A dieta de inverno dos coelhos difere significativamente do verão. A nutrição inadequada afeta negativamente a saúde das orelhas, portanto, para quem as cria profissionalmente ou apenas cria animais de estimação, será interessante aprender a alimentar coelhos no inverno.
Tipos de comida de inverno
Na natureza, no inverno, os coelhos comem casca, galhos de árvores e grama que podem encontrar. A comida para animais de estimação é mais diversificada e inclui:
- alimentos suculentos - forragem, raízes, abóbora, legumes;
- forragem - palha, feno, galhos e cascas de árvores;
- alimentos concentrados - cereais e capim;
- alimentos compostos e misturadores com alto teor de vitaminas e minerais, silagem e polpa.
Alimentação grossa
A composição do volumoso inclui:
- feno
- brotos jovens;
- galhos de árvores.
Existem muitos tipos de feno, mas a maioria dos coelhos adora alfafa (feno de feijão) e gramíneas jovens. O feno do feijão é rico em proteínas e cálcio, o que o torna útil para coelhos jovens e lactantes. Mas seu excesso leva à formação de areia e pedras na bexiga devido ao alto nível de ácido oxálico.
Importante! Ramos e folhas ricas em tanino (salgueiro, avelã, carvalho, freixo, árvores frutíferas) previnem perfeitamente uma doença tão comum como a coccidiose.
Os galhos jovens das árvores frutíferas são uma excelente ferramenta para ranger os dentes, porque crescem constantemente em coelhos. Mastigar galhos também causa salivação abundante, o que contribui para uma boa atividade do sistema digestivo.
Oferecendo galhos para animais de estimação, verifique se uma árvore não tóxica está selecionada. Primeiro de tudo, não deve crescer perto de uma estrada movimentada. É aconselhável enxaguar os galhos antes de distribuir aos coelhos. A oferta de galhos no inverno difere, pois no inverno, os galhos podem ser dados sem folhas. O mais útil desses ramos:
- salgueiro
- comeu;
- cinzas;
- bétulas;
- bordo;
- zimbro;
- álamo;
- macieiras;
- peras
- avelã;
- rosas;
- espinheiro.
Taxa diária de volumoso:
- feno - 175-200 g;
- ramos - 70-100 g.
Alimentação suculenta
A maioria das frutas e legumes é segura para coelhos. Além das partes do vegetal que você come, os animais podem comer o que você joga fora - folhas de cenoura ou beterraba, sementes, folhas de couve-flor.
Importante! Bulbos, incluindo cebola e alho (os próprios bulbos), não podem ser administrados a coelhos devido ao alto conteúdo de toxinas neles.
Na dieta será útil:
- legumes e frutas - maçãs, abobrinha, pepino, pimentos, framboesas, peras, abóboras, amoras, morangos, abacaxis, tomates (estas são fontes de vitaminas);
- culturas de raízes - cenouras, beterrabas, pastinagas, nabos (fornecem energia aos animais de estimação e devem constituir a maior parte da comida suculenta);
- tubérculos - batatas;
- as sementes - ervilhas, feijões, lentilhas, legumes (esta é uma fonte de energia);
- talos - aipo, brócolis;
- folhas - repolho, espinafre, cenoura, alface, framboesa, morango, rabanete (as folhas de vegetais são melhores para coelhos devido ao seu baixo teor calórico e alto teor de fibras).
- verduras frescas - 500-800 g;
- tubérculos e legumes - 200-250 g.
Desperdício de alimentos
O desperdício de alimentos é considerado produto que permanece após a organização da nutrição humana. Estas são crostas de pão, massas, cereais, batatas descascadas e outros componentes. Alguns proprietários dão esses produtos aos seus animais. Isso só é verdade em termos de resíduos vegetais, como cenouras, folhas de couve-flor ou rabanetes. Eles podem ser digitados até 100-150 g na dieta diária.
Importante! A couve-flor, apesar de ser um vegetal ideal, não é recomendada para coelhos, pois causa obesidade.
Coelhos não são recomendados para dar:
- pão, macarrão, biscoitos, biscoitos - alto teor de carboidratos causa problemas digestivos;
- sobras de iogurte - servem como catalisadores para o desenvolvimento de microflora patogênica no intestino e são uma das causas da disenteria anaeróbica, que pode levar à morte de um animal;
- cereais incluindo flocos de milho, ervilhas, grãos e sementes causam problemas nos dentes;
- gnozes e amendoins contém uma grande quantidade de gordura e causa distúrbios intestinais;
- aveia ou cereal - isso não é junk food, mas o coelho não se beneficia dele;
- chocolate e alguns doces venenoso para animais de estimação;
- batatas Não é veneno, mas não é ideal para animais de estimação com orelhas - um alto teor de carboidratos e amido pode causar doenças do sistema digestivo;
- ruibarbo - muito tóxico para um coelho, especialmente se for ruibarbo cru;
- carne e quaisquer produtos à base - proibido.
