Miltoniae são plantas herbáceas perenes da família Orchid. Na natureza, crescem em florestas brasileiras ao longo da costa atlântica. Cores incomuns de suas flores fascinam. Miltonia são epífitas (crescem em outras plantas, mas se alimentam por conta própria), portanto, precisam de atenção especial.
Descrição botânica da planta
Miltonia refere-se a plantas simpodiais (seus rebentos laterais crescem aproximadamente na mesma proporção) com uma altura não superior a meio metro. Brotos jovens emergem de pseudobulbos (espessamento no caule perto da superfície da Terra) com 70 a 80 mm de comprimento e 40 a 50 mm de largura.
A cor dos pseudobulbos e folhas varia de verde claro saturado com um tom amarelado a verde azeitona, dependendo da variedade da planta e da quantidade de luz solar recebida por ela. A forma das folhas é em forma de cinto ou linear-lanceolada. Eles têm de 35 a 40 cm de comprimento e 3 cm de largura.
A orquídea começa a florir ejetando uma haste longa, na qual aparecem flores grandes (com um diâmetro de cerca de 10 a 12 cm). Sua cor é branca, rosa, roxa, não uniforme, mas com uma combinação de vários tons.
Sistema raiz | haste fibrosa |
Caule | encurtado |
Forma de folha | em forma de cinto ou lanceolado linear |
Cor da folha | de verde claro saturado com um tom amarelado a verde azeitona |
Forma da flor | inflorescência zigomórfica e frontal |
Cor da flor | branco, rosa, roxo |
Forma de frutas | box |
Cor da fruta | verde amarelo |
Variedades
A orquídea Miltonia possui vários tipos, híbridos naturais e artificiais.
Vamos descrever alguns deles:
- Branca de Neve. Esta espécie é notável por seus pedúnculos, atingindo um comprimento de 40 cm e decorada com borlas soltas e eretas. Cada pincel tem três a cinco flores com tamanho de até 90 mm. Eles são pintados de amarelo com manchas vermelho acastanhado. Na pétala grande inferior (lábio) de cor branca, existem manchas violetas ou roxas claras.
- Renelli. O proprietário de folhas finas com um leve brilho brilhante. Os pedúnculos crescem verticalmente e têm flores brancas com um lábio rosa claro em listras rosa-púrpura.
- Brilhante. Suas flores têm até 70 mm de diâmetro, cor branca ou creme com um núcleo de framboesa.
- Amarelado. Seus botões são grandes, de cor saturada e muito perfumados, coletados em um pincel. Pétalas onduladas e com ponta pontiaguda. O núcleo é pontilhado com listras brilhantes.
- Pôr do sol. Híbrido artificial com flores grandes que exalam aroma de coníferas, frutas e frutos silvestres. Flores de cor amarela brilhante com a transição para outras cores.
- Clouse. Outro híbrido artificial, o proprietário de flores de tigre (um fundo amarelo com listras marrons) com um lábio branco como a neve, que tem uma tonalidade roxo-violeta clara na base. Cada inflorescência tem 8 a 10 dessas flores.
Condições de cultivo da casa
Para que a orquídea possa agradar com uma bela floração, você precisa criar condições adequadas para isso.
Iluminação
Miltonia prefere sombra parcial. O melhor lugar para colocá-los é o lado oeste ou leste. Se as janelas não seguirem essas direções, você poderá colocá-lo no parapeito sul, mas definitivamente cubra a planta do sol ardente.
A presença de uma tonalidade rosa na cor da folhagem e nas cores saturadas das flores indicará a escolha correta do local.
Você sabe Em 1837, o botânico inglês John Lindley recebeu duas cópias de orquídeas de seus amigos, que diferiam dos gêneros Trichocentrum amarelo e Oncidum estabelecidos anteriormente. Ele percebeu que essas flores deveriam ser um novo gênero na família das orquídeas e o nomeou em homenagem ao Visconde Milton, filantropo e colecionador de orquídeas, Miltonia.
