As primeiras fazendas de bioenergia foram abertas no Oblast de Ternopil, que ajuda as comunidades territoriais a usar matérias-primas locais e biomassa cultivada especialmente para gerar calor e eletricidade. Isto foi afirmado pelo chefe do departamento do Instituto de culturas de bioenergia e beterraba Mikhail Gumentik.
Segundo Mikhail, a energia é um protótipo de uma fazenda. Sua diferença é que essa economia terá como objetivo o cultivo adequado de energia.
Ele está confiante de que fazendas desse tipo se desenvolverão. E tentativas semelhantes já existem não apenas na região de Ternopil, mas também nas regiões de Vinnitsa e Kharkov.
“Para iniciar esse negócio, é claro, devemos prestar atenção não apenas ao cultivo, mas também ao uso da instalação. Se hoje temos uma pequena escola de 2 a 3 mil metros quadrados - para essa área precisaríamos de 10 a 20 hectares de colheitas de energia. Durante o ano, é um ciclo tão completo de cultivo e uso ”, afirmou Gumentik.
Segundo ele, hoje o mais prático de usar são as culturas de árvores como salgueiro e choupo. As fazendas de energia são pequenas fazendas privadas que se combinam em empresas de bioenergia.
Eles também introduzem tecnologias ambientalmente amigáveis, integram as chamadas biopreservas no sistema agrícola existente - o uso de resíduos econômicos na agricultura e pecuária para posterior utilização, processamento como energia e outros tipos de matérias-primas renováveis.