Variedade de pimenta A ternura pode ser encontrada em parcelas pessoais. Foi criado em 1982 na Rússia, por isso é perfeito para crescer em nossas latitudes.
Descrição e características da variedade
Os arbustos de pimenta A ternura atinge um tamanho considerável, às vezes pode crescer até 140 cm.A planta possui uma haste central maciça, da qual existem galhos exuberantes. As folhas são de tamanho médio.
Essa variedade é considerada meio-precoce, portanto, desde o momento da germinação das sementes até o amadurecimento dos frutos, passam cerca de 115 dias. Mas se você observar as condições mais favoráveis para o cultivo, esse período poderá ser reduzido para 90 dias.
Uma quantidade abundante de vegetação em uma planta requer cuidados constantes e a formação de um arbusto. O número de culturas depende disso. Se você deixar a pimenta crescer por conta própria e não lidar com ela de perto, a partir de uma planta você poderá obter até 1,5 kg de frutas. Mas se você decidir cuidar adequadamente da pimenta e limpar a sarça a tempo, o rendimento poderá aumentar várias vezes e o tempo de amadurecimento das frutas será acelerado.Você sabe Por propriedades, o pimentão se assemelha ao chocolate. Graças a ele, o corpo libera endorfinas no sangue.
Para doenças e pragas, a pimenta Ternura é imune, mas não para todos. A poda oportuna ajudará a proteger a planta de efeitos indesejáveis, graças aos quais o arbusto será melhor ventilado. Mas, ao mesmo tempo, a fábrica tolera notavelmente mudanças no clima e nas temperaturas, e o frio não a afeta.
Prós e contras da variedade
- Entre as vantagens da variedade, os jardineiros observam as seguintes qualidades:
- alta produtividade. Durante a temporada, com muito cuidado, você pode coletar cerca de 2,5 kg de pimentão;
- a variedade amadurece muito cedo;
- bom gosto;
- frutas podem ser consumidas frescas e adicionadas a vários pratos. No inverno, pode ser armazenado como preservação ou congelado;
- resistente a muitas doenças;
- a planta não precisa ser amarrada a um suporte; além disso, é adequada para o cultivo no jardim e na estufa;
- sabor delicado e suculento de frutas;
- paredes grossas de frutas, o que as torna adequadas para recheio.
As frutas possuem uma grande quantidade de vitamina C, que permite ao organismo receber as substâncias necessárias para manter os tecidos jovens e fortalecer a imunidade. Os frutos desta variedade ajudam a melhorar a digestão e a função cardíaca.
Devido à composição vitamínica da fruta, esta pimenta é capaz de afetar beneficamente o sistema nervoso. Se você introduzir pimenta em sua dieta diária, ajudará a diminuir o colesterol e a pressão arterial.
Este produto possui um teor calórico bastante baixo. 92% do feto é água e apenas 0,1% é gordo. Além da vitamina C, a composição das frutas também inclui as vitaminas C, A, E, B3, B5, B6, além de elementos químicos: Mg, Ca, K, Na, P.
Não há desvantagens especiais nessa variedade; seu único menos pode ser chamado de exatidão da umidade. A variedade não tolera a seca e a umidade excessiva; portanto, é necessário monitorar claramente o regime de rega.
Datas e regiões ideais para a colheita
Você precisa semear pimenta em meados de fevereiro. Se você decidir plantar em uma estufa, precisará semear 60 a 80 dias antes desse momento. Quando as 2 primeiras folhas são formadas na planta, você já pode mergulhar na pimenta. Em uma estufa de 1 m², não há mais que 6 arbustos. Quando os primeiros ramos começam a aparecer nas laterais, durante esse período já é possível iniciar a formação de um arbusto.
Nos anos em que a variedade foi criada, o pimentão podia ser cultivado exclusivamente no clima do sul. Mas, graças aos esforços dos criadores, a variedade de ternura tornou possível para os jardineiros e mais regiões do norte o cultivo dessa cultura. A variedade é capaz de crescer tanto em curtas quanto longas horas de dia, tolerando mudanças de temperatura, até o gelo. Ele tolera baixas temperaturas.