Alimentos concentrados
Os alimentos prontos (concentrados) são uma maneira muito prática e rápida de alimentar os animais no inverno, a fim de obter boa produtividade a um custo mínimo. Uma forma concentrada de nutrição contém muitos nutrientes em pequena quantidade. Eles são fabricados industrialmente e são entregues em grânulos de vários tamanhos.
O Instituto de Pesquisa de criação de peles e criação de coelhos (região de Moscou) considera o termo "concentrado" como uma forma concentrada de um certo grupo de alimentos e aloca 3 tipos:
- grãos de cereais - uma fonte de carboidratos;
- feijão - uma fonte de proteína vegetal;
- girassol ou outras sementes oleaginosas - uma fonte de energia.
Os concentrados são fabricados industrialmente e são fornecidos em embalagens granulares. A taxa diária de concentrados e sua composição estão indicados na embalagem. Alimentos secos satisfazem as necessidades nutricionais do corpo, mas não fornecem vitaminas e fibras suficientes. E um excesso desses alimentos leva ao aparecimento de excesso de peso no animal.
Para evitar problemas, os coelhos precisam se mover muito. Na maioria das vezes, os concentrados complementam a dieta principal dos animais de estimação, uma vez que as ervas inacessíveis no inverno são o principal alimento natural dos animais de orelhas compridas.
Na literatura inglesa, o termo "concentrado" significa o mesmo que nosso "alimento" - uma mistura seca e desidratada de vários ingredientes. Na rede de distribuição de animais de estimação decorativos, também é encontrado o nome "comida de coelho", indicando o tipo - mistura de grãos, mistura granular, frutas.
Se você decidir comprar alimentos concentrados, as lojas estão prontas para oferecer uma grande variedade de marcas rotuladas como "premium", "contém todos os ingredientes naturais", "enriquecidos com vitaminas". Não responda à publicidade e se familiarize com a composição.Você precisa apenas de alguns parâmetros:
- teor de fibras - não inferior a 18%;
- teor de proteínas - não inferior a 12-14%.
Alimentação composta
A ração combinada (ração composta) é uma mistura seca de componentes vegetais e animais, que é bem equilibrada na composição, a fim de fornecer ao animal um conjunto completo de nutrientes no inverno para o desenvolvimento e crescimento ideais de indicadores produtivos.
Você sabe Para a distribuição de ração granular (ração e concentrados), existem alimentadores de bolas especiais. Grânulos que são banhados no interior podem derramar pelo buraco. Para conseguir comida, o animal deve empurrar a bola. Ao mesmo tempo, o coelho come e recebe o mínimo necessário de atividade física.
A composição da mistura depende da finalidade da criação: obter carne, peles ou qualidades decorativas. O uso de ração animal aumenta a produtividade em 10 a 12%. A composição do feed inclui:
- grãos de cereais - Entre eles, a aveia é frequentemente mencionada e com menos frequência - cevada, trigo, milho;
- feijão - geralmente é feijão forrageiro, com menos frequência - ervilhas, soja, lentilhas;
- sementes de girassol ou outras sementes oleaginosas;
- farelo;
- refeição e bolo - linhaça, de girassol ou cânhamo;
- bagaço.
Para coelhos, vários tipos de ração industrial foram desenvolvidos, como:
- K 92-2 - para animais jovens com mais de 3 meses (a composição inclui cereais, um complexo vitamínico-mineral e farelo de grama);
- K 92-1 - alimentos compostos para animais de todas as idades.
Alguns agricultores usam alimentos compostos como o principal componente da dieta, mas também existem aqueles que simplesmente complementam sua dieta para que sua nutrição seja equilibrada. Se você alimentar animais com alimentos naturais e eles obtiverem nutrientes suficientes, a adição de alimentos para animais não será necessária.
Dieta de coelho de inverno
Os coelhos estão bem adaptados às geadas do inverno. Mas eles precisam comer mais para atender às crescentes necessidades de energia e manter a temperatura corporal normal. É por isso que a quantidade de ração aumenta durante os meses de inverno. Em geadas severas - até 3 vezes. Alimentos suplementares devem considerar as calorias extras necessárias para manter a temperatura.A parte principal da dieta de inverno deve ser vegetais. Eles fornecem as vitaminas e minerais necessários para a saúde. Como as ervas verdes não estão disponíveis no inverno, os vegetais se tornam um produto importante durante todos os meses frios. Eles precisam ser administrados duas vezes por dia - de manhã e à noite em grandes porções, para que o coelho possa fazer várias abordagens. Isso ajuda a organizar o processo de digestão adequado. A norma dos vegetais no inverno é 10% do peso corporal.
Portanto, para um animal de estimação de dois quilos, serão 200 g.Tente garantir que pelo menos 5 vegetais diferentes estejam presentes na dieta.O segundo componente é o feno. É ótimo para manter dentes e digestão saudáveis, mas não é um componente importante, pois o intestino é sintonizado para absorver vitaminas de plantas frescas e suculentas. Na ausência de grama, o feno deve estar sempre disponível para animais de estimação. A norma diária é de cerca de 200 g.
