A manutenção de galinhas domésticas e o cuidado adequado delas na estação quente e fria têm certas diferenças. É importante fornecer às aves as condições em que elas se sentirão confortáveis, mesmo no inverno.
Características de manter as galinhas no inverno em casa
A manutenção adequada das galinhas no inverno não apenas as ajudará a manter sua saúde, mas também contribuirá para a alta produtividade. Considere as principais características do conteúdo de inverno das galinhas poedeiras.
Preparação do quarto
Para proteger os habitantes da casa dos ventos frios do inverno e dos efeitos das baixas temperaturas, a sala deve ser preparada com antecedência para o inverno. É necessário isolar as paredes, o piso e as janelas do galinheiro, assim como equipar o sistema de ventilação e cuidar da iluminação.
Você sabe Galinhas e galos são capazes de se comunicar usando vários tipos de cantar e cacarejar.
Métodos de aquecimento
Sob exposição prolongada a baixas temperaturas, as galinhas podem pegar um resfriado; portanto, a preparação para o inverno deve começar com o aquecimento das paredes, teto e piso do galinheiro. Vamos considerar com mais detalhes as maneiras de aquecer a casa durante o inverno:
- Isolamento de piso. É realizada usando uma camada grossa de turfa, palha, aparas de madeira ou serragem. Você precisa escolher um material de qualidade para o lixo e, em caso de endurecimento, adicionar periodicamente novas porções de isolamento. A espessura da cama para o inverno no galinheiro deve ser de pelo menos 20 cm.
- Isolamento de parede. É realizado com a ajuda de poliestireno, serragem de madeira ou materiais naturais (folhas secas, telhas, agulhas de pinheiro). A superfície interna das paredes da casa é revestida primeiro com um filme de barreira de vapor no qual uma camada de isolamento é anexada. Uma boa opção para aquecer o galinheiro também é uma mistura de argila úmida e serragem, que cobre o interior das paredes da sala. Para a beleza e durabilidade do isolamento, você pode embainhar as paredes do galinheiro com um revestimento ou outro material de acabamento.
- Isolamento de janelas e portas. A maior parte do calor sai do galinheiro através de janelas ou portas. Para aquecer as janelas usando molduras duplas removíveis, que são colocadas para o inverno. Você pode fechar as janelas do lado de fora usando uma camada de filme transparente. A porta da casa é coberta com uma camada de filme e feltro por fora e com um tecido denso por dentro.
- Isolamento do teto. Para o isolamento de alta qualidade do teto do galinheiro, um filme barreira de vapor, espuma de poliestireno e lã mineral são mais frequentemente utilizadas. O mecanismo de isolamento do telhado é semelhante ao isolamento da parede. Depois de colocar a camada de isolamento, o teto da casa pode ser revestido com tábuas.
Importante! No inverno, recomenda-se manter uma temperatura de +7 ... + 12 graus Celsius no galinheiro.
Opções de ventilação
No inverno, as galinhas poedeiras ficam a maior parte do tempo em casa, por isso é importante garantir uma boa ventilação da sala. Isso evitará umidade excessiva e odores desagradáveis, além de manter a temperatura do ar desejada. As opções mais populares de ventilação para galinheiros no inverno são descritas abaixo:
- Ventilação natural. O mais simples, mas mais eficaz. Ao mesmo tempo, sob o teto da casa, uma janela regular é instalada. O ar fresco entra na sala pela porta e úmido e mofado sai pela janela. É necessário escolher um local para essa janela para que não se torne uma fonte de rascunhos.
- Ventilação no teto e exaustão (usando tubos). Isso ajudará a remover a umidade da sala e manter a temperatura desejada. Dois furos redondos de diâmetro adequado são feitos no teto do galinheiro, no qual são inseridos tubos de metal. Um tubo é colocado a uma curta distância do chão e o segundo no telhado da casa. O ar fresco entra na sala através de um tubo e o escapamento sai através de outro tubo para a rua.
- Ventilação elétrica. O mais caro, geralmente usado em casas grandes. Um ventilador industrial, alimentado por eletricidade, é embutido na parede do galinheiro. Um cano está conectado a ele, deixando uma extremidade na rua. A circulação de ar é realizada quando o ventilador é ligado.
Você sabe As galinhas domésticas podem não apenas experimentar alegria, tristeza ou excitação, mas também sentir o humor uma da outra.
Iluminação
No inverno, as taxas de postura de galinhas se deterioram devido à redução da luz do dia. Para continuar recebendo ovos deles, você precisa cuidar da iluminação da casa. Para fazer isso, você pode usar vários tipos de lâmpadas: LED, lâmpadas fluorescentes ou incandescentes convencionais. Eles precisam ser instalados sob o teto.
Você não deve usar lâmpadas de alta potência, porque as galinhas não gostam de luz muito brilhante. A iluminação perto de ninhos de pássaros deve ser menos brilhante do que perto de alimentadores e bebedores. Acenda as lâmpadas de manhã das 6:00 ao nascer do sol e depois à noite - assim que começar a escurecer na rua. Você pode desligar a iluminação da casa às 20:00.
