A criação de gado fornece todas as condições necessárias para o crescimento e desenvolvimento normais. Um dos fatores indispensáveis para o bem-estar dos animais é a alimentação completa. Animais de diferentes idades precisam de uma abordagem individual para a questão de sua nutrição, bezerros com até três meses de idade são considerados especialmente sensíveis ao equilíbrio alimentar.
O que é alimentação de bezerros
A ração composta, usada para alimentar bovinos jovens, é uma mistura equilibrada de nutrientes, que inclui alimentos ricos em proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais.
Importante! Em nenhum caso o colostro e o leite de vaca podem ser substituídos por alimentos combinados - isso leva ao atraso do desenvolvimento dos bezerros, ao ganho lento de peso e à baixa produtividade do leite na idade adulta.
Sua alimentação moderada, a partir da segunda semana de vida do bezerro, pode estimular o crescimento de vilosidades cicatrizadas e iniciar o processo de fermentação alimentar. O alto valor nutricional da ração aumenta a resistência ao estresse dos animais nas primeiras semanas de vida e fortalece sua própria imunidade.
O que está incluído no feed
Os produtos incluídos na alimentação para bovinos jovens variam de acordo com a forma de liberação e a finalidade da alimentação, mas, em média, são representados por tais unidades:
- grupo de grãos - milho, trigo, aveia, cevada;
- grupo protéico - feijão e legumes;
- ingredientes ásperos - feno, massa de palha;
- ingredientes de origem animal - farinha de peixe e carne e ossos, leite em pó;
- suplemento vitamínico e mineral.
Além disso, a composição da ração para bezerros pode incluir trigo, centeio, farelo de cevada, sal, leite em pó, destilaria de cerveja, silagem, melaço. Um pré-requisito para uma alimentação adequadamente formulada é um alto teor de carboidratos e uma baixa porcentagem (até 20%) de proteína.
Vantagens e desvantagens do uso de alimentação
Como qualquer outro tipo de alimento para gado, o alimento composto tem suas vantagens e desvantagens de uso.
- As vantagens deste tipo de nutrição são muito maiores que as desvantagens:
- Tem uma composição equilibrada - inclui todas as substâncias úteis, incluindo vitaminas e minerais necessários para o crescimento normal de animais jovens.
- Com um consumo mínimo de massa de ração, o animal oferece o máximo benefício, portanto, é considerado economicamente viável.
- A palatabilidade atraente da ração composta permite que os animais jovens alimentem os nutrientes que o animal se recusa a consumir em sua forma original. A mesma característica permite reduzir a perda de alimentação durante sua distribuição.
- Fácil de dosar devido à estrutura granular ou briquetada.
- É altamente digerível - os nutrientes beneficiam os bezerros ao invés do trânsito.
- Aumenta a imunidade dos animais jovens e, ao mesmo tempo, sua resistência a doenças e tensões infecciosas.
- É seguro do ponto de vista higiênico - não contamina os alimentadores, não contribui para o desenvolvimento da microflora de terceiros e é mais fácil de limpar.
- Fácil de transportar, mantém suas propriedades úteis por um longo período de tempo, mesmo em condições adversas de armazenamento (alta umidade, mudanças bruscas de temperatura).
- As desvantagens desse tipo de feed são muito menores:
- Custo de compra relativamente alto.
- A dificuldade de atingir proporções ideais com a auto-preparação de misturas.
- A ocorrência de distúrbios digestivos em bezerros com a introdução prematura de ração animal na dieta.
Variedades de ração
Um feed de combinação equilibrada tem várias formas de liberação, também é dividido de acordo com sua finalidade funcional. É importante alimentar os bezerros destinados a eles em diferentes faixas etárias dos bezerros.
Você sabe A carne mais cara do mundo é a carne de vacas japonesas da raça Vagyu - o custo de um quilograma de filé é de cerca de quinhentos dólares. Pedaços de lombo especialmente valiosos custam mil dólares por um bife. Gado Vagyu mantido em condições especiais - são alimentados com as melhores ervas macias, são bebidos com cerveja ao vivo e são feitas massagens para melhorar a massa muscular.
De acordo com a forma de liberação
A estrutura do feed é um dos principais parâmetros segundo os quais é classificado. Dependendo da forma da liberação, os seguintes tipos de feed são diferenciados.
Loose
Esta mistura é triturada para um estado condicionalmente uniforme, que inclui componentes típicos da dieta de bovinos jovens. A composição dos alimentos para animais a granel pode incluir legumes, bagaço de óleo, farinhas de carne e ossos, palha, feno, cereais, melaço, suplementos vitamínicos e minerais.A quantidade desses componentes é calculada com base em dietas especialmente formuladas, cuja estrutura qualitativa depende da idade, objetivo e sexo do gado.
