Entre as muitas flores caseiras, o paquistaches se destaca por suas cores invulgarmente vivas, sempre interessantes para iniciantes e jardineiros experientes. Ao mesmo tempo, essa planta não é encontrada em residências com a mesma frequência que gerânios ou outras plantas com flores, o que é explicado pela complexidade imaginária de cuidar da planta. É claro que existem algumas nuances de crescimento, mas nem tudo é tão assustador quanto parece, e agora você verá.
Descrição botânica da planta
O nome interessante "pachistachis" significa um arbusto perene sempre trazido da Índia para a Rússia. Além disso, em natureza aberta, é encontrado na América Central e do Sul. A altura da planta geralmente não excede um metro, e suas principais partes constituintes são brotos verticais, com folhas verde-escuras opostas localizadas apontando para o final.
A placa da folha é de forma oval, geralmente não superior a 10 a 12 cm de comprimento.As inflorescências são em forma de espigões, formadas por várias brácteas brilhantes, principalmente amarelo e laranja. O comprimento de uma inflorescência pode chegar a 10 cm, mas as próprias flores surgem apenas delas. Em um arbusto, existem cerca de 15 a 20 inflorescências.A duração da floração do paquistache não excede 10 a 12 dias, após o que as flores que aparecem desaparecem e caem. É verdade que, mesmo sem eles, o mato não perde sua atratividade, em grande parte graças às brácteas mencionadas. O tempo de floração é verão.
As principais características botânicas desta planta são apresentadas na tabela a seguir:Você sabe Os esoteristas consideram o paquistachis uma flor ensolarada que pode normalizar os relacionamentos na família, acalmando pessoas mais ativas e ativando pessoas mais calmas. De modo geral, esse é um mérito não apenas da planta em si, mas também da cor amarela de suas flores.
Recurso | Descrição do produto |
Sistema raiz | Fibroso |
Caule | Vertical |
Forma de folha | Oval |
Cor da folha | Verde escuro |
Forma da flor | Alongados para cima, formam uma inflorescência em forma de espigão |
Cor da flor | Vermelho amarelo |
Tipos principais
Os tipos mais populares de paquistache, que são cultivados ativamente em casa, são considerados apenas duas variedades - amarelo e vermelho. Pachistachis calyptrocalis e spach pachistachis são muito menos comuns. Considere-os em mais detalhes:
- Paquistache amarelo É uma planta perene que cresce até 1 m de altura. Nos longos ramos verde-escuros, existem grandes folhas ovais da mesma cor, com até 20 cm de comprimento, e as inflorescências são amarelas brilhantes.
- Vermelho - possui brácteas de um tom de azeitona escuro, cujas flores vermelhas são mostradas durante a floração. Comparada com a variedade anterior, esta opção pode crescer até 2 m, portanto, em condições internas, é cultivada com muito menos frequência.
- Spikelet - Apresentado na forma de um arbusto fofo, com até 1 m de altura, as placas de folhas verde-escuras são ainda maiores que as da variedade amarela e podem atingir 25 cm de comprimento (curvadas na forma da veia central). Com o advento da primavera, inflorescências longas e estreitas aparecem na planta, com escamas verdes e discretas. A floração da variedade de espiguetas é muito exuberante, porque ao mesmo tempo várias flores vermelhas brilhantes florescem ao mesmo tempo, com as mesmas anteras brilhantes, mas já alaranjadas.
- Pachistachis calyptrocalis - esta variedade também pertence a plantas altas, com uma altura de caule de cerca de 2 m.O tronco da planta é um pouco mais estreito que o do resto das espécies, as folhas são cirros, ovais, opostas ao caule, com extremidades ligeiramente alongadas. Placas de folhas jovens inicialmente têm uma cor marrom, mas com o tempo tornam-se esmeraldas.
Importante! Às vezes, o paquistache rosa é outra planta doméstica chamada perona branca, caracterizada por uma estrutura semelhante de folhas. No entanto, embora pertençam à mesma família, são plantas diferentes, cuja principal diferença é a forma e o arranjo das inflorescências: no primeiro caso, eles “olham para cima” e no segundo ficam pendurados.
Condições para o crescimento bem-sucedido em casa
A primeira coisa que você deve prestar atenção antes de comprar um paquistache é a capacidade de organizar condições adequadas para seu crescimento e desenvolvimento ativo. Os principais critérios de avaliação neste caso são o nível de iluminação, temperatura e umidade. Também vale a pena se familiarizar com os requisitos para irrigação, fertilizantes e poda.
