Alyssum é uma cultura de cobertura do solo de baixo crescimento que floresce com flores brancas, roxas ou rosa. É ótimo para áreas temperadas, incluindo áreas costeiras. Leia mais sobre como plantar e cultivar alissum despretensioso em campo aberto, leia mais no material.
Características da planta
Alyssum pertence à família do crucífero. Esta é uma erva anual ou perene que pode ser cultivada com sementes ou mudas. É plantada no início da primavera, mas não antes das geadas passarem, e o clima quente é estabelecido.
Um tapete de flores perfumadas cobrirá seu canteiro até a geada. No calor, a planta pode desaparecer, mas com a aparência de frescor e umidade, ela começará novamente a agradar a vegetação. O nome botânico da planta é Lobularia maritima.
Importante! Alyssum plantado a partir de sementes floresce mais tarde do que o plantado com mudas.
Suas principais características:
- faixa de distribuição natural: Mediterrâneo, na França, no Golfo da Biscaia;
- altura: 10-20 cm;
- largura de distribuição: 15–22 cm;
- Iluminação: área ensolarada, sombra parcial, sombra;
- tipo de solo: barro rico;
- acidez do solo: neutro;
- época de floração: junho a outubro e em clima quente - quase o ano todo;
- flores: flores cruciformes, de 4 lóbulos, brancas, rosa pálidas e roxas, colhidas em pincéis arredondados;
- folhas: estreitas, em forma de lança, ligeiramente pubescentes, verde-acinzentadas, durante a floração são quase invisíveis devido à abundância de flores;
- zona de resistência: 7-11 (temperatura mínima do inverno –17 ° С);
- Características: resistente ao clima e irrigação irregular;
- aroma: doce, firme;
- reprodução: por sementes (semeadura automática).
Vídeo: Alyssum da semeadura à floração
Cultivo de sementes
A planta adora áreas ensolaradas, mas não tolera a seca. Portanto, não é recomendável plantá-lo onde ficará exposto ao sol o dia inteiro. Em julho - agosto, ele precisará de rega adicional.
Comece a cultivar alissum a partir de sementes. Embora nem todas as novas variedades estejam disponíveis como material de plantio de sementes. Você também pode se familiarizar com as ofertas de mudas de viveiros de variedades de interesse. Está disponível na primavera. Ou encomende sementes nas lojas online.
Quando semear uma flor
O plantio ocorre em solo bem drenado e rico em húmus. Se você pretende cultivar mudas, prepare-o por 8 a 10 semanas antes de plantar no chão.
Como na natureza as sementes caem no solo e permanecem inativas até a primavera, você pode plantá-las no inverno. Mas esse método tem desvantagens típicas para todas as flores: as sementes podem ser comidas por insetos, serão acidentalmente eliminadas pela grama e brotarão desigualmente. Para organizar o canteiro, os jardineiros as colhem e plantam na primavera. Em solo úmido a uma temperatura acima de + 15 ° C, eles germinam em uma semana.Importante! Para aterrissar na rua, é necessário que as geadas passem e o ar se aqueça até + 15 ° C ou mais.
Como semear
Qualquer flor é melhor plantada onde pode ser demonstrada. Por exemplo, ao longo dos becos ou no canteiro de flores em frente ao prédio. Vai bem com anuários mais altos, como zínias sálvia e perenes. Em jardins de pedra, é plantada ao lado de outras plantas atrofiadas ou flores silvestres. O Alyssum também pode ser plantado em vasos para decorar mandris, pátios e terraços.
Importante! Para prevenção de doenças, as sementes são tratadas antes da semeadura por 20 minutos. em uma solução de qualquer fungicida. Pode ser Alirin-B ou outro medicamento do mesmo tipo.
