abelhas, afastando-se da colméia, encontram com sucesso o caminho de casa. Essa capacidade de pequenos insetos parece verdadeiramente misteriosa. Abaixo desta questão é considerada em detalhes.
Por que uma abelha voa e o que faz em voo
O objetivo do vôo da abelha é a necessidade e o instinto natural de coletar pólen para a subsequente produção de mel. A duração de sua vida afeta diretamente a distância e a duração da permanência no ar. Assim, naquelas famílias em que um indivíduo é capaz de viver até 60 dias, o raio do vôo atinge 4,50 km. As abelhas que vivem 30 a 35 dias ou menos atingem 2,65 km.
Você sabe As abelhas são capazes de atingir velocidades de vôo de até 20 a 30 km por hora. Ao mesmo tempo, durante a vida, um indivíduo supera até 800 km.
A duração do voo varia de 5 a 103 minutos. O valor desse indicador é afetado pela localização da colméia e a distância dela até a fonte de energia. Durante a coleta de pólen, a planta do mel voa por 6 a 30 minutos e gasta 10 a 60 minutos para o acúmulo de néctar.
Ao procurar comida e encontrá-lo, o inseto volta para casa e informa seus parentes sobre o achado, realizando movimentos especiais. Assim, eles podem determinar não apenas a distância para esse lugar, mas também a direção para ele.
Que abelhas encontram o caminho de casa
As abelhas são divididas em três variedades:
- Indivíduos que trabalham.
- Rainha rainha (abelha rainha).
- Drones (machos).
Nos primeiros dias de vida, ainda não se sabe geneticamente que tipo de inseto é, mas subseqüentemente as diferenças se tornam fundamentais.
Família abelha. Útero
O útero é fácil de reconhecer entre outros residentes da colméia. Ela não coleta néctar e não trabalha dentro do ninho. Sua principal tarefa é pôr ovos, para que ela tenha um abdômen grande, no qual estão localizados ovários bem desenvolvidos.
A jovem rainha é capaz de pôr de 1,5 a 2 mil ovos por dia. A alta produtividade de insetos é alcançada por 2-3 anos. A expectativa de vida do útero é de até seis anos.A abelha rainha pode se afastar da colméia sem o risco de perder de 5 a 10 km.
Abelhas trabalhando
As abelhas operárias são a espinha dorsal da família de insetos. Pela sua genética, são fêmeas de pleno direito, que ainda não são capazes de produzir descendentes. Eles limpam a habitação, coletam néctar, pólen e própolis, criam um microclima no ninho, limpam as habitações e cuidam do restante das evidências. A hipoteca da futura ninhada depende deles. Em caso de morte do útero, os trabalhadores são responsáveis por enxamear a família e pela reprodução.As abelhas operárias são capazes de coletar mel a uma distância de 5 km da casa. Na prática, eles são capazes de se afastar por longas distâncias.
Drones
Os drones são a população masculina de uma família que não tem responsabilidades no trabalho. Seu principal objetivo é a produção de filhotes de pleno direito. De uma rainha pode ser acasalado simultaneamente de 6 a 8 drones.
Para cumprir sua função principal, os produtores de insetos devem ser fortes e resistentes, pois precisam percorrer uma longa distância para encontrar o útero. De ano para ano, eles visitam a mesma área para procurar fêmeas.
No entanto, são os drones que provavelmente se orientarão no chão: eles voltam para casa se a distância não estiver a mais de 2 km da colméia. Com 3 a 3,5 km, apenas algumas pessoas fazem isso e, a 4 km, o inseto pode para sempre perder o caminho de casa.Você sabe Depois de coletar o pólen de 8 milhões de flores, uma abelha é capaz de produzir 1 kg de mel. Uma família de abelhas com um número médio de indivíduos é capaz de coletar até 10 kg por dia.
Orientação das abelhas
Por muitos séculos, a humanidade não conseguiu responder à questão de como as abelhas são capazes de determinar sua localização no terreno. Uma pesquisa cuidadosa estabeleceu uma série de fatos interessantes.
O principal ponto de referência para as plantas de mel são vários odores, terreno (paisagem), posição do sol.
Pelo navegador natural
O sistema nervoso desses insetos contém cristais de magnetita. conectadas entre si por terminações nervosas, podendo ser equiparado a um navegador GPS. O erro neste caso não será superior a 60–80 cm, no qual os apicultores podem mover colmeias.
Os cristais de magnetita permitem navegar no campo magnético do planeta e construir favos de mel na colméia paralela a ele. Durante o vôo, a temperatura do corpo do inseto aumenta ou diminui devido à liberação de energia interna; nesse caso, os cristais de retenção da molécula de proteína tornam-se moles ou duros e acionam a magnetita. Determinando a diferença entre os indicadores, a planta de mel é guiada pelo terreno. Acontece que a abelha é literalmente puxada para casa como se por um ímã.
Importante! Um certo efeito no útero e nos drones é causado pelo aumento da ionização do ar. Uma mudança no campo eletromagnético, sua voltagem e frequência, tem um efeito negativo nos insetos, causando ansiedade e reações comportamentais incomuns. Portanto, não é necessário colocar uma colméia perto de linhas de alta tensão.
Verificou-se que cada abelha tem sua própria carga no campo eletromagnético. Este indicador não foi totalmente estudado, no entanto, pode-se notar que ajuda os insetos a perceber mudanças no ambiente, a saber:
- mudança de microclima (temperatura, umidade na colméia);
- Irradiação de onda UHF.
