Talvez a begônia imperial seja conhecida pela maioria dos amantes de flores de interior. E eles não apenas sabem, mas agradecem por sua durabilidade, despretensão e aparência atraente. A begônia imperial se sente bem em casa e é capaz de decorar qualquer interior. Vamos nos familiarizar um pouco mais com essa beleza tropical.
Descrição da planta
A begônia imperial ou real é uma planta decídua ornamental perene. Pode ser encontrada no ambiente natural nos trópicos úmidos da América do Sul, bem como nas florestas da África e da Ásia, onde várias centenas de espécies desta planta podem ser observadas. O primeiro a ser descrito foi um padre da França, Plushier, que visitou o Haiti. A flor recebeu esse nome em homenagem ao governador desta ilha, Michel Begon.
Aparência da begônia do imperial:
- altura - até 25-30 cm;
- hastes - mentindo ou rastejando;
- folhas - verde esmeralda com tom de azeitona, áspero, largo, ovóide, com até 10 cm de comprimento, até 8 cm de largura, com bordas inteiras, pontudas, pubescentes com pêlos avermelhados, com alta decoratividade;
- flores - masculinas e femininas, quase brancas com um tom esverdeado, pequenas, com tamanho de até 0,5 cm, coletadas em inflorescências com pincel em um pedúnculo de 18 a 20 cm de comprimento;
- sementes - uma caixa triédrica com sementes sobre pétalas femininas;
- floração - janeiro - março, às vezes novamente em agosto.
Você sabe Cerca de 30 anos atrás, em homenagem à reunião dos líderes dos dois países - Japão e Coréia do Norte -, um criador japonês criou uma begônia com flores vermelhas escarlates e nomeou-o em homenagem ao filho do líder da RPDC - Kimcheniri. Sua principal característica é que o início da floração ocorrerá em 16 de fevereiro - o aniversário de Kim Jong Il.
São distinguidas várias variedades e formas da begônia imperial, as mais famosas são a Cruz de Ferro e Grus e Erfurt. A Cruz de Ferro tem uma altura considerável - até 50 cm e folhas maiores (15–18 cm) com listras acastanhadas ao longo das veias. As folhas de Gruz en Erfurt têm uma cor verde brilhante, transformando-se em pântano e largas faixas cremosas ao longo das veias principais. O tipo de flores e o tempo de floração coincidem com a vista principal.
Condições ideais para cultivar uma casa
A begônia imperial é frequentemente escolhida como planta doméstica, porque sua aparência brilhante e atraente se torna uma decoração maravilhosa de qualquer ambiente.
Localização e Iluminação
A begônia imperial, como quase todas as flores, adora muito a luz do sol. Com seu déficit, desenvolve-se mais lentamente, e sua folhagem perde seu brilho. No entanto, deve-se tomar cuidado para que a luz seja dispersa e os raios não caiam diretamente sobre as plantas, pois o sol aberto, especialmente ao meio-dia abafado, pode deixar queimaduras nas folhas. Portanto, a melhor localização para as begônias é um peitoril da janela, localizado em sombra parcial com uma janela voltada para o leste ou oeste. No inverno, o pote pode ser reorganizado em uma janela voltada para o sul.
Além disso, ao escolher um local, lembre-se de que a planta adora o espaço; portanto, um peitoril da janela cheio de flores é uma má escolha para a begônia. Em tais condições, torna-se "abafado" para ela e ela começa a derramar folhas.
Você sabe A begônia tornou-se popular no Império Russo no início do século XIX. E depois da guerra com os franceses, eles começaram a chamar a flor de "orelha de Napoleão" por causa da semelhança do ouvido humano fosco com a parte inferior da folha.
Modo de temperatura
Por sua natureza, a planta é termofílica e não tolera mudanças bruscas de temperatura. A temperatura mais confortável para a sala onde a begônia cresce é de + 21 ... + 27 ° С, enquanto no inverno não deve cair abaixo de + 19 ° С.
Humidade do ar
A begônia imperial está acostumada a um ambiente tropical úmido, ela espera as mesmas condições em ambientes fechados. Para manter a umidade necessária (pelo menos 60%), o vaso é colocado em uma bandeja com argila expandida ou seixos, que são mantidos umedecidos.
Com todo o seu amor pela umidade, a flor reage negativamente à água que entra nas folhas, por isso é melhor não se deixar levar pela pulverização.
Home Care
Crescendo a begônia em casa, é importante criar um ambiente propício para ela e cuidar de cuidados regulares.
Top vestir
A flor é plantada em um solo nutritivo com acidez normal, consistindo de uma mistura de folhas, húmus e solo com a adição de uma pequena quantidade de areia do rio.
Além disso, na estação quente, cerca de uma vez por mês, deve ser alimentado com fertilizantes minerais complexos ou orgânicos (fermentados com estrume de vaca diluído em água na proporção de 5: 1). Os orgânicos estimulam a planta ao crescimento ativo, e o nitrogênio afeta positivamente o tamanho e o brilho de suas folhas.
Importante! Para não danificar o sistema radicular, antes de aplicar qualquer fertilizante, a begônia imperial deve ser adequadamente regada.