Sem mudas
No jardim, as sementes são semeadas após a ameaça de geada da primavera. Para fazer isso, afrouxe a cama, semeie e empurre-as levemente no chão. Molhando o local de pouso com água de um regador. As sementes nunca fecham mais fundo que 1 cm, porque isso afeta a taxa de germinação. Um método típico de semeadura é em linhas. A largura entre eles é de 10 cm e a taxa de semeadura é de 4-5 g / m².
Com mudas
As mudas começam a crescer na segunda quinzena de fevereiro. Para fazer isso, prepare recipientes com solo nutriente. Pode ser turfa misturada com solo do jardim ou húmus. Você também pode comprar na loja uma mistura para as flores anuais. A acidez do solo deve ser neutra (até 6,2 pH).
Instruções passo a passo para o cultivo de mudas:
- Encha os recipientes com solo nutriente.
- Umedeça com uma pistola de pintura.
- Semeie a uma distância de 5 a 10 cm uma da outra.
- Pressione-os à mão e polvilhe com uma pequena camada de solo por cima.
- Cubra com polietileno para criar um efeito estufa.
- Coloque o recipiente em uma sala quente com bastante luz solar.
A temperatura na sala deve estar ao nível de +15 ... + 17 ° C. É aconselhável que diminua à noite. Após 2 meses, as plantas preparadas são plantadas em um local constante de crescimento.
Para mudas precisam manter uma umidade constante do solo. Ao mesmo tempo, deve ser bem ventilado. Uma semana antes de pousar em um local permanente, você pode começar a endurecer. Para isso, as plantas são levadas para o ar fresco, além de outras mudas crucíferas durante algumas horas por dia, aumentando gradualmente o tempo de endurecimento.
Alguns jardineiros aconselham plantas de mergulho na fase de 2-3 folhas verdadeiras. Um mergulho é um transplante no qual a parte inferior da raiz se rompe. Isso estimula o desenvolvimento das raízes laterais e torna as mudas mais poderosas. Mas em relação às cores, essa técnica não é usada por todos. Seus oponentes observam que as plantas crescem muito rápido, são bem recebidas no solo e não precisam de uma picareta.
Você sabe A peculiaridade do alissum é que ele pode crescer mesmo nas fendas entre as pedras. É importante para ele que a raiz simplesmente tivesse algo em que se firmar.
Aterragem ao ar livre
O plantio de mudas no solo começa em abril ou maio, se a temperatura atingir + 15 ° C. Isso pode ser feito sempre que houver um local iluminado pelo sol por 4 horas por dia e houver solo fértil e úmido.Se o solo for ácido, muito antes do plantio, de preferência no outono, giz deve ser adicionado para neutralizar a acidez. A taxa de aplicação é de 300 g / m².
O tamanho da plotagem não importa. Mas a distância entre as plantas deve ser de pelo menos 15 cm, o que é importante, porque o alissum é uma cobertura do solo e cada flor se espalha para uma área de até 20 cm de diâmetro.
Escolha um dia moderadamente ensolarado e não quente. Prepare caixas de mudas. Cavar o solo no local, removendo pedras, raízes de ervas daninhas e quebrando grandes torrões de terra. Se necessário, misture o solo na cama com húmus, se não estiver solto e nutritivo.
Importante! Os arbustos fortemente cobertos de vegetação podem ser divididos para que cada um tenha seus próprios pontos de crescimento. Ou plante como está, mas leve isso em consideração ao determinar a distância em que a próxima planta será plantada.
Tecnologia de pouso:
- Plante mudas em buracos de tamanho igual às raízes resultantes. Seu tamanho aproximado é de 7 × 7 cm. Após o plantio, certifique-se de regar.
- Para determinar corretamente a distância entre as plantas ao plantar em um local permanente, preste atenção aos requisitos especificados na descrição da variedade. Pode ser de 30 e 90 cm.
- Não enraize o solo em que as mudas cresceram. Plante com ela.
Cuidado de flores ao ar livre
Cuidar de alissum no solo será clássico: regar, vestir, soltar o solo e remover ervas daninhas, podar caules de flores quando a planta desaparecer. É importante que o solo mantenha constantemente a umidade. Como as raízes são rasas, você precisa regar um pouco, mas com frequência.