Iluminação
O paquistachis é uma planta fotófila, mas, para uma floração exuberante, a luz solar que cai sobre ela deve ser difundida para que não haja queimaduras nas delicadas pétalas de flores. Um local ideal para colocar uma panela no verão é um parapeito da janela na parte leste ou oeste da casa, localizado longe de correntes de ar.
Além disso, na estação quente, a flor pode ser levada para fora, mas não se esqueça de proteger da luz solar direta na hora do almoço. Com o advento do tempo frio e a diminuição da atividade solar, a capacidade da planta pode ser transferida para o lado sul da sala.
Temperatura
Os indicadores ideais de temperatura para o bem-estar da paquistache estarão entre + 17 ... + 22 ° C no verão e + 15 ... + 17 ° C no inverno, o que proporcionará à flor um estado natural de dormência no inverno. Com o início da estação de aquecimento, uma panela com uma planta é melhor colocada longe de baterias e outras fontes de calor.
Humidade do ar
A umidade na sala é um critério importante para o bem-estar de qualquer flor de interior, e o paquistache não é exceção. Esta planta é uma espécie higrófila, por isso precisa de pulverização quase o ano todo. Para manter um alto nível de umidade (não inferior a 70%), é útil substituir uma panela por musgo de esfagno umedecido ou argila expandida sob a panela.
Após o aparecimento das flores, a pulverização é interrompida e, ao regar, verifique se a umidade não entra nas inflorescências.Importante! O fundo do tanque de aterrissagem com os orifícios de drenagem não deve tocar em uma superfície molhada; caso contrário, a probabilidade de apodrecimento do sistema radicular não pode ser descartada. Você pode colocar um pires em uma bandeja e já colocar uma panela com uma planta.
Home Care
Uma condição igualmente importante para o crescimento ativo e a floração do paquistache é o cuidado adequadamente organizado, com rega suficiente, cobertura oportuna e poda formativa da planta. Obviamente, cada um desses processos tem suas próprias características, as quais é desejável conhecer antecipadamente.
Rega
Na estação quente, a flor precisa de rega abundante, cuja frequência é determinada com base no estado do substrato em cada momento individual. No verão, o umedecimento do solo é realizado pelo menos uma vez a cada dois dias e, no inverno, a regularidade da rega é reduzida para uma vez a cada 4-5 dias. Considera-se permitido secar a mistura do solo a 1 cm de profundidade na panela, mas com valores altos o pachistachis deve ser imediatamente regado. Certifique-se de que o solo esteja sempre levemente úmido, mas não encharcado. Para regar a flor, é adequada água à temperatura ambiente, sem impurezas nem metais pesados. Se a água da torneira não for de alta qualidade, você deverá filtrá-la adicionalmente. A rega é realizada pelo método da raiz.
Top vestir
O despertar da planta após a dormência no inverno ocorre no início de março; portanto, é nesse momento que os fertilizantes já podem ser aplicados ao solo que compensam a falta de nutrientes após o inverno. Uma excelente opção para formulações prontas serão preparações complexas para plantas com flores decorativas (por exemplo, Agricole, Forte, Etisso), com as quais o pachistachis pode ser fertilizado até o outono, com regularidade de uma vez por mês.
Ao mesmo tempo, tente não alimentar demais as plantas, porque um excesso de nutrientes é tão prejudicial para a flor quanto sua deficiência e, em alguns casos, pode até levar à morte do paquistache.
O uso de fertilizantes líquidos é realizado apenas na forma diluída e algumas horas após a rega, de acordo com uma certa distância da parte do caule. Se você derramar a solução muito perto da planta, poderá formar queimaduras nela.Importante! Os motivos para café e chá, contrariamente à crença popular, não têm valor nutricional para a flor; pelo contrário, quando são adicionados ao substrato em grandes quantidades, o equilíbrio alcalino pode ser perturbado com todos os problemas associados.
Poda
Todas as variedades de paquistache são caracterizadas por um crescimento bastante impressionante; portanto, ao crescer em casa, é simplesmente necessário fazer a poda. Na sua ausência, os brotos não apenas se esticarão, mas também serão expostos, colocando botões de flores apenas nas extremidades dos galhos. Obviamente, isso não afetará da melhor maneira as qualidades decorativas, para que você possa começar a podar a planta já quando ela atingir uma altura de 20 cm.Assim como no cultivo de outras flores de interior, nos estágios iniciais, o pachistachis belisca o ápice, o que deve limitar seu crescimento, além de estimular o crescimento de brotações laterais adormecidas. Dado que a vegetação ativa da flor cai na primavera, é aconselhável aparar a parte superior no final de fevereiro, para que, no momento do fluxo ativo da seiva, ele tenha tempo para se recuperar. Para obter uma coroa grossa e exuberante, além de remover a parte apical da parte principal, é recomendável beliscar as partes laterais.