Airing
Ventile a sala regularmente na estação quente para que a flor não superaqueça. Ao arejar, é importante que a orquídea não esteja em um rascunho, pois ela realmente não gosta delas.
Modo de temperatura
Miltonia adora calor, mas não quente, então no verão a temperatura não deve exceder +25 ° C. À noite, você pode abaixá-lo em alguns graus.No inverno, a temperatura deve ser mantida a pelo menos +15 ° C.
Importante! Saltos repentinos de temperatura são inaceitáveis.
Humidade do ar
A umidade adequada é de 80 a 85%. Além disso, esse indicador deve ser tentado para manter o ano todo. Para garantir essa concentração de umidade no ar, um recipiente com água ou uma bandeja com seixos deve ser colocado próximo aos miltonia, que devem ser constantemente umedecidos.
Home Care
Miltonia é uma flor caprichosa, então você precisa monitorar cuidadosamente sua condição.
Rega
Na primavera e no verão, você precisa regar a flor em abundância. O solo não deve secar. Irrigar uma flor de um frasco de spray com água a uma temperatura de +45 ° C. Essa rega lembrará a planta das chuvas tropicais. Após a rega, você precisa esperar até que toda a umidade escorra e limpe a folhagem.
No inverno, a rega deve ser limitada. O solo deve secar bem antes de ser umedecido novamente.
Top vestir
A cobertura é aplicada durante a estação de crescimento. Uma mistura especial para orquídeas é usada.Deve ser tomado em uma dose de 1/4 a 1/2 da indicada na embalagem. A frequência do procedimento é semanal.
Importante! Para uma floração exuberante, você precisa usar cobertura foliar com soluções nutricionais.
Poda
O procedimento de poda é realizado regularmente após o desbotamento das flores. O pedúnculo é cortado completamente com tesouras de podar ou uma faca afiada. As folhas não se tocam, apenas se não começarem a ficar amarelas.
Transplante
Uma orquídea reage dolorosamente a um transplante; portanto, essa ação deve ser executada apenas quando o sistema radicular da flor começa a cair do vaso e a própria flor diminui o crescimento. O pote é selecionado com um tamanho maior que o anterior.
Você não precisa pegar um tanque muito espaçoso, pois a "liberdade" tem um efeito ruim no crescimento de miltonia. É preenchido com um substrato para orquídeas ou uma mistura de raízes de samambaia picadas, musgo triturado, solo turfoso solto e solo frondoso, tomado em proporções iguais.
O fundo é necessariamente forrado com uma camada de drenagem plástica. É aconselhável que a panela seja plástica, transparente, sem orifícios de drenagem, para que toda a umidade permaneça nela.
Ao transplantar, remova cuidadosamente a orquídea do recipiente antigo, limpe o sistema radicular do solo. Quando uma flor é movida para um novo recipiente, se tiver brotos jovens, ela não precisa ser profundamente enterrada no solo.
Período especial
Cada planta tem um período de floração e um período inativo. Cada um desses períodos de tempo precisa de cuidados especiais.
Floração
Observando todas as regras de atendimento, você pode desfrutar do florescimento de miltonia por um mês ou dois. Mas se você fizer o máximo esforço, a floração repetida poderá começar após dois meses. Nesse momento, o vaso de flores deve ser colocado em sombra parcial, para que antes do almoço os raios não queimem a folhagem. A rega e a cobertura são realizadas de acordo com o cronograma da estação.
Paz
Cuidar de uma orquídea após um período de floração é muito mais importante do que cuidar durante a floração, pois dependerá se as flores aparecerão no próximo ano ou não. O início deste período coincide com a maturação dos pseudobulbos. Nesse ponto, os brotos jovens geralmente alcançam o tamanho dos antigos.
Com a manifestação dessas mudanças, o vaso com a planta deve ser movido para um local fresco, com temperatura não inferior a +15 ° C. Os talos de flores secas devem ser cortados. Em repouso, a flor é interrompida e a rega é reduzida ao mínimo.