As propriedades únicas da variedade permitem que os jardineiros a cultivem, mesmo em áreas de agricultura de risco. As recomendações do fabricante não indicam as recomendações para o cultivo da ternura nas regiões sul.
Isso aconteceu devido ao fato de que, para esse clima, existem muitas outras variedades de qualidade inferior. Recomenda-se plantar um terninho de pimenta doce nas regiões norte, embora, de fato, seja adequado para uma zona quente.Importante! Em climas frios, recomenda-se que os arbustos sejam colocados sob um filme, o que ajudará a aumentar a quantidade de rendimento e ajudará a planta a tolerar melhor as diferenças nas temperaturas diurnas e noturnas.
Cultivo de cultura
Essa variedade de pimenta deve ser transferida para o campo aberto apenas na forma de mudas, pois exige o plantio já no final de fevereiro, mas em nosso clima a terra ainda está congelada demais.
Mudas
Antes da semeadura, as sementes devem ser tratadas com uma solução fraca de permanganato de potássio. E também selecione e descarte amostras danificadas e deformadas. Mergulhe em uma solução desinfetante é recomendado por cerca de 20 minutos.
Em seguida, devem ser colocadas em um tecido natural, ligeiramente saturado com água limpa, e colocadas em um local quente por 17 dias, para que as sementes germinem. Às vezes, os jardineiros se infiltram nas sementes com estimulantes do crescimento.
Cada semente precisa ser plantada em um copo separado ou em outro recipiente. O solo deve ser preparado com antecedência adicionando fertilizantes naturais e bem solto. Como cobertura, você também pode usar a ferramenta "Kemira Lux".
Para melhorar as plantas já tomadas em campo aberto, as mudas podem ser periodicamente colocadas sob uma janela para endurecer. Ao mesmo tempo, inicialmente esses procedimentos devem durar 5 minutos e, no futuro, o período é aumentado para 20 minutos.
As mudas devem estar em recipientes para crescer por mais de três meses. Na região sul, a cultura é plantada na primeira quinzena de maio. Nas regiões do norte, é melhor esperar até o início de junho.
Aterragem
Vale a pena transferir a cultura para o solo após o término de todas as geadas, porque, apesar da resistência da variedade, o crescimento jovem ainda não teve tempo suficiente para endurecer e pode morrer. Antes disso, é necessário cultivar bem o solo, soltá-lo e limpá-lo dos detritos. A temperatura da terra deve ser de pelo menos + 15 ° C.
Os jardineiros precisam lembrar que a pimenta não pode ser plantada no solo em que as plantas solanáceas cresceram. Além disso, areia, húmus e estrume devem ser adicionados ao solo. Os arbustos devem estar a uma distância de 40 cm um do outro.
As folhas da planta não devem estar muito altas acima da superfície do solo, literalmente alguns centímetros. Após o plantio, as plantas precisam ser regadas.
Cuidados com as plantas
A rega da colheita é realizada com frequência, mas você deve tentar não derramar água sobre os verdes. A água para irrigação deve estar na mesma temperatura do ar. Para uma melhor qualidade da irrigação, jardineiros experientes recomendam fazer sulcos entre as fileiras, nas quais é necessário derramar água. Palha ajuda no cultivo de pimentas. Protege as plantas do aparecimento de ervas daninhas e restringe a umidade.
Importante! Você precisa ter cuidado com a quantidade de umidade, pois tanto a falta quanto o excesso podem levar à queda de folhas, inflorescências e rigidez do caule.
Não devemos esquecer a cobertura. Para fertilizar a safra, é recomendável criar adubo com água na proporção de 1 a 10, você pode adicionar mais fertilizantes contendo potássio e fósforo. Mas com fertilizantes, é importante não exagerar.
A ternura é uma variedade no meio da temporada, por isso é necessário remover o excesso de verduras antes mesmo do garfo. Quando o arbusto atinge 30 cm de altura, recomenda-se beliscar a planta. Do mato você pode remover não mais que 2 folhas, mas é recomendável deixar o ovário em até 15 peças.