Nos primeiros anos de paquistache, o procedimento de pinçamento é realizado 2 vezes por estação, e as plantas adultas com crescimento lento podem ser cortadas uma vez por ano - na primavera. Se você não prestar a devida atenção à questão do corte em tempo hábil, a flor perderá rapidamente seu efeito decorativo e somente uma limpeza profunda poderá salvá-la, até a remoção de brotos nos brotos axilares na parte inferior dos troncos.
Transplante
Recomenda-se que o paquistache seja replantado pelo menos uma vez a cada 2-3 anos, quando as raízes crescidas começarem a aparecer pelos orifícios de drenagem. Um novo vaso para a planta deve ser apenas 2-3 cm maior que o anterior, caso contrário, a umidade se acumulará no solo vazio. O momento ideal para o transplante é o início da primavera, ou seja, antes do início da floração da planta.
Vídeo: Cuidados com Paquistache
Como uma mistura de solo, você pode usar seu próprio substrato preparado a partir de partes iguais de solo frondoso, turfa, solo encharcado, húmus e areia grossa, que, depois de colocar a planta, recomenda-se molhar abundantemente.
A tecnologia do processo de transplante de paquistache é simples e envolve as seguintes etapas:
- Remova cuidadosamente a planta da panela velha, retire a camada superior do solo do sistema radicular e corte as raízes, removendo todas as áreas danificadas.
- Pegue uma panela nova, despeje uma camada de drenagem de 2 cm de seixo, cascalho ou argila expandida e, em seguida, uma pequena quantidade da mistura de solo preparada (é desejável que ela forme uma colina).
- Coloque uma planta dentro do recipiente, endireite as raízes e polvilhe com o restante da mistura do solo, batendo levemente.
- Regue abundantemente a flor e deixe-a em um local quente.
Você sabe A lista das plantas de interior mais úteis compiladas pelos fitoterapeutas inclui ficus, chlorophytum, gerânio, louro sempre-verde e aloe, que podem ser usados para melhorar a condição emocional e física de uma pessoa. Em particular, recomenda-se usá-los para fadiga crônica, resfriados e um sério estado emocional (neste último caso, os gerânios ajudarão melhor do que outros).
Reprodução
A reprodução da planta descrita pode ser realizada de duas maneiras: por estacas ou semeando sementes. A última opção consome mais tempo, razão pela qual muitos cultivadores de flores preferem cortar estacas. No entanto, independentemente da decisão tomada, para o sucesso do procedimento, você precisa conhecer todas as suas características.
Estacas
Para propagar o paquistache com estacas, as partes apical e média do caule são adequadas, desde que ainda não tenham conseguido adormecer. A colheita de estacas em casa é realizada na primavera, mas apenas para que cada cópia tenha pelo menos um par de folhetos.
As peças cortadas devem ser colocadas temporariamente em água morna e previamente purificada à temperatura ambiente. É melhor cobrir o recipiente com material de plantio com uma tampa ou esticar um filme sobre ele, para que a temperatura interna seja constantemente mantida dentro de + 22 ... + 25 ° C.
O cuidado com as estacas proporciona ventilação diária e pulverização dos topos com a mesma água morna. Se tudo for feito corretamente, depois de 10 a 15 dias, as raízes aparecerão no final dos segmentos. Depois disso, eles podem ser plantados em pequenos vasos cheios de terra para plantas adultas.
O transbordo de plantas jovens em recipientes permanentes de flores pode ser realizado na primavera do próximo ano.Importante! Para colocar um arbusto exuberante em uma panela, é melhor colocar 2-3 mudas e, assim que brotos jovens aparecerem, aperte as pontas para melhor ramificação.