Características da rega
A begônia, como outras culturas tropicais, é bastante exigente com a umidade do solo e não responde bem à deficiência ou estagnação da água. A secagem do solo leva à murcha da planta e a umidade excessiva pode levar à deterioração do rizoma, portanto a rega deve ser moderada e regular.
Deve ser regada com água limpa, sedimentada e levemente morna. No inverno, a frequência e a quantidade de rega devem ser reduzidas, pois o período de outubro a fevereiro é considerado um período de descanso. O sinal para regar deve ser uma camada de solo bem seca no pote. Mas pulverizar a flor não vale a pena, isso pode levar ao aparecimento de manchas marrons nas folhas.
Como aparar e transplantar
Recomenda-se que a begônia imperial seja replantada a cada 1-2 anos. Durante esse tempo, ela consegue crescer bem, e o pote anterior fica pequeno. E em condições apertadas, a begônia se torna opaca e gradualmente perde seu efeito decorativo.
O transplante deve ser realizado na primavera.
Importante! Certifique-se de que a begônia não chegue perto dos aparelhos de aquecimento na estação fria, caso contrário, o ar quente excessivo pode causar o desbotamento e até a morte.
Para fazer isso, você precisa:
- Escolha um vaso maior que o anterior, uma vez que as raízes da flor estão próximas da superfície da terra, a capacidade deve ser ampla, mas não muito profunda.
- A panela é preenchida com uma mistura nutritiva do solo de acidez neutra.
- A planta é regada e cuidadosamente removida da panela velha com um pedaço de terra.
- A begônia também é cuidadosamente plantada em um novo recipiente e regada com água morna e sedimentada.
- Os rebentos da planta são cortados com uma faca limpa e afiada.
Métodos de criação
A begônia imperial é capaz de se reproduzir de várias maneiras - cortando estacas, dividindo tubérculos e usando folhas.
Estacas
As estacas são o método mais popular de propagar uma colheita. Para fazer isso, corte o caule, coloque-o em água limpa e levemente morna e aguarde o aparecimento das raízes. Após o qual a planta pode ser plantada no solo. Se você colocar a panela em um local quente e cobrir com um filme, graças ao efeito estufa, a begônia se desenvolverá ainda mais rápido.
Usando folhas
Para esse método, você deve pegar folhas saudáveis da planta de alta qualidade e dividi-las em triângulos com uma faca afiada no vidro, para que a veia fique no topo da folha. Em seguida, as peças resultantes são dispostas no solo preparado e pressionadas firmemente no solo. Depois disso, o recipiente é coberto com vidro ou filme.a - um esquema para cortar estacas de uma folha, b - enraizamento de uma estaca de folhas, c - propagação de begônias de folhas largas com uma folha inteira; 1 - cortes de veias do lado inferior da folha, 2 - formação de plantas jovens em cortes de veias
Os folhetos diários são arejados e regados conforme necessário. As fotos aparecem após cerca de 4 semanas. Depois de fortes o suficiente, as plantas jovens podem ser plantadas em vasos separados.
Divisão de tubérculos
Muitos amantes de plantas de interior preferem esse método como o menos trabalhoso. Para propagar begônias por tubérculos, a planta é regada e cuidadosamente removida do vaso, seu sistema radicular é dividido em várias partes e plantado em solo nutritivo e friável.
É necessário umedecer regularmente o solo, evitando a estagnação da água, e os primeiros brotos aparecerão muito em breve.Você sabe A begônia é tão popular que, em ambientes internos, você pode encontrar cerca de 125 de suas espécies, e devemos as variedades mais famosas à Bélgica. A popularidade também é indicada pelo fato de que o nome desta planta em 1920 recebeu um asteróide.
Dificuldades crescentes
A begônia imperial é bastante despretensiosa, mas às vezes também pode sofrer de várias doenças e pragas. A doença mais comum é oídio, que se manifesta por manchas acastanhadas com um revestimento branco nas folhas da planta. Se a begônia não for tratada, as manchas se tornam cada vez mais e se fundem em grandes áreas, ocupando quase toda a chapa. Normalmente, a causa da doença é alta temperatura e baixa umidade.
Outra doença típica é considerada podridão cinzaquando manchas molhadas com um revestimento cinza aparecem nas folhas. E com o tempo, o caule e as folhas da planta começam a apodrecer. Esta doença pode começar devido à umidade muito alta ou irrigação excessiva do solo.
Também encontrado bacteriose vascular, que afeta os vasos da flor e adquirem uma cor preta. Enquanto as folhas começam a desaparecer e gradualmente escurecer.
Outro problema pode ser nemátodo das folhasque a flor infecta através do solo. Ao mesmo tempo, suas folhas perdem sua elasticidade e secam com a formação de manchas amarelas e marrons.
A begônia também pode ser atacada por pragas - pulgão com efeito de estufa, vieira macia, tripes com efeito de estufa, cochonilha, mosca branca com efeito de estufa. Aos primeiros sinais de qualquer doença, você deve entrar em contato com a loja de flores e comprar o remédio apropriado para o tratamento das plantas.
Se a begônia não estiver satisfeita com as condições de detenção, suas folhas também secarão e voarão ao redor, e o tronco será exposto; portanto, a melhor prevenção de todos os problemas é o cuidado adequado e a manutenção de condições confortáveis na sala onde está localizado. E então esta flor imperial só irá encantar e dar emoções positivas, mesmo no dia mais nublado.