A alimentação a granel, por sua vez, é dividida em massas de moagem grossa, fina e média. É considerado o mais econômico, já que a tecnologia para sua preparação é muito simples.
Deve-se observar que, se o custo da ração a granel exceder o custo dos briquetes ou pellets, a qualidade desta última não será alta o suficiente e não será recomendável usá-la na alimentação de animais jovens.
Ração granulada
É solto pressionando grânulos cilíndricos do mesmo tamanho. Dependendo da faixa etária a que o alimento se destina, o tamanho do grânulo pode variar de 0,4 a 2 cm.
- Esta espécie tem um grande número de vantagens em relação à solta:
- É facilmente transportado e está sujeito a armazenamento prolongado;
- pode ser distribuído por um alimentador automático;
- mantém a uniformidade e a distribuição uniforme de todos os ingredientes, enquanto a folga no devido tempo é classificada em frações de vários pesos;
- tem uma porcentagem menor de perdas - praticamente não dorme o suficiente dos alimentadores;
- é facilmente adquirido pelo crescimento jovem;
- devido ao tratamento térmico e mecânico, é liberado o corpo estranho e a microflora estranha, o que pode prejudicar os animais.
Importante! O uso de ração animal e suplementos vitamínicos e minerais pode aumentar o ganho de peso do gado em 20–25% Portanto, a condição de abate em bovinos não ocorre aos 16 meses, como na engorda com ração natural, mas aos um ano de idade.
Briquetado
Essa subespécie de ração é muito maior que os pellets e é prensada em placas retangulares. Aproximadamente 50% desse alimento é composto de componentes grosseiros - feno, palha, a outra metade é representada por ingredientes de grãos, produtos de origem animal.
Melaço também é usado, que mantém juntos os componentes dos briquetes. Antes de alimentar, os briquetes de gado precisam ser esmagados e, em alguns casos, encharcados, mas ao mesmo tempo são armazenados e transportados melhor do que outras formas.
Alimentação composta para a finalidade pretendida
Dependendo da finalidade pretendida, vários grupos de ração para gado são distinguidos. Alguns deles são alimentos completos para consumo diário, outros são utilizados como aditivos que aumentam o valor nutricional do alimento principal.
Completo (PC)
Trata-se de uma mistura completa de ração com uma composição complexa, fornecendo ao animal todos os nutrientes necessários. A base dessa mistura são produtos de cereais que fornecem alto valor energético da ração com uma pequena gravidade específica.
As rações pré-iniciadoras são consideradas como ração completa, permitindo aumentar o tamanho do rúmen e criar condições favoráveis para o desenvolvimento da microflora do estômago de animais jovens.
Esta categoria também inclui alimentos para iniciantes, produtores e finalizadores, que são usados dependendo do período de crescimento do animal. A principal desvantagem desse tipo de mistura é o alto custo - o benefício financeiro de alimentar o gado com ração completa será visível apenas na compra a granel.
Concentrado (K)
Como aditivo à dieta principal, as misturas concentradas são compostas por componentes de grãos e saturadas com suplementos vitamínicos e minerais. Os concentrados são introduzidos na dieta para fortalecer a imunidade dos bezerros, acelerar seu crescimento e são divididos em alto teor de proteínas e carboidratos, dependendo da composição.
Os alimentos proteicos são baseados em legumes e ervas, farelo de feijão e farelo de oleaginosas. Os carboidratos, pelo contrário, consistem em componentes de grãos - milho, produtos de trigo e cevada.
Apesar da composição equilibrada, o uso de concentrados como única fonte de nutrição não é permitido. Os animais que têm excesso de concentrados em sua dieta ganham um ganho de peso saudável e problemas gastrointestinais, portanto devem ser misturados com forragem, silagem.Além disso, recomenda-se que os concentrados sejam pré-preparados por imersão em água morna para inchar, e somente depois aos bezerros, uma vez que a cicatriz ainda não está adaptada para a digestão de fibras grossas.
Você sabe A maior vaca do mundo, apelidada de Nickers, vive em uma fazenda australiana - a partir de 2018, o peso do animal era de 1,5 toneladas e a altura - quase 2 metros. O proprietário Nickers decidiu não dar o animal majestoso ao matadouro, então agora uma audiência de toda a Austrália está dando uma olhada na vaca recorde.
Misturas de ração
Eles representam uma dieta saudável completa para bovinos jovens, que pode ser obtida mesmo misturando concentrados com uma base áspera. De acordo com os padrões, a composição de tais misturas inclui vários concentrados, fibras, melaços e leveduras.