Importante! Se o alissum não tiver umidade suficiente, ele começa a soltar flores; portanto, não se esqueça de verificar a condição do solo.
A profundidade de impregnação não é superior a 10 cm. Frequência de irrigação - 3 vezes por semana. Certifique-se de que não haja estagnação da água. Isso contribui para o desenvolvimento de doenças. Mas não deixe o solo secar completamente entre a irrigação.
No segundo dia após a rega, o solo deve ser afrouxado. As ervas daninhas competem com outras plantas por nutrientes e umidade. Para evitar o esgotamento, realize o cultivo com a remoção obrigatória de ervas daninhas. Se estiver chuvoso, afrouxe depois que o solo secar.
Para aqueles com pouco tempo, é recomendável colocar uma camada de cobertura sob os arbustos. Pode ser serragem, palha picada, casca de pinhões, agulhas. A camada de cobertura protege o solo da rápida evaporação da umidade e do crescimento de ervas daninhas. A profundidade da camada é de até 6 cm. Portanto, sua necessidade de afrouxamento, remoção de ervas daninhas e rega frequente desaparecerá.
Se os fertilizantes forem aplicados no local no momento do plantio, você não precisará fertilizar as plantas dentro de 3-4 semanas. E então eles começam a fazer a fertilização. Misture em um balde de água 1 colher de sopa. colher com uma montanha de uréia e 1 colher de sopa. colher "Agricola-7". Isso é suficiente para regar 1 km². M. território. Repita a alimentação a cada 4 semanas durante a estação de crescimento.
Você sabe O nome científico de alissum — Lobularia maritima, ou Alyssum maritimum, vem das palavras gregas que significam "pequeno casulo" e "mar".
Poda para melhorar a floração
Alyssum pode ser cultivada como planta perene em regiões com clima quente. Portanto, na primavera, o jardim é limpo de folhas secas. Durante os invernos com pouca neve, a folhagem não é recomendada para o outono. Protegerá as raízes dos danos causados pelos cristais de umidade congelante a temperaturas extremas.No verão, para garantir uma floração exuberante, a planta precisa ser podada periodicamente. Isso estimula a colocação posterior de pedúnculos.
A poda do verão é realizada quando algumas das flores começam a desaparecer. Isso acontece em junho-outubro. Alissum floresce em ondas. E não há tempo exato para a poda. Porque o início de uma nova floração, bem como a murcha das flores anteriores, depende das condições climáticas da região. Cessa de florescer apenas em novembro, mas não é cortada para o inverno.
Importante! Não se esqueça de limpar as arestas de corte da ferramenta com álcool ou uma solução de brancura com água antes de cortar.
O alissum exuberante parece ótimo em plena floração. A poda oportuna e adequada é muito importante para o crescimento adequado e a floração abundante. Além disso, os arbustos cobertos de vegetação parecem bagunçados e a poda lhes dará uma forma compacta e bem cuidada.
Para isso, o jardineiro precisará executar as seguintes etapas:
- Inspecione as plantas a cada 2 semanas.
- Aparar hastes muito longas ou secas.
- Corte 1/3 da altura das plantas uma vez por mês. Sob as hastes longas, a parte da folha se desenvolve bem. Portanto, eles são cortados para estimular o desenvolvimento das flores.
- Apare as hastes individuais que floresceram ou que possuem folhagem rara e pouco atraente.
- Apare a planta quantas vezes for necessário. A poda não afeta negativamente as flores e elas não podem ficar doentes com isso.
Parou de florescer: o que fazer
A ausência de floração em quaisquer plantas significa que há uma quantidade excessiva de fertilizantes nitrogenados no solo. Nesse caso, as folhas se desenvolvem ativamente e os brotos não são depositados. Então a planta não floresce. Portanto, o "excesso" de fertilizante pode ser lavado com água em abundância e reduzir pela metade o próximo curativo. E não se esqueça de encurtar a planta em 1/3 para estimular a aparência de novos pedúnculos.