Sementes
A reprodução do paquistache pelo método das sementes exigirá mais esforço do produtor. O material de plantio adquirido deve primeiro ser desinfetado em uma solução fraca de permanganato de potássio, depois seco e semeado em mudas preparadas, aprofundando o solo em cerca de 1 cm.O solo para mudas pode consistir dos mesmos componentes que o substrato para plantas adultas, o mais importante - pré-assar no forno.As sementes semeadas são cobertas com um filme e, nas primeiras semanas, são abertas apenas para arejar e pulverizar o solo. Será possível remover o abrigo após a emergência, adaptando gradualmente as plantas às condições ambientais. Após o aparecimento de 1-2 pares de folhas verdadeiras, as mudas são plantadas em vasos separados e continuam a crescer.
Possíveis dificuldades crescentes
O paquistachis não pertence a plantas de interior muito exigentes, mas isso não significa que, quando cultivado, os problemas possam ser evitados. Os mais comuns são a falta de floração, o desenvolvimento de doenças e a atividade de pragas, portanto, esses são os aspectos aos quais quero prestar mais atenção.
Não floresce
Para entender por que sua flor se recusa a florescer e o que fazer com ela, primeiro você precisa descobrir as possíveis causas desse fenômeno. De fato, a lista de necessidades da planta é pequena e inclui o seguinte:
- presença de iluminação intensa, condições de temperatura adequadas e umidade suficiente;
- proteção contra luz solar direta no verão e correntes de ar no período frio;
- rega e fertilizantes oportunos;
- transplante durante o crescimento do sistema radicular;
- ausência de doenças e pragas.
Doença
O paquistache adulto é altamente resistente a fungos e patógenos, e os problemas emergentes com folhas ou flores estão principalmente associados a cuidados e atividades de pragas prejudicados.Se você notar que o rizoma ou tronco próximo ao solo começou a desbotar ou ficar coberto com um revestimento incompreensível, provavelmente, o motivo é procurar com alta umidade. O mesmo se aplica a alterações em outras partes da flor: por exemplo, manchas nas folhas ou partes secas nos cantos podem indicar exposição à luz solar direta ou a correntes de ar.
Pragas
A atividade das pragas é mais frequentemente observada em plantas que, devido à violação das regras de crescimento, enfraquecem e não conseguem resistir. Ao criar o paquistache, você precisa estar preparado para o fato de que pulgões, ácaros e insetos da escamação podem se estabelecer nele. Não é difícil reconhecê-los, porque, em qualquer caso, a planta não será mais como antes.
Portanto, o líquido pegajoso nos brotos e a parte interna da placa da folha indicará a presença de guardas, a teia de aranha relatará a presença de um ácaro em diferentes partes da planta (posteriormente, os brotos são cobertos com pontos pretos) e a atividade do pulgão será notada em um revestimento esbranquiçado com traços de xarope doce.A lavagem regular da planta sob um chuveiro quente (até +45 ° C) e o uso de compostos inseticidas especiais, dos quais os mais eficazes são Actellik e Aktara, ajudarão na luta contra qualquer uma das pragas listadas. O procedimento de pulverização é realizado de acordo com as instruções na embalagem.
Você sabe Um papel importante na descoberta de compostos inseticidas foi desempenhado pelo químico alemão G. Schroeder, que em 1935 apresentou ao mundo o inseticida mais forte - organofosfato.
Presságios e superstição
Quase todas as plantas domésticas têm uma história interessante, frequentemente associada a crenças populares e certas superstições. O paquistache não foi uma exceção neste assunto, portanto, será interessante para cada produtor conhecer os seguintes sinais:
- se a planta torcer as folhas - prepare-se para perdas de material;
- o murchar sem causa de uma flor promete uma triste mensagem sobre um ente querido;
- luxuriante floração de paquistache - para harmonia e bem-estar da família;
- as plantas com flores do inverno prometem um casamento precoce ou reabastecimento na família.
Comentários
A experiência inestimável de uma florista familiar mostrou que, estrangulando o sapo e esquecendo de florescer por um ano, cortamos constantemente os paquistaches - formamos um arbusto e depois mantemos apenas esse estado - acredite, o prazer vale mais de 30 candelabros !!! E elas florescem por um longo tempo, especialmente porque cada ramo é cortado e dá uma nova prole.
deixa ondular devido à baixa umidade. O paquistache precisa de pulverização; eu o pulverizo com água fervida levemente quente quase todos os dias. Cor verde clara - falta de nutrientes, é necessário alimentar com qualquer fertilizante complexo. Eu o tenho agora floresce e florescerá quase até agosto. Eu aparei depois da floração, mas isso nem sempre é necessário.
irishka
https://forum.bestflowers.ru/t/paxistaxis-uxod-v-domashnix-uslovijax.1902/#post-22219