Esse alimento é considerado completo e não requer nenhuma inclusão adicional na dieta, exceto para as raízes cozidas.
Grandes complexos pecuários geralmente preparam suas próprias misturas, levando em consideração as necessidades individuais de cada rebanho.
A composição da mistura deve ser equilibrada para todas as substâncias animais necessárias e, para isso, é necessário compilar tabelas especializadas de walkie-talkie, por isso é recomendável que criadores novatos de gado comprem produtos acabados de grandes produtores de alimentos para animais.
Aditivos (BVD)
Os suplementos de vitaminas e proteínas são usados para enriquecer a dieta do bezerro com os nutrientes necessários para seu rápido crescimento. Do peso total da dieta, esses aditivos geralmente compreendem um quarto ou um quinto, dependendo das necessidades do animal. É proibido alimentar animais jovens por até três meses ao BVD.
Pré-misturas (P)
Existem pré-misturas simples e complexas. Simples incluem minerais, vitaminas e suplementos mistos. O complexo, por sua vez, pode ser usado para enriquecer a ração com enzimas, pró e prebióticos, sorventes e até aromas para aumentar a atratividade nutricional da ração.
Normalmente, as pré-misturas incluem uma base absorvente, como farinha de ervas, fermento, bolo de óleo e um suplemento dietético, que determina o objetivo da pré-mistura.
Devido à atividade das pré-misturas, sua fração de massa na dieta não deve exceder 1% da massa total de alimento. Suas qualidades negativas são devidas à complexidade da dosagem em relação às necessidades dos animais jovens. Recomenda-se que bezerros com até 6 meses de idade ofereçam pré-misturas em uma quantidade de 50% da norma dos animais adultos.
Como fazer ração caseira para bezerros com suas próprias mãos
Dado o custo relativamente alto dos alimentos prontos, muitos agricultores privados preferem cozinhar os alimentos. Existem certas receitas segundo as quais você pode coletar uma mistura adequada para alimentar os bezerros:
- aveia - 40%;
- cevada - 30%;
- trigo - 5%;
- ervilhas ou soja - 5%;
- farelo de girassol - 16-18%;
- levedura forrageira - 1%;
- giz - 1%;
- sal de mesa - 0,5%;
- pré-mistura "PKR1" - 0,5%.
Importante! Ao contrário de outros animais de fazenda, o gado é despretensioso às condições de criação, mas a qualidade e o equilíbrio dos alimentos têm uma grande influência sobre eles.
Os proprietários que não têm tempo ou capacidade para preparar misturas complexas e calcular a porcentagem de seus componentes podem usar uma receita mais simples:
- milho - 35%;
- aveia, trigo, cevada em proporções iguais - 35%;
- farelo de feijão - 25%;
- suplementos vitamínicos e minerais - 5%.
Como os estômagos dos bezerros com um mês de idade e mais cedo ainda não foram formados, a alimentação deve ser pré-processada - para esse fim, é usado um triturador doméstico de 20 a 25 kg. Se o agricultor planeja produzir farinha e feno de forma independente e alimentar pellets, ele terá que comprar um granulador, secador e prensa de óleo.
Do ponto de vista dos benefícios econômicos, recomenda-se comprá-lo em um conjunto de 3 a 4 fazendas.
De que idade e como dar ração composta aos bezerros
Durante a primeira semana, os animais jovens devem comer exclusivamente colostro e leite. A partir do oitavo dia de vida, um pré-iniciador é introduzido na dieta, que é embebida em um estado mole - grânulos e forma solta.
Se o proprietário não puder se dar ao luxo de manter os bezerros no fermento e no fermento, então, como aditivo, é usada a geleia de aveia, preparada a partir de aveia achatada (o chamado "Hércules"). As primeiras porções devem estar dentro de 0,2 kg / dia, depois os volumes devem ser aumentados gradualmente para 2,5 kg / dia até a sexta semana de vida.
Depois de atingir a tenra idade de um mês, ele começa a receber feno macio, concentrados secos e raízes cozidas. Até os 3 meses de vida, a alimentação de novilhas e gobies é a mesma.
Em seguida, são divididos em dois rebanhos e engordados, levando em consideração a estimulação da produtividade do leite ou o ganho de peso - aqui se concentram, misturas em tempo integral do tipo Grover (para animais que engordam) começam a ser utilizadas.
A alimentação de bovinos jovens deve ser realizada de acordo com os padrões nutricionais estabelecidos. Desde tenra idade, os animais devem receber uma dieta excepcionalmente equilibrada para atender às necessidades de nutrientes, vitaminas e minerais.