Outra razão pela qual a planta não floresce pode ser a má qualidade do material da semente, ou seja, você acabou de comprar as sementes de outra cultura de cobertura do solo nas embalagens de alissum.
Doenças e pragas
Alyssum não precisa de muito cuidado. Mas deve-se lembrar que, com excesso de umidade, o sistema radicular pode começar a apodrecer. Esse fator é aprimorado se as flores forem plantadas na sombra ou em uma área pantanosa em uma planície onde a umidade se acumula frequentemente. Portanto, certifique-se de seguir o regime correto para o cuidado das flores. Para evitar doenças fúngicas, as plantas são pulverizadas com uma solução a 1% do líquido Bordeaux.
A praga mais perigosa do alissum é a pulga crucífera. Para combatê-lo, pulverize com uma solução de água com essência de vinagre (1 colher de sopa por 10 litros de água). Lagartas que eclodem dos ovos de uma borboleta repolho-borboleta também são perigosas para as flores. Para destruí-los, eles tratam as plantas com uma decocção de tabaco (200 g) e sabão inseticida.
Cuidados após a floração
A floração termina em outubro, quando resta muito pouco a geada. Se os alissums florescem em recipientes, eles podem ser levados para a sala antes da geada, e a floração durará todo o inverno até a primavera.
As partes da planta que floresceram devem ser cortadas. Em primeiro lugar, as hastes secas não decoram a aparência e, em segundo lugar, sua remoção dá à planta um comando para formar novos pedúnculos e folhas.
Como coletar sementes
A coleta de sementes começa em outubro ou novembro. Para fazer isso, em um dia seco e calmo, você precisa colocar um filme plástico debaixo do arbusto. Colete inflorescências nele. Moa-as com as mãos para desconectar as sementes do resto do pedúnculo. Seque-os em folhas limpas de papel em uma área seca, quente e bem ventilada e colete-a em um saco de papel. Armazene as sementes até o momento do plantio.
Se você estiver atrasado e o alissum deixar cair as sementes, pegue uma vassoura e colete-as em uma colher. E depois peneire, separando do solo, partículas de folhas e grama. Seque e guarde como o resto.
Vídeo: Colheita de sementes de Alissum
Preparações de inverno
A maioria das variedades de alissum no inverno não tolera quedas de temperatura. Não se destinam ao cultivo ao ar livre em áreas com temperatura mínima abaixo de -17 ° C. Para obter informações exatas sobre a resistência ao gelo da sua variedade, consulte a embalagem.
Para proteger alissums de geada, eles são cobertos com uma camada de cobertura morta. Pode ser folhas, agulhas e outros materiais orgânicos. Em regiões com invernos sem neve, essa camada é mais espessa que 6 cm.Importante! Aparar flores antes do inverno não é recomendado por várias razões. Em primeiro lugar, as folhas secas cobrem simplesmente as raízes da geada e, em segundo lugar, para não estressar a planta.
Quando e qual a melhor forma de cortar
Apare o alissum conforme necessário. Se você vir um caule muito longo com folhas raras - corte. As flores desapareceram e os caules secos das flores permaneceram - cortados também. A hora correta para aparar não existe.
Prepare tesouras de podar para o trabalho. Deve estar bem afiado e as bordas cortadas com álcool. Limpe novamente depois do trabalho. Com a ajuda da poda, o jardineiro confere ao jardim uma aparência bem cuidada.
Importante! Corte as peças secas à medida que surgem. Apare alissums em 1/3 da altura 1 vez por mês.
Alissum floração longa pode decorar qualquer jardim. Cresce bem em zonas temperadas. Não requer cuidados cuidadosos e condições especiais de cultivo. Pode ser plantada em vasos e em áreas abertas, por isso será interessante para uma ampla gama de jardineiros.