Ao sol
Os insetos listrados também têm uma orientação clara, encontrando perfeitamente o caminho através do sol.Tendo encontrado uma rica fonte de néctar, ao retornar à colméia, a abelha realiza uma sequência de movimentos complexos na superfície do favo de mel, os chamados "Dança das abelhas". Se a fonte estiver próxima à colméia, ela fará um movimento circular. Se a fonte do alimento estiver longe, o batedor descreverá em um favo de mel uma figura semelhante a um sinal de infinito.
Nesse caso, o movimento do abdômen indica a distância da fonte de alimentação e a inclinação do eixo do corpo para a vertical codifica um ângulo em relação ao Sol. Uma característica da estrutura dos favos de mel é que a vertical neles passa em direção à luz. Devido ao fato de o sol mudar 15 ° por hora, o ângulo do eixo do corpo da abelha escoteira também gira durante a dança.
Você sabe Mesmo que a abelha dance à noite, ela indicará corretamente a direção da fonte de alimento. Assim, transmitindo informações, esses os insetos são capazes de levar em consideração a posição noturna do sol do outro lado da terra.
Saindo da colméia, as abelhas restantes transpõem (transferem) o ângulo de inclinação do corpo do batedor para a superfície vertical do favo de mel no ângulo de desvio do vôo da direção para o Sol. Essa habilidade é adquirida para esses insetos. Eles aprendem isso por muitos dias.
Pelo cheiro
O cheiro de sua própria família ajuda os insetos durante a coleta de néctar a encontrar seus irmãos e voltar para casa sem problemas.
A estrutura de uma abelha implica a presença de uma relação entre olfato e tato. Assim, ela sente o cheiro não apenas de néctar, mas também de um macho para acasalar. As antenas de insetos são equipadas com células suscetíveis não apenas ao aroma do útero e parentes, mas também ao cheiro de ferro e dióxido de carbono. Cada família tem um cheiro individual, que permite aos insetos encontrar seu próprio enxame, entre outros.
Importante! Um papel importante na determinação da rota é desempenhado pela cor da casa. Muitos anos de experiência provaram que, se as colmeias no apiário são pintadas em uma cor claramente distinta, os portadores de mel retornam para casa sem problemas.
Orientação paisagem
Insetos listrados lembram perfeitamente a paisagem localizada em torno de sua casa. Ele atua como um maravilhoso navegador para os trabalhadores devido à sua capacidade de lembrar o terreno. O órgão visual das plantas de mel distingue claramente toda a diversidade da paisagem - reservatórios, montanhas, campos, árvores altas, casas e outras marcas. Na memória, essa diferenciação de objetos persiste por vários dias.
No décimo dia de vida, o inseto sai primeiro da casa e realiza o primeiro sobrevôo: durante esse período, os jovens exploram a área e se familiarizam com sua localização. Durante o primeiro vôo, as abelhas lembram todos os pontos de referência no território que circunda a colméia. Cada voo subsequente proporciona aos insetos uma experiência inestimável para encontrar o caminho de casa, para que suas habilidades sejam regularmente aprimoradas e as abelhas possam voar longas distâncias.
Orientação das abelhas no espaço em tempo nublado
Em tempo nublado, a abelha é forçada a navegar exclusivamente pela luz celeste difusa, pois o sol não está à vista. Ela é capaz de determinar a polarização da onda de luz usando sensores especiais localizados nos olhos. Ela também não distingue cores, mas é típico para ela determinar a forma dos objetos que não se movem.
Sistema de biocomunicação
No senso comum biocomunicação é a comunicação de seres vivos, a relação entre indivíduos da mesma espécie ou de espécies diferentes. O relacionamento é devido à recepção e transmissão de sinais entre indivíduos.
Como mencionado acima, as abelhas são capazes de se comunicar ativamente entre si, agindo de forma propositada e harmoniosa. Tendo descoberto o néctar, os batedores realizam uma dança especial, informar outras abelhas que trabalham sobre a direção da localização da fonte de energia, a distância até ela e a quantidade de pólen e néctar nela.As abelhas comuns também podem desempenhar o papel de escoteiros. No caso de uma busca bem-sucedida por alimentos, eles deixam uma substância odorífera que é secretada pelas glândulas do abdômen. Então a abelha recolhe comida no bócio e voa para casa. Arrotando o mel queimado do bócio no epicentro da colocação da família, ela o passa para seus parentes. Após essa manipulação, o coletor começa a dançar, mostrando onde procurar comida. Com pequenos movimentos rápidos, ele voa em torno de uma célula, gira 180 ° e se move em um círculo na direção oposta.
Ela repete esse ciclo de movimentos várias vezes. A abelha indica a distância do alimentador usando a velocidade e o número de seus movimentos: quanto mais lento o inseto se move, mais longe o alimento está localizado. Deve-se notar: como está escuro na colméia, as abelhas "sentem" todos esses movimentos com suas antenas. Depois, a abelha voa para onde encontrou o néctar e os indivíduos interessados a seguem, determinando a rota pelo sol e no final do caminho procurando a fonte do néctar pelo cheiro.
Quão complexo e eficaz é esse sistema de comunicação é o seguinte fato: mesmo que a dança seja realizada não na horizontal, mas na superfície vertical, ela ainda indicará a direção da localização da comida em relação ao sol.Você sabe Se você fechar a saída da colméia e por 3 horas não soltar abelhas, em dele Ao abrir, eles ainda escolherão a direção certa para o voo.
Assim, podemos concluir que as abelhas são bem orientadas no terreno e usam com sucesso sistemas de biocomunicação. Essa capacidade notável facilita a busca de alimento, a proteção dos inimigos, o encontro com outros insetos e indivíduos próprios e o sexo oposto, bem como a interação entre os membros do enxame.