A apicultura canadense pode se tornar uma referência para outros países. Primeiro, a escala de apiários, que exige um mínimo de investimentos financeiros, é impressionante. Leia mais sobre esse método de manter apiários abaixo.
História da Apicultura Canadense
Pela primeira vez, migrantes franceses e ingleses trouxeram abelhas para o Canadá há cerca de 250 anos. Devido ao fato de o caminho para o Canadá levar muito tempo (cerca de 3 semanas), havia uma necessidade urgente de encontrar uma maneira de transportar as abelhas. Eles fizeram isso com a ajuda de chinelos de palha embalados em gelo e serragem.
As próprias abelhas no Canadá têm uma cor e características comportamentais diversas, porque são o resultado do cruzamento. A maternidade não foi desenvolvida neste país. Inicialmente, os apicultores nem praticavam métodos de invernada com abelhas. Os pacotes de abelhas, juntamente com o útero, eram de domínio público e foram importados do sul dos Estados Unidos. Os insetos conseguiram se desenvolver rapidamente e dar um bom suborno.
Você sabe Durante o período de inverno, as abelhas não defecam.
No período de outono, as abelhas foram simplesmente acesas e o mel foi completamente retirado. No entanto, a situação mudou drasticamente quando, em 1990, a acaropidose foi introduzida da Flórida no país e, em 1995, a varroatose. Além disso, abelhas assassinas foram criadas perto dos viveiros de abelhas dos EUA que forneciam insetos ao Canadá. Um pouco mais tarde apareceu e novo parasita - pequeno besouro colméia. Nesse sentido, a importação de insetos do exterior no Canadá foi proibida e o trabalho começou a otimizar a criação e o inverno.Considerando que o clima no inverno no Canadá é bastante severo, as abelhas foram transferidas para colméias com molduras. Durante muito tempo, a tecnologia de manter as abelhas no inverno no Canadá foi aprimorada - hoje é possível alcançar 95% da conservação de insetos, o que eliminou a necessidade de importação do exterior. Desde o tempo em que várias raças estavam em domínio público, o Canadá preservou uma mistura única dessas variedades, com predominância do italiano.
Outra área de criação materna foi a busca por variedades resistentes à varroatose. A propósito no norte do Canadá, os lugares onde os carrapatos warroa ainda não são comuns ainda são preservados. Até o momento, de todas as raças testadas, a abelha russa mostra a maior resistência, mas mesmo esses indivíduos não conseguem sobreviver por mais de 2 a 3 anos sem tratamentos químicos da varroatose.
Destaques da tecnologia de apicultura
O principal ponto de manter as abelhas no Canadá é o enorme tamanho dos apiários - de 2.000 a 6.000 famílias de abelhas. Em nenhum outro país simplesmente não existem apiários tão grandes. O apiário começa com uma sala de bombeamento de mel equipada com paletes e uma empilhadeira. A maior parte do trabalho é feita automaticamente. Os principais objetivos da produção de mel são preservar a saúde das abelhas e das pessoas que servem o apiário, o que, de fato, ajuda na automação.Os apiários são projetados de forma a não haver degraus ou soleiras na sala para a extração de mel. Esse arranjo pode ser comparado ao pregão de um supermercado de grande escala. Ele permite que você entre livremente no carro e mova o produto; além disso, ele pode ser transportado livremente de um compartimento para outro usando o carrinho de mão. As próprias colmeias ficam o ano todo em paletes preparadas para o transporte. Linhas automatizadas em apiários de larga escala permitem bombear até 6 toneladas de mel em 8 horas.
A sala de trabalho está equipada com uma sala termal. Muitas vezes, no final do verão, os favos de mel fechados são armazenados apenas no compartimento de trabalho e já estão sendo impressos no outono. A sala térmica é usada antes do bombeamento. Nesta sala, as células fechadas podem suportar três dias a uma temperatura de +30 ... + 40 ° C. Essa abordagem simplifica a tarefa de bombear mel. O produto resultante é derramado em tanques para sedimentação e depois derramado em barris de 200 litros.Você sabe A velocidade da abelha pode atingir 65 km / h.
Outra das características da tecnologia canadense é a enorme demanda por abelhas como insetos polinizadores entre os agricultores. Durante o período de floração das plantas de mel, muitos agricultores celebram contratos com apicultores para o fornecimento de famílias de abelhas. O custo é definido para 1 família de abelhas e custa cerca de US $ 100, o que fornece aos apicultores uma renda "rápida". Os caminhões são utilizados para o transporte, pois, às vezes, sob contrato, é necessário transportar um grande número de colméias por centenas de quilômetros.O principal problema no Canadá, que ainda exige uma solução, é o inverno. Um grande número de colônias de abelhas morre durante a estação fria. Isso se deve a outra característica de manter as abelhas no Canadá. O fato é que os insetos não são alimentados de alimentadores individuais, mas barris com um volume de 200 l com xarope são levados ao apiário. Em tais circunstâncias, famílias fracas são saqueadas, resultando em sua morte.
Além disso, de um alimentador comum, as abelhas colhem seus próprios alimentos durante o inverno muito menos do que quando os utilizam individualmente. Os canadenses preparam as abelhas para o inverno em espaços muito apertados - 1 edifício da colméia Langstrota-Ruta. São os habitats comprimidos, em primeiro lugar, que não permitem e, em segundo lugar, reduzem o desejo dos próprios trabalhadores de colher uma grande quantidade de alimento para o inverno. Este é o único aspecto negativo da apicultura canadense, que é ao mesmo tempo uma taxa pela possibilidade de manter um grande número de famílias.A colméia de Langstroth-Ruth, no entanto, por outro lado, o inverno em um edifício permite que as abelhas criem um grande conglomerado bastante denso e reproduzam mais energia térmica. Considerando essa tecnologia nessa perspectiva, verifica-se que a alimentação de alimentadores comuns é, por assim dizer, um processo de abate de famílias fracas de maneira natural, porque somente as famílias mais fortes sairão no inverno.
