Cortar as garras de um coelho é uma parte importante da preparação que os donos de animais não devem negligenciar. Vamos descobrir por que fazer isso e como executar corretamente o procedimento.
O coelho precisa cortar suas garras?
O coelho doméstico, diferentemente dos animais selvagens, precisa ser recortado. O procedimento deve ser realizado regularmente com uma frequência de 1 vez em 3-6 semanas. A frequência depende da atividade do animal de estimação e da moagem natural das garras.
Você sabe Coelhos selvagens fazem uma aparência de um corte de cabelo por conta própria, moendo suas garras em galhos, pedras e casca. O animal de estimação decorativo precisa da ajuda dos proprietários.
Benefício
- Entre as vantagens estão as seguintes:
- prevenção de deformação dos dedos;
- proporcionando movimento confortável;
- eliminando o risco de rasgar ou danificar a unha;
- distribuição adequada da carga no corpo do animal.
Prejudicar
- No entanto, este procedimento tem várias desvantagens, que incluem:
- a capacidade de ferir um animal de estimação;
- infecção com manuseio insuficiente da ferramenta;
- dano ao animal com fixação inadequada;
- estresse devido a cortes ineptos ou dolorosos.
Como cortar as garras de um coelho
Para evitar consequências nocivas, o proprietário deve seguir rigorosamente as regras para aparar as unhas. Isso inclui: determinar a área de corte, preparar ferramentas, consertar o coelho e cortar em si.
Preparação
A garra do coelho é dividida em uma borda livre, que é cortada, e tecido vivo, que, se enganchado, pode causar dor e danificar os vasos sanguíneos. Antes de cortar, você precisa determinar a área de estar. Para isso, é necessário examinar a pata do animal.
- Nas unhas incolores, o tecido vivo tem uma tonalidade avermelhada.
- Garras escuras devem ser verificadas com uma lanterna. Com translucidez artificial, uma área que não pode ser cortada será um pouco mais escura que a borda livre.
- Se os dois métodos anteriores não ajudarem, pressione levemente a garra com o dedo. Se o animal não responder, a exposição à borda livre ocorre. Quando pressionado no tecido vivo, uma reação animal seguirá.
Seleção de ferramenta
Você pode aparar usando dois tipos de ferramentas, que incluem:
- cortadores de unhas;
- alicate para garras.
Importante! Se não houver cortadores de unhas ou pinças à mão, use cortadores de unhas projetados para humanos. Nesse caso, você precisa agir com cuidado e aplicar todas as precauções.
Fixação animal
Imediatamente antes do procedimento, o animal pode começar a ficar nervoso. Esse comportamento está associado ao medo e à ansiedade em relação a um impacto incomum, principalmente se a poda for realizada pela primeira vez. Neste caso, o animal de estimação não permite cortar as unhas e sair. Para acalmar o coelho, você precisa pegá-lo em suas mãos e acariciá-lo.Procedimento de corte de unhas certo e errado Além disso, o animal pode começar a se soltar se for mantido muito apertado. Nesse caso, você precisa relaxar um pouco a aderência. As regras de fixação antes do procedimento são as seguintes:
- Pegue delicadamente o coelho.
- Segure o animal pelas laterais, apertando levemente apenas quando ele sair.
- Vire-o de costas com a cabeça no cotovelo.
- Com uma mão, segure o corpo e segure o pé; com a outra, corte as unhas.
Importante! É indesejável pressionar a parte de trás do animal de estimação - desta forma, ele pode ser ferido.
Para simplificar o procedimento, o animal também pode ser fixado com uma toalha e retirar as pernas uma de cada vez. A opção mais conveniente é pedir ajuda do assistente: nesse caso, uma pessoa segura o corpo e a segunda corta as unhas.
Procedimento de corte de cabelo
Ao desinfetar o instrumento e fixar o animal, você pode prosseguir com o próprio corte de cabelo.
- Trave a pata dianteira.
- Afaste o casaco.
- Usando a ferramenta, comece a aparar a borda livre da unha, evitando a parte viva.
- Corte todas as unhas e vá para a segunda pata frontal.
- Depois de aparar as patas dianteiras, repita os passos acima com as patas traseiras.
Vídeo: como cortar as garras de um coelho
O que fazer se o capilar for afetado
Mesmo com fixação confiável, o coelho pode ser ferido. Essa situação geralmente ocorre em proprietários inexperientes ou coelhos inquietos. Nesse caso, é sempre necessário ter uma solução anti-séptica, pomada ou pó. Pode ser peróxido de hidrogênio, bigluconato de clorexidina ou qualquer outro desinfetante.
Você sabe Para desinfecção, você pode lavar a ferida com solução salina. Para prepará-lo, você precisa mexer 1 colher de chá em 500 ml de água fervida. sal.
Com cortes severos, é aconselhável consultar um veterinário, no entanto, pequenas feridas cicatrizam por conta própria. Não é difícil cortar as garras de um coelho, no entanto, o procedimento requer preparação e conformidade com as regras. Com a poda adequada, o coelho não sentirá desconforto ao se mover e será capaz de evitar os efeitos negativos de garras não barbeadas.