Você sabe Coelhos domésticos precisam de controle de temperatura e proteção contra hipotermia e calor. Seus colegas selvagens não têm esse problema, pois constroem casas de túneis. Coelhos europeus podem construir um enorme buraco com muitas entradas para uma população de mais de 200 indivíduos. A profundidade do buraco atinge 3 m.
Normas diárias aproximadas de nutrição no inverno em repouso:
- feno do prado - 200-300 g;
- ramos - 50-110 g;
- cereais - 100 g;
- legumes - 200-300 g;
- verduras (repolho, alface) - 200-300 g;
- farelo - 50 g;
- farinha de carne e ossos - 5 g;
- sal - 2 g.
Durante a estação de acasalamento
O consumo de energia durante o acasalamento aumenta significativamente. Consequentemente, a ingestão calórica aumenta. O efeito desejado é proporcionado por grãos e oleaginosas (girassol). Concentrados que podem substituir parte do feno e folhas verdes são muito eficazes.
Dieta masculina de inverno:
- feno do prado - 100-150 g;
- ramos - 50-80 g;
- concentrados e alimentos compostos - 50–80 g;
- legumes - 150-200 g;
- verdes (repolho, alface) - 150-200 g.
Dieta feminina de inverno:
- feno do prado - 150-180 g;
- ramos - 50-80 g;
- concentrados e alimentos compostos - 60–80 g;
- legumes - 200-300 g;
- verdes (repolho, alface) - 150-200 g.
Coelhos decorativos
O sistema digestivo de animais decorativos de orelhas compridas absorve as colheitas de raízes ainda mais. Por esse motivo, sua dieta pode conter mais alimentos granulares e menos alimentos que podem causar obesidade.
Ração de inverno de um coelho decorativo:
- feno do prado - 200 g;
- ramos - 50-80 g;
- concentrados (grãos e grama) - até 50 g;
- alimento suculento (cenoura, banana, maçã) - 100-150 g;
- verdes (repolho, alface) - 150 g.
Coelhos
Para coelhos de corte, a presença de ração composta e alimentos ricos em proteínas vegetais é obrigatória; portanto, a dieta de inverno do coelho de corte com 1 mês de idade consiste em:
- feno de prado - até 50 g com um aumento gradual da norma em 2 vezes em 4 meses;
- alimentos compostos - 30–35 g com um aumento de até 50 g até o final do quarto mês;
- cenouras - até 150 g.
O que você não pode alimentar coelhos no inverno
Tanto o feno quanto os legumes no inverno não devem ter sinais:
- mofo
- mustiness e velhice;
- fermentação;
- sujeira.
- batatas - devido ao alto teor de carboidratos e amido;
- espinafre, salsa, mostarda - devido à alta concentração de ácido oxálico;
- bulbos de flores da primavera (narcisos, snowdrops, tulipas e outros bulbos) - devido ao fato de que eles podem acumular toxinas;
- galhos de árvores de fruto descascadas - devido ao perigo de desenvolver diarréia;
- as folhas de alface também são consideradas tóxicas devido ao ácido oxálico, mas alguns proprietários ainda as dão aos seus animais de estimação.
Você sabe A hora mais movimentada para os coelhos é ao entardecer e ao amanhecer. A fraca luz crepuscular permite que se escondam dos olhos de predadores. O animal de estimação mantém o mesmo cronograma de atividades.
Características de beber coelhos no inverno
A água deve estar sempre disponível e mudar diariamente, pois o tanque de água se torna um terreno fértil para bactérias. Use um bebedouro ou uma garrafa de água que não crie umidade adicional.Recomendações para o regime de consumo no inverno:
- certifique-se de que as garrafas de água ou outros recipientes não congelem;
- verifique se a água está congelada pelo menos 2 vezes por dia e mude conforme congela;
- cubra a garrafa com material isolante ou organize bebedores aquecidos.
Importante! Se você precisar dar uma solução aquosa de vitaminas ou medicamentos - o animal é forçado a beber, porque os coelhos se recusam a beber água com uma cor / sabor alterados.
Dicas úteis
Os coelhos são um dos animais mais resistentes ao frio, mas no inverno ainda precisam de cuidados que levem em conta o clima frio:
- Verifique se eles têm feno suficiente para que possam se esconder completamente - isso fornece proteção adicional contra o frio.
- As orelhas do coelho podem congelar quando a temperatura cai abaixo de -10 ° C; portanto, isole o coelho, para que a temperatura do ar permaneça acima de 0 ° C e prenda as rachaduras.
- Forneça aos animais de estimação acesso regular à água pelo menos 2 vezes por dia.
- Inclua aveia e sementes de girassol na dieta de inverno - isso dará aos animais a energia necessária para o aquecimento.
- Quaisquer alterações na nutrição devem ocorrer dentro de alguns dias para que o corpo sofra uma reestruturação: por exemplo, comece com uma combinação de 10% de um novo produto e 90% de um antigo, levando-o gradualmente ao nível desejado.
- Os animais devem caminhar por pelo menos 1 hora por dia, mas não precisam fazer isso durante a chuva, pois a umidade é perigosa para os coelhos.