Tipos de colmeias canadenses
Na prática canadense de apicultura, são utilizadas colmeias Langstroth-Ruth, compostas por 5 edifícios. Nesse caso, o orifício da torneira é instalado apenas na parte inferior. Seu tamanho é de 2 a 2,5 cm.No interior da colméia, uma treliça divisória é necessariamente montada para impedir que o útero se mova para o casco. No inverno, todas as abelhas são transferidas para um prédio.
Importante! Para poder usar a tecnologia canadense de apicultura no inverno, quando um grande número de insetos está contido em um edifício, atenção especial deve ser dada às linhas. É necessário selecionar raças de abelhas cujo útero não worm durante o período frio.
Os principais métodos de apicultura
As principais técnicas de apicultura usadas em todo o mundo:
- Chaikin;
- Kolodzeychik;
- Mishak (Mikhail Kutsy);
- Starobogatov-Kolodzeychik;
- Levitsky;
- Wels;
- Loubet do l'Ost;
- Bryukhanenko;
- Vashchenko;
- Butkevich;
- Tseselsky;
- Burlepsha;
- Metz.
No Canadá, eles usam a técnica Mishak, que será discutida abaixo.
Características da apicultura canadense por Mishak
Mishak ou Mikhail Kutsy começaram a praticar abelhas em 1991. Inicialmente, havia pequenos apiários no norte do Cazaquistão. Ele trabalhou de acordo com o método da apicultura nômade, ou seja, para o inverno, as abelhas foram exportadas para o vale de Chui, no Quirguistão, e para a principal coleção de mel - para a região de Omsk (Sibéria). De outra maneira, essa técnica também é chamada de pavilhão, pois o próprio apiário é um pavilhão móvel montado em um reboque de carro.
Em 2003, Mishak foi convidado a trabalhar no Canadá na Dutchmans Gold INC. No país, os apiários continham 1.400 famílias. Os próprios apiários estavam localizados de norte a sul, a uma distância de 200 km um do outro. Em sua tecnologia, Mishak usou a experiência já existente entre os canadenses em manter as abelhas no inverno em uma caixa de 230 mm, sob a neve, bem como a tecnologia descrita por Peterson.
A essência da técnica Mishak é a seguinte:
- O útero está contido e funciona em uma caixa com armações de 10 × 230 mm.
- Em seguida é a grade de separação e lojas de mel. O letlet está localizado apenas na parte inferior, devido à qual a colheita de pólen praticamente não ultrapassa a rede divisória, mas permanece nos quadros da ninhada. No processo, verificou-se que, ao usar as portas superiores para ventilação, as abelhas armazenam muito menos pólen; portanto, essa abordagem é considerada impraticável no clima severo do Canadá.
- Para a alimentação do outono, é utilizada uma caixa de 150 mm - refeita para uma calha de alimentação.
- A alimentação é realizada após a retirada da última loja da colméia - meados de agosto e início de setembro.
- Antes da ronda inicial de alimentação, cada colméia é pesada e feita xarope - para 100 famílias, 1300 l de xarope ou 13 l para cada. Na tecnologia de preparação de xarope para a primeira alimentação, não apenas água com açúcar é usada, mas também Fumagilin.
- Assim que o xarope da primeira rodada é usado, as abelhas recebem a mesma quantidade de xarope, mas já sem Fumagilin.
- Para a terceira rodada de alimentação, mais xarope é dado às famílias que estão abaixo do peso.
- Na primavera, é realizada a inspeção de todas as colônias de abelhas e, se necessário, elas são alimentadas por doces diretamente no quadro.
- No inverno, os cascos com abelhas são isolados - as tampas são reforçadas com compensado mais denso. Na parte frontal, deixe uma entrada gratuita de 10 × 50 mm, que fornece ventilação e permite que as abelhas voem, se necessário. As próprias colmeias são instaladas o mais próximo possível e são embrulhadas em 4 pedaços. um aquecedor composto por 2 camadas de polietileno preto com um suporte de fibra de vidro. O material aquecido vai para o topo das colmeias e as cobre por todos os lados. Em frente ao entalhe superior, é necessária uma incisão para fornecer acesso ao oxigênio.
Com a abordagem correta, não há problemas com enxames nos períodos de primavera ou verão. A essência da prevenção de enxames é a adição oportuna de lojas com grades divididas. No período de verão, a prevenção de enxames consiste na remoção oportuna de caixas cheias de mel e na substituição por caixas vazias. Além disso, no apiário, 2-3 enxames são instalados, caso as abelhas voem para longe. O trabalho principal, permitindo obter uma grande quantidade de mel, visa substituir as rainhas.A quantidade de ninhada e o nível do suborno dependem das condições da rainha. Então anualmente 95% das rainhas são substituídas por novas. Cultive-os em licores-mãe separados. A tecnologia canadense de apicultura hoje é uma referência, embora a técnica ainda não tenha sido dominada em todo o mundo. Os principais objetivos dessa tecnologia são manter os insetos em uma área relativamente pequena e substituir 95% das rainhas anualmente.Importante! Todo o trabalho sobre o aquecimento das colmeias no Canadá é realizado até o final de outubro.