Com o advento de novos pedúnculos na orquídea, ela é transferida para a luz, a temperatura aumenta e gradualmente começa a mudar para o regime primavera-verão de rega e alimentação.
Você sabe O último dos tipos conhecidos de miltonia hoje foi descoberto pelo colecionador de orquídeas Guido Pabst, perto da cidade de São Paulo, em 1976. Esta espécie é chamada M. kayasimae.
Reprodução
A flor se propaga vegetativamente. O procedimento é realizado na primavera.
Divisão
Este método envolve a divisão de rizomas. O procedimento é realizado durante o transplante. É muito importante que a planta mãe tenha pelo menos seis pseudobulbos no momento do procedimento.
A flor extraída da panela é limpa do solo e, com a ajuda de uma faca, o sistema radicular é cortado para que cada parte tenha pelo menos três pseudobulbos. A fatia é manchada com pó de carvão ativado e as plantas são plantadas em vasos individuais. São colocados em sombra parcial a uma temperatura de +25 ° C. Regada pela primeira vez em alguns dias.
Crianças
A reprodução por crianças ou pseudobulbos é realizada de maneira semelhante (ao transplantar). Um pseudobulbo com raízes bem desenvolvidas é selecionado e separado da planta mãe com uma faca afiada estéril. Para o enraizamento, eles são colocados em um recipiente com musgo. Depois de plantadas em vasos individuais, criam as mesmas condições que para a reprodução por divisão.
Problemas crescentes
Em cativeiro, uma orquídea é frequentemente atacada por pragas e várias doenças. Além disso, muitos cultivadores de flores enfrentam problemas como a falta de florescimento.
Por que não floresce
Aqui estão algumas razões pelas quais um miltonia para de florescer:
- temperatura (mudanças bruscas são permitidas ou não são mantidas no nível adequado);
- iluminação (a luz solar direta está caindo na planta);
- rega (irrigação excessiva e uso de água fria);
- sistema radicular (foi violado durante o transplante, devido à remoção de um grande número de raízes, a planta não pode ser mantida em solo solto).
- tratamento químico (uso de estimulantes de crescimento para pulverização);
- temperatura (fornece saltos de temperatura suaves entre o dia e a noite);
- rega (arranje uma flor para uma pequena seca);
- fertilizantes (alimentos com nitrogênio);
- poda (poda de um pedúnculo perto de um botão para dormir).
Doenças e Pragas
Para uma orquídea, é extremamente importante identificar e eliminar uma praga ou uma doença a tempo, pois, sob sua influência, ela rapidamente perde sua decoratividade e morre.
Para identificar uma ameaça no tempo, você precisa saber como ela se manifesta:
- Tripes. Essas pragas geralmente aparecem devido à baixa umidade. Eles cobrem a folhagem com placas brancas, o que deixa as folhas prateadas.
- Escudo. Sua presença é indicada por placas marrons nas folhas e uma substância pegajosa nelas.
- Mosca branca. Por causa disso, as folhas ficam cobertas de manchas amarelas e gradualmente começam a desbotar, a morrer.
Você pode se livrar de todos esses insetos com a ajuda de uma solução de sabão e inseticidas (Fitoverm, Actellik, Substral).Devido à rega abundante, a flor pode ser suscetível a vários tipos de podridão. Eles podem ser superados eliminando as áreas afetadas e a seca temporária ou o transplante em um substrato fresco. Miltonia também pode começar a secar as pontas das folhas. Isso indica salinidade do solo. Para corrigir a situação, você precisa regar a planta com água da chuva.
Como você pode ver, a miltonia é uma flor muito temperamental. Ela requer muita atenção. A adesão cuidadosa às regras não apenas ajudará a evitar problemas com a planta, mas também permitirá que você admire a bela floração por um longo tempo. E vale a pena o problema que o cuidado com as flores traz.