Titanopsis é uma planta em miniatura "verruga" da família suculenta, que pode ser encontrada frequentemente em lojas de flores. O que se sabe sobre esta incrivelmente bela "flor de pedra"?
Convidado africano
Parentes e vizinhos desta planta incrível em nosso planeta são os habitantes dos desertos da África e da Namíbia, "pedras vivas" litops e argyroderma.
"Limão assim"
Titanopsis foi descoberto pelo famoso botânico sul-africano Rudolf Marlot em 1907. Em uma expedição regular no deserto, Marlot acidentalmente se apoiou na mão, esmagou-a e só então percebeu que era uma planta viva, não um pedaço de calcário em abundância nas proximidades.Então, o nome genérico titanopsis apareceu, das palavras gregas titanos “lima, gipsita” e opsis "semelhante". Agora, no gênero, existem de 4 a 8 espécies indistinguíveis.
O pote para titanopsis não deve ser tomado muito baixo - no chão, em titanopsis, a raiz, que requer um certo espaço.
Retenção de umidade
Para criar esse "bebê", você precisará de uma mistura de terra com húmus, areia e pedrinhas. Se for possível obter uma concha, tijolos quebrados ou calcário - use-os. Em uma palavra, todos os materiais que não alimentam e não retêm água. E, como sempre para cactos, polvilhe a terra com seixos por cima.
Muito sol - um pouco de água!
A raiz da titanopsis é essencial, portanto não compre pratos pequenos. E, no entanto, a raiz não suporta superaquecimento - organize uma boa drenagem! A combinação de uma grande quantidade de sol e escassa rega permitirá que a planta se expresse mais plenamente, preservando a suculência e a compacidade.
A combinação de uma grande quantidade de sol e escassa rega permitirá que a planta se expresse mais plenamente, preservando a suculência e a compacidade.
Sudoeste
O lado em que seu cacto será exibido, escolha o sul ou o sudoeste, com iluminação suficiente. Se houve poucos dias de sol durante todo o inverno, a fim de evitar queimaduras, com o advento da primavera, sombreie a planta.
Modo de temperatura
Titanopsis não tem medo de diferenças de temperatura. Eles são capazes de suportar flutuações de + 40 ° C a geadas. Temperaturas mais baixas não têm medo deles, desde que estejam completamente secos. Mas no inverno, é melhor garantir uma temperatura de pelo menos + 12 ° C.
"Pedra" florescendo
A floração começará no final de agosto, quando pedúnculos com brotos cobertos de papilas começam a aparecer do centro da saída. Com uma inspeção rápida, eles podem ser confundidos com novas folhas. Mas isso não é surpreendente, eles são apenas disfarçados de pedras.
Titanopsis pode suportar uma ampla faixa de temperaturas - de calor de 40 graus a geadas de curto prazo
As próprias flores têm o tamanho de uma cereja, amarela. Essas "margaridas" abrem apenas sob luz solar intensa e florescem por vários dias. Não se surpreenda se o tempo estiver nublado, à noite ou de manhã, eles serão "inacessíveis" aos olhos de seus convidados. Então, essas migalhas são organizadas, porque elas precisam se adaptar aos fenômenos naturais.
Questão de reprodução
Titanopsis pode ser propagado por sementes ou divisão de plantas crescidas. Cada divisão deve ter raízes. Pode ser ligeiramente seco ou plantado imediatamente em um substrato seco com alto teor de areia.
Transplante
O momento mais adequado para um transplante é de julho a agosto. Você pode usar alimentação especial para cactos, vendidos em lojas de flores.
Titanopsis pode ser propagado por sementes ou divisão de plantas crescidas.
Modo ativo
A partir da segunda metade do verão, a titanopsis passa do modo de espera para o ativo. Ao mesmo tempo, são regadas, mas não em abundância, e, é claro, secando o solo.