Kibray está entre as 20 melhores variedades de endro. Ele é considerado o ancestral da variedade arbustiva desta planta herbácea. Quais outras características dessa cultura e como cultivá-la em campo aberto, você aprenderá com o material.
Descrição da nota
A variedade Kibray foi desenvolvida por especialistas do Instituto Russo VNIISSOK. Recebeu o nome da vila de mesmo nome no Uzbequistão. Aneto verde Kibray amadurece no meio. Desde o aparecimento das mudas até a colheita dos verdes, passam de 40 a 45 dias, até a colheita de especiarias - 60 a 70 dias.
A planta forma rosetas grandes e semi-elevadas, atingindo uma altura de 30 a 40 cm, além de grandes folhas verdes com um ligeiro amarelecimento e um caule suculento. O sabor dos verdes é alto. Ela é macia, suculenta, moderadamente picante. De uma planta, você pode coletar até 30 g de vegetação.
Você sabe Antigamente, o endro era usado apenas para fins decorativos e medicinais, e seu cheiro era valorizado da mesma maneira que o aroma de rosas. A casa foi decorada com uma planta, e foram feitos buquês para os entes queridos. E os antigos mestres da palavra cantavam grama em versos.
Prós e contras
- A variedade Kibray tem várias vantagens:
- difere em alta produtividade;
- tem um grande número de folhas;
- caracterizado por alta comercial e sabor;
- os verdes podem ser usados para fins universais;
- adequado para cultivo em terreno aberto e protegido;
- contém um grande número de elementos úteis.
Kibray não tem deficiências.
Semeando em campo aberto
Para plantar adequadamente o endro, é necessário selecionar um local adequado para o seu cultivo e preparar o solo. O crescimento adequado, o desenvolvimento e uma colheita bem-sucedida dependerão da aderência ao tempo recomendado e à tecnologia de semeadura.
O momento
Como o endro é uma planta resistente ao frio, a semeadura de sementes pode ser realizada no momento em que a Terra se aquece até apenas + 3 ° C e a temperatura do ar é fixada em + 8 ... + 10 ° C. Em diferentes regiões, esses parâmetros serão observados em momentos diferentes. Normalmente, uma planta é plantada no final de maio - início de abril, depois que a neve derrete.
Seleção do site
Para cultivar a planta, você deve selecionar um local bem iluminado pelo sol. Evite lugares onde a farinha ou a cal de dolomita foram aplicadas anteriormente ao solo. Em tal terra, o endro se recusará a crescer. Além disso, não dará frutos no solo com um alto nível de acidez.
O endro pode crescer com sucesso após quase todas as culturas. Os melhores antecessores são repolho, pepino, tomate, legumes. Além disso, essas verduras podem ser cultivadas em um site que requer descanso. Após plantas da família de guarda-chuvas, o plantio de endro é indesejável.
A grama pode ser plantada em canteiros separados ou plantios mistos, plantando-a nos corredores em áreas com outras culturas. Melhor planta se dá bem com repolho, pepino, batata. Melhora o sabor da fruta e desencoraja o plantio de lagartas e pulgões.
Preparação da cama
A preparação do local deve ser feita no outono. É totalmente limpo de resíduos vegetais, bem escavado em uma baioneta e fertilizante: uma mistura de nitrato de amônio (15 g) com superfosfato (10 g) e sal de potássio (10 g). Para 1 m² de terreno, você precisará de 3 kg de mistura.
Em vez de fertilizantes minerais, você pode adicionar matéria orgânica. Uma excelente opção é alimentar o solo com húmus (5 l / 1 m²), fezes de frango ou verbasco. Imediatamente antes do plantio na primavera, o solo é solto e bem umedecido.
Preparação de sementes
Para que as sementes brotem mais rápido e melhor, elas precisam estar preparadas para a semeadura. A preparação consiste em imersão em água morna. As sementes são colocadas em gaze e mergulhadas em água quente, aquecidas a + 60 ° C, por alguns minutos. Em seguida, são colocados em água à temperatura ambiente por 2 dias. A cada 8 horas, a água precisa ser trocada e as sementes lavadas. Após a imersão, as sementes são secas em local escuro.
Importante! A imersão das sementes por imersão é realizada apenas durante a semeadura na primavera. Ao plantar no outono e inverno, este procedimento não é realizado.
