Desde os tempos antigos, as pervincas são dotadas de qualidades mágicas. Acreditava-se que ele pudesse se proteger contra doenças e espíritos malignos. E em parte do jeito que está, porque as propriedades curativas desta planta são inegáveis. E também possui uma combinação incomum de ternura de flores com incrível durabilidade natural.
O que é pervinca
A pervinca é uma flor bonita, geralmente azul-celeste, à qual muitas lendas e contos de fadas são associados. Não parece muito brilhante, mas provavelmente nem uma única planta herbácea pode se comparar com sua resistência. Pode crescer tanto ao sol quanto à sombra, e ao mesmo tempo parece normal tanto em solos úmidos quanto secos. A pervinca é usada no paisagismo como cobertura do solo, além de decorar áreas de jardins e parques e canteiros de flores.
Importante! Todas as partes da planta em grandes doses são muito tóxicas e podem causar uma partida forte, às vezes até fatal.
Característica e aparência
A pervinca é uma planta sempre verde, cujo gênero é o nome latino Vinca. Pervinca pertence à família Kutra. Essa cobertura herbácea perene do solo pode crescer, ocupando vastas áreas; portanto, ao cultivá-la no jardim, você precisa controlar esse processo.
Nos longos ramos encaracolados da pervinca, localizam-se folhas de couro verde-escuro opostas, ligeiramente alongadas e serrilhadas na borda. As flores crescem sozinhas. Sua cor, na maioria das vezes, é azul, azul, roxo, com menos frequência - rosa ou branco. Os tamanhos das flores também são diferentes, dependendo do tipo e variedade. Como regra, eles têm a forma de funil, têm 5 pétalas, com exceção das variedades de terry originais.
Esta planta não tem medo de frio ou seca. Desenvolve-se bem à sombra das árvores e em locais com o solo mais seco. A pervinca (ou vinca) é mais adequada para solos férteis com acidez neutra, mas pode se adaptar a qualquer condição. Esta flor tenaz pode ser agressiva e muitas vezes afasta outras plantas de sua zona de cultivo, o que deve ser levado em consideração ao plantá-la em hortas e canteiros.
Diversidade de espécies
Existem vários tipos de plantas descritas. E cada um deles tem certas variedades, a maioria das quais apareceu como resultado de polinização aleatória. Todos eles diferem no comprimento dos brotos e pedúnculos, no tamanho das folhas e das flores, bem como na variedade de cores das pétalas e outras características. Encontrado com mais frequência: espécies grandes, pequenas, rosadas, gramíneas e pubescentes de pervinca.
Você sabe Na Alemanha, acreditava-se que grinaldas de vinca colocadas em esquadrias de janelas podiam proteger contra raios e espíritos malignos.
Grande
A grande pervinca "veio" da Crimeia e do Cáucaso e se espalhou por quase toda a Europa. Seus brotos podem ser rastejantes e eretos. As folhas, em regra, são ovóides, lisas e brilhantes, com até 9 cm de comprimento, mas às vezes sua forma e tamanho podem variar em diferentes variedades.
A pervinca é grande e resistente ao inverno, mas é melhor, é claro, tolera invernos amenos, como na Criméia. Mas em regiões com inverno rigoroso, é melhor cobri-lo com ramos de abeto, para que as folhas não congelem. E é necessário fazer isso quando não há neve.
Esta espécie, que cresce na natureza, possui flores azul-celeste, mas suas variedades cultivadas podem ser multicoloridas.. Entre eles são encontrados branco puro e com listras amarelas. Seu tamanho é bastante grande, cerca de 5 cm. A floração começa em maio e dura apenas um mês.
Pequeno
Esta espécie é originária da Ásia Menor e do Mediterrâneo. Seus caules, ramificando-se e rastejando no chão, podem atingir 60 cm de comprimento. As folhas são elípticas, ligeiramente alongadas, cerca de 5 cm, com pecíolos curtos. Sua cor é verde escuro, são brilhantes e suaves por cima. No outono, a folhagem não fica amarela e não cai, mas permanece verde até a próxima primavera. As flores são azuis, em forma de funil, com cinco pétalas. Seu diâmetro, via de regra, atinge 2,5 cm e a floração dessa espécie dura cerca de um mês - de maio a junho. Após esse período, um feto aparece - uma folha de cinco folhas que contém uma pequena quantidade de sementes.
A pervinca pequena, em princípio, tolera bem o inverno. Mas se neste momento estiver muito frio e quase sem neve, é melhor cobrir a planta com galhos de abeto.
Pubescente
Esta espécie é encontrada apenas na natureza, não pode ser cultivada. Cresce no Cáucaso, às vezes pode ser encontrada em regiões costeiras. A pervinca pubescente se distingue pelo fato de que suas hastes, nas quais as flores estão localizadas, se erguem sobre um tapete verde criado a partir de folhas e brotos entrelaçados. E a própria forma nesta espécie é muito incomum.
As variedades de vinca pubescente podem ser diferenciadas uma da outra devido à variedade de formas e cores. Eles vêm com pétalas brancas, roxas e azuis e em tons diferentes. Em algumas variedades nas hastes, há apenas um botão. Esta espécie floresce da mesma maneira que as duas anteriores, não mais que um mês. Mas a folhagem não permanece com ele no próximo ano, mas cai.Você sabe Segundo a lenda, uma de vitalidade tão incrível foi apresentada pela deusa Flora, depois de lamentar uma flor discreta.