Como e o que alimentar galinhas no inverno
A chave para a alta produtividade de galinhas no inverno é a alimentação adequada. Nesse caso, é importante aderir a um determinado regime e monitorar cuidadosamente a reação das aves a quaisquer mudanças na dieta.
A principal regra para as galinhas sobreviverem à estação fria é fornecer-lhes energia suficiente, para que as aves sejam abundantes no inverno e contenham muita proteína.
A dieta de inverno com penas deve conter os seguintes componentes:
- Cereais recomendados para serem pré-cozidos no vapor, para que sejam melhor absorvidos pelo organismo;
- fatias de legumes frescos (cenoura, abóbora, repolho, beterraba);
- batatas cozidas para energia;
- alimentos compostos para animais com alto teor de gorduras vegetais, fósforo e vitaminas;
- farinha de coníferas e gramada;
- uma solução de vitaminas A, E e D para fortalecer os ossos e aumentar a imunidade;
- óleo de peixe;
- sal para melhorar o apetite, é adicionado à alimentação das aves;
- levedura para melhor ganho de peso e melhor produção de ovos;
- rocha de casca e giz para fornecer cálcio.
Na estação fria, as galinhas não podem pastar ao ar livre, comendo capim fresco, vermes e larvas de besouros. Para compensar a falta de pastagem no verão, no inverno você precisa adicionar uma alimentação adicional a elas.
Importante! No inverno, as galinhas precisam receber grãos germinados, com alto valor energético.
As galinhas domésticas não são exigentes quanto aos alimentos, mas não devem receber certos tipos de alimentos. Alimentos proibidos para aves incluem:
- produtos de panificação - mal absorvido pelo corpo das galinhas, pode causar distúrbios digestivos. É permitido adicionar bolachas à dieta dos pássaros, mas não mais que duas vezes por semana;
- qualquer salsicha - contém muita gordura e conservantes, especiarias e aditivos prejudiciais. Pode causar derrame ou ataque cardíaco em pássaros;
- leite e mingau de leite - causar disbiose;
- sopas de carne picante - contém muita gordura e temperos;
- queijos duros e processados - contém conservantes e muito sal;
- geléia, doces e compota - contém muito açúcar, que é mal processado pelo organismo das galinhas e pode causar o desenvolvimento de doenças patogênicas;
- óleo de girassol - muito gordo e não processado pelo corpo das aves.
É igualmente importante saber como regar os pássaros no inverno. As bebidas para galinhas no inverno devem estar sempre quentes. Para a preparação do agitador, também é usada apenas água morna pura.
Como manter um galinheiro limpo no inverno
As galinhas podem ficar doentes se o galinheiro estiver sujo. Mas na estação fria é mais difícil monitorar a limpeza da casa do que no verão. No inverno, todos os alimentadores de pássaros e taças devem ser bem lavados com desinfetantes para impedir o crescimento de bactérias nocivas.Os restos da ração devem ser removidos para não atrair roedores para o galinheiro. Ratos e ratos podem ser uma fonte de doenças perigosas para os pássaros.
Organização ambulante
Apesar do frio, as galinhas precisam de ar fresco, luz solar e atividade física. Portanto, a resposta para a questão de saber se é possível que os pássaros andem na rua no inverno é inequívoca - as galinhas devem ser deixadas na rua.
Você sabe As galinhas são capazes de distinguir entre algumas formas geométricas e têm a capacidade de contar aritmeticamente.
Para caminhar no inverno, use um recinto fechado perto do galinheiro. No fundo do recinto, é necessário colocar uma camada de palha ou qualquer outra ninhada para que as patas não congelem nas galinhas. Na área para caminhadas, você também precisa colocar um recipiente com areia ou cinza.
Quando as camadas entram na casa, as cinzas devem ser cobertas para que não fiquem úmidas. O tempo de caminhada das galinhas depende da temperatura do ar. Em geadas severas, os pássaros são liberados no aviário por 10 minutos. Se o tempo estiver ensolarado e não muito frio, os pássaros poderão caminhar mais, mas não mais que duas horas.
O que fazer se não houver sala quente
Galinhas pertencem a pássaros exigentes. Eles não precisam de condições especiais confortáveis para o inverno bem-sucedido. Portanto, se não houver galinheiro equipado para galinhas, você poderá organizar o inverno em qualquer sala disponível. Você só precisa pré-prepará-lo.
Invernada em uma estufa de policarbonato
As estufas não são usadas no inverno, então elas também podem ser adaptadas para manter as galinhas. Esta opção de aves no inverno está se tornando cada vez mais popular. Para equipar uma estufa de policarbonato para a conservação das aves no inverno, é necessário executar as seguintes ações:
- limpe o solo da estufa das ervas daninhas e nivele-a;
- faça uma cama densa de palha ou serragem;
- feche todas as rachaduras para evitar correntes de ar;
- equipar um sistema de ventilação;
- fornecer aquecimento na estufa (usando aquecedores);
- instalar lâmpadas para iluminação adequada;
- colocar ninhos, beber tigelas e alimentadores.