Padrão e profundidade da semeadura
Para a semeadura, é necessário formar sulcos com 5 cm de largura e 2 a 3 cm de profundidade, devendo-se observar uma distância de 25 cm entre os sulcos e, depois de colocá-los nos sulcos, aspergir com o solo. Aproximadamente 15 g de sementes são consumidos por 1 m². A irrigação após o plantio não é realizada, pois a água pode lavar as sementes na superfície do solo.
É aconselhável destacar algumas linhas e plantar vegetação nelas duas semanas depois. Assim, você pode fornecer uma colheita de ervas frescas por um longo tempo. Os primeiros rebentos devem ser esperados 12 a 14 dias após a semeadura. Se as sementes não tiverem sido embebidas anteriormente, elas germinarão 1 a 1,5 semanas depois.
Depois de plantar endro a uma temperatura do ar de + 5 ° C, pode-se esperar brotos após 14-21 dias. Ao plantar em condições de temperatura de + 15 ° C a + 20 ° C, o período de emergência das mudas é reduzido significativamente e atinge 10-12 dias.
Após o surgimento em massa de mudas, elas precisarão ser afinadas, deixando um espaço entre as plantas de 5 cm. No início, elas devem ser protegidas da luz solar abrasadora, o que pode causar danos irreparáveis às plantas jovens.
Importante! Como o endro não responde bem a mudanças repentinas de temperatura, o proprietário do local após a semeadura deve monitorar cuidadosamente a previsão do tempo. Se houver uma chance de retorno de geadas, as culturas devem ser cobertas com um filme.
Dicas de cuidados
Cuidar de endro é fácil. Até um novato pode lidar com essa tarefa. Para obter uma colheita abundante de verduras, é necessário realizar atividades como hidratação, fertilização, cultivo e capina.
Rega
Para que os verdes não fiquem amarelos prematuramente e não sequem, ele deve ser regado regularmente. A frequência recomendada de rega é uma vez a cada 2-3 dias. A umidificação é realizada à noite. É aconselhável usar água morna. É derramado sob a raiz.
Top vestir
Se no outono o solo foi fertilizado, durante o período de crescimento o endro não é necessário para nutrição adicional. A fertilização deve ser feita apenas em casos excepcionais: quando folhas amareladas, floração precoce. Tais sinais indicam falta de nitrogênio na planta. Ao observá-los, é necessário adicionar uréia (1 colher de chá / 10 l de água).
Importante! É proibido alimentar o endro com cinzas de madeira. Tal cobertura provoca vermelhidão da folhagem e crescimento atrofiado.
Cuidado do solo
É importante fazer o cuidado oportuno do solo, nomeadamente afrouxamento e remoção de ervas daninhas. Afrouxe a terra para melhorar sua condutividade do ar e da umidade e impedir a formação de uma crosta dura na superfície. O solo, que não é afrouxado, conduz mal os nutrientes ao sistema radicular, o que significa que a planta não come o suficiente.
O afrouxamento é realizado após irrigação e precipitação em intervalos de 2-3 semanas. O procedimento obrigatório é a remoção de ervas daninhas. É necessário iniciá-lo assim que aparecerem as fotos. Caso contrário, as ervas daninhas sombrearão o endro e retiram os nutrientes, o que significa que a cultura apimentada crescerá pouco e se desenvolverá incorretamente.
Colheita
A colheita do endro em verduras é iniciada 1,5 meses após o plantio, quando a planta atinge uma altura de 15 a 20 cm.A folhagem verde é rasgada manualmente. Antes da colheita, é aconselhável pulverizar endro.
Para preparar o tempero, a grama é colhida com 2 a 2,5 meses de idade após a floração. Neste momento, a planta cresce para 1 m. As sementes são colhidas no outono, após a colheita dos guarda-chuvas. Os vegetais de endro Kibray podem ser consumidos frescos, secos e congelados para preservação a longo prazo.
Ao secar e congelar, a planta perde um mínimo de substâncias valiosas. O endro fresco pode ser armazenado na geladeira por um mês, em congelado - até a próxima colheita, em seco - por 2 anos. Pratos preparados na hora são temperados com endro para saturar com sabor e aroma requintados. É adicionado à preservação, colocado em marinadas.
Portanto, para cultivar uma das melhores variedades de endro Kibray, não será preciso muito esforço. É o suficiente para umedecer e soltar o solo regularmente, aplicar fertilizantes periodicamente, e a planta dará ao proprietário uma colheita abundante de verduras deliciosas e perfumadas.Você sabe Os romanos usavam o endro para fazer grinaldas que premiavam os melhores estudiosos.