Grassy
Nesta espécie, as flores são muito elegantes e têm o formato de uma "hélice". Eles podem ser azuis ou brancos. Seu diâmetro chega a 3 cm e está localizado em pedúnculos bastante longos, cuja altura é de cerca de 15 cm e as folhas da pervinca gramada são alongadas. Eles caem no inverno com brotos. E na primavera, a planta renasce e cresce ainda mais forte, unindo-se a tudo o que pode. Por isso, a pervinca pode criar matas densas; portanto, ao usá-lo para o paisagismo, esse recurso deve ser levado em consideração.
Rosa
Também é chamado de Catharanthus pink ou Lochner. Foi descoberto pela primeira vez na ilha de Java. Ao contrário de outras espécies, é um arbusto com cerca de 50 cm de altura, cujos brotos são muito finos, mas ligeiramente lignificados abaixo. As folhas são verdes brilhantes, têm uma veia central bem definida. As flores são rosa, de cinco pétalas, semelhantes ao flox. Eles estão localizados nas extremidades dos galhos, isoladamente.Uma outra característica distintiva da vinca rosa é que ela floresce por cerca de 10 meses. Suas sementes não estão amarradas devido ao clima.
Quando e como uma pervinca floresce
Diferentes tipos de vinka começam a florescer em momentos diferentes, mas, em regra, a floração começa em abril e dura até o início do tempo frio. Cada variedade individual é coberta com cores brilhantes, não mais que um mês. Na maioria das vezes, esse período cai de maio a junho. Mas há espécies que florescem ao longo da temporada. As flores são anexadas a pedúnculos longos, de 15 a 40 cm de comprimento. Às vezes, são várias peças no caule e outras, uma de cada vez. Em algumas variedades, os brotos se elevam acima do tapete de folhas verdes.
Cultivo e cuidado
Winka cresce e se multiplica muito bem. Ele mesmo solta as camadas, que são rápida e facilmente enraizadas. A planta cobre grandes áreas com um tapete verde com flores delicadas. Não é difícil cultivar uma cultura graças à sua extraordinária despretensão - não tem medo do frio ou do vento e pode crescer mesmo à sombra.
Divisão Vinca e desembarque
O plantio da pervinca em campo aberto é melhor no final do verão ou início do outono, mas pode ser feito na primavera. É aconselhável colher o solo fértil e solto, para que o local mais adequado seja um círculo próximo de árvores frutíferas. Mas, mesmo que o solo seja pobre, a pervinca e o solo poderão crescer e se desenvolver normalmente.
Vídeo: aterrissagem e divisão da pervinca
A distância entre as cópias deve ser de pelo menos 20 cm, pois elas crescerão muito no futuro. É desejável que não haja outras flores e ervas decorativas por perto, porque uma pervinca pode afogá-las. Para afinar os matagais, você pode dividir os arbustos e transplantá-los para um novo local. Após o plantio, você precisa regá-la para que tenha mais probabilidade de criar raízes.
Cuidado da pervinca
Esta planta não precisa ser regada, porque é tolerante à seca o suficiente e a precipitação natural é suficiente. Somente em dias muito quentes de verão a pervinca pode ser umedecida. Como fertilizante, adubo e húmus são usados para isso. E também a folhagem muito podre das variedades decíduas desta flor é um excelente curativo.
Apesar de a vinca ser considerada uma planta resistente ao inverno, é aconselhável cobri-la com folhas de abeto ou folhas caídas do inverno.
Propriedades e aplicação úteis
- Devido à sua rica composição química, a pervinca possui várias propriedades úteis:
- dilata os vasos sanguíneos;
- reduz a pressão sanguínea;
- calmante;
- melhora a circulação cerebral;
- ajuda com acidente vascular cerebral, neurose e distonia vegetativa-vascular;
- alivia espasmos;
- usado no tratamento complexo de tumores cancerígenos;
- para de sangrar;
- ajuda a lidar com enxaquecas;
- trata diarréia e colite;
- incluído no complexo de drogas usadas para tratar distúrbios mentais;
- usado para tuberculose pulmonar e enfisema.
Os medicamentos à base de vinca são utilizados não apenas no interior, mas também externamente. Esta planta cura feridas, úlceras purulentas e eczema. E é frequentemente usado em cosmetologia. Depois de lavar com um caldo de pervinca, a pele do rosto fica macia e macia. Na medicina oficial, medicamentos baseados em diferentes tipos desta planta são amplamente utilizados. “Winka minor”, “Rozevin” e “Vikristin” são produzidos usando matérias-primas medicinais da pervinca rosa e “Cavinton” - das pequenas. E também esta planta é muito usada na medicina popular na forma de decocções e tinturas.
Crianças e mulheres grávidas são contra-indicadas, e pacientes com doenças cardíacas e vasculares precisam estudar cuidadosamente as instruções e, é claro, não iniciam o tratamento sem hora marcada.
Os jardineiros adoram a piscadela por seu cuidado e resistência despretensiosos. Esta planta ornamental e todas as suas variedades parecem muito rentáveis em diferentes composições. O principal é não esquecer de controlar a reprodução da pervinca para que ela não "absorva" as plantas vizinhas.Importante! Como a “erva” medicinal Vinca contém alcalóides, ela, assim como as preparações à base, devem ser usadas com cautela e somente após consultar um médico.