Importante! Uma estufa projetada para galinhas de inverno pode ser coberta pelas laterais com neve - isso ajudará a manter o calor confortável no interior.
Invernada na garagem
A garagem é frequentemente usada pelos criadores de aves para manter as galinhas no inverno. Mas como este quarto não era originalmente destinado a pássaros, antes do início do inverno, é necessário realizar sua preparação:
- cobrir o piso de concreto da garagem com tábuas de madeira e cobri-las com uma espessa camada de lixo;
- estabelecer poleiros, ninhos, tigelas e alimentadores;
- equipar um sistema de ventilação;
- pendure lâmpadas para iluminar a garagem no escuro.
Fatores que afetam a produção de ovos de galinha no inverno
Na estação fria, é mais difícil para o criador de aves criar condições confortáveis para galinhas nas quais os pássaros botam ovos. Mas mesmo no inverno, você pode obter altas taxas de produção de ovos se fornecer às galinhas nutrição e cuidados adequados. Aqui estão os principais fatores que reduzem a produção de ovos de galinhas no inverno:
- Alimentação incorreta. No inverno, as aves precisam receber mais alimentos com alto teor de vitaminas e minerais.
- Horário de verão reduzido. As galinhas são altamente dependentes da atividade solar, portanto esse fator é uma das principais razões para a diminuição da produção de ovos.
- Água potável fria. O corpo dos pássaros não absorve a água a baixas temperaturas.
- Microclima errado na casa. A temperatura do ar muito baixa no galinheiro ou suas mudanças repentinas reduzem a produtividade das aves.
- Falta de ar fresco e atividade física. No inverno, as galinhas passam a maior parte do dia nas paredes da casa.
- Molt sazonal. É parte integrante do ciclo de vida das aves e é acompanhada por uma deficiência de minerais no organismo.
Você sabe Para botar ovos, as galinhas gostam de se reunir em grupos de 2 a 3 indivíduos.
Conhecendo as razões para a diminuição da produção de ovos, ações podem ser tomadas para eliminá-las. Para manter as galinhas correndo regularmente no inverno, você precisa seguir recomendações simples:
- alimentar e regar adequadamente os pássaros, fazer uma dieta equilibrada;
- isolar o galinheiro e manter a temperatura nele não inferior a 10 graus;
- mantenha a iluminação em casa;
- prepare um lugar para caminhar no inverno;
- monitorar o nível de umidade no galinheiro.
Prevenção de doenças
As galinhas são fracamente suscetíveis a doenças, mas se forem constantemente mantidas no frio ou úmidas no inverno, não são alimentadas adequadamente e não limpam a casa, então os pássaros podem ficar doentes. O perigo de doenças no galinheiro reside no fato de que todas as galinhas são infectadas rapidamente de um indivíduo doente; portanto, quando uma doença é detectada, é necessário isolar as aves doentes das saudáveis e consultar um veterinário para prescrever o tratamento correto.
A seguir, são apresentadas as doenças mais comumente afetadas pelas galinhas poedeiras no inverno:
- Colds Manifesta-se sob a forma de espirros e tosse, falta de ar e letargia. Ele surge como resultado do aumento da umidade no galinheiro, baixa temperatura do ar e correntes de ar. Para evitar resfriados, você precisa isolar o galinheiro antes do início do tempo frio e fechar todas as rachaduras. Igualmente importante é o cuidado adequado das aves (comida e bebida quentes, limpeza oportuna da casa e pisos espessos).
- Mordida de gelo. Manifestado sob a forma de palidez e azul das áreas congeladas (patas, vieiras, lóbulos das orelhas). Em casos graves, as áreas afetadas podem escurecer e morrer. A causa do congelamento é a presença de pássaros nas ruas com fortes geadas. Para evitar o congelamento, você precisa lubrificar as patas e as cristas sensíveis dos pássaros com vaselina e também mantê-los em casa durante geadas severas.
- Doenças infecciosas (colibacteriose, pasteurelose, salmonelose e varíola). Manifesta por febre, letargia, perda de apetite, falta de ar, sede. Com a varíola, crescimentos marrons aparecem no corpo dos pássaros, que gradualmente se espalham por todo o corpo. Sinais de salmonelose são dor nos olhos e claudicação. A causa das doenças infecciosas é a alimentação inadequada no inverno, como resultado da imunidade das aves se tornar fraca e não resistir à infecção. Para a prevenção dessas doenças, as galinhas devem receber alimentos com alto teor de nutrientes.
- Doenças não transmissíveis. Estes incluem salpingite, gota, atonia por bócio, deficiência de vitaminas e gastroenterite. Os sintomas comuns dessas doenças são letargia, diminuição da produção de ovos, perda de apetite e distúrbios digestivos. Com a atonia, o bócio nas aves aumenta e o bócio endurece, causando falta de ar. Tais doenças surgem da alimentação inadequada ou de má qualidade. Para evitar doenças não transmissíveis, você precisa enriquecer a dieta diária de galinhas com vitaminas e minerais.