Se o arbusto estiver repleto de frutas, é recomendável remover os pimentões já em um estado de maturidade técnica. Eles podem amadurecer em um local quente e seco. Recomenda-se que frutas maduras sejam aplicadas em alimentos ou pratos. Não é recomendável plantar tomates e pimentas ao lado desta cultura, caso contrário, a ternura pode ficar empoeirada e amarga.
Pragas e doenças
Essa variedade é considerada uma das mais resistentes a doenças e ataques de pragas. No entanto, ele não possui imunidade absoluta, portanto, requer cuidados especiais.
Na maioria das vezes, os pimentões são afetados:
- praga tardia;
- verticilose;
- podridão branca.
Você sabe A pimenta é frequentemente usada em cosmetologia. Seu extrato faz parte de máscaras faciais usadas na limpeza da pele.
Para proteger as plantas dessas doenças, é necessário aplicar medidas preventivas:
- a colheita, a preparação e o afrouxamento do solo devem começar já no outono;
- é necessário separar as sementes e tratá-las com um desinfetante;
- tente plantar pimenta longe de outras culturas;
- Um fator importante na manutenção da saúde do pimentão é a remoção precoce de ervas daninhas, a partir do momento em que a primeira grama aparece no canteiro;
- categoricamente não regue a cultura com água fria;
- como fertilizante para pimentas, a cinza da madeira é bem utilizada, que pode ser espalhada no chão ao redor do arbusto;
- remoção oportuna dos vegetais afetados.
Outro perigo à espera das pimentas durante o crescimento são as pragas. Especialmente eles atacam plantas em uma estufa.
Ou seja, os pimentões estão sujeitos a:
- Tle. Para se livrar desse inseto, recomenda-se que os arbustos sejam tratados com inseticidas.
- Lesmas. Eles podem ser montados à mão ou armadilhas especializadas podem ser colocadas ao redor do perímetro da cama. Para prevenção, é bom usar salsa ou mostarda, que são semeadas entre as fileiras.
- Besouro de batata do Colorado. Também pode ser coletado dos arbustos manualmente. Para que o besouro não ataque a cultura, não é recomendável cultivar batatas ou tomates nas proximidades.
- Ácaro. Essa infestação ajuda a eliminar a infusão de alho ou cebola com a adição de sabão líquido.
Coleta e armazenamento do feto
Os frutos podem ser colhidos até 70 dias após o plantio. Eles podem ser coletados em maturidade técnica e biológica. Os primeiros frutos amadurecem em agosto e a coleta continua até a geada.
A colheita é geralmente feita simultaneamente com berinjela e tomate. Você pode remover os pimentões do mato a cada 6-8 dias. Recomenda-se cortá-los juntamente com o pedúnculo, para que os pimentões sejam melhor armazenados. Ao colher, é importante fazê-lo com cuidado, caso contrário, poderá danificar a planta.
Se comermos a colheita para produzir mais tarde do que o esperado, o crescimento das seguintes frutas diminuirá. Para a temporada, essas taxas podem ser de cerca de 5. Antes da geada esperada, é recomendável remover todos os pimentões. Com armazenamento adequado, eles podem mentir por cerca de um mês.
Se essas condições não forem atendidas, os pimentões desaparecerão em alguns dias:
- É melhor deixar as frutas na geladeira e os pimentões com danos técnicos devem ser consumidos imediatamente.
- Você pode armazenar em caixas, sacos, caixas e outros recipientes. É melhor colocar a colheita em sacos plásticos, para que dure mais tempo.
- Os pimentões também podem ser congelados colocando-os em polietileno ou caixas em várias linhas em uma prateleira. A temperatura de armazenamento não deve ser inferior a 10 ° C.
- Um vegetal pode ser armazenado em papel por até 1,5 meses.
- É importante lembrar que os pimentões podem absorver facilmente os odores, portanto, tente mantê-los longe de suas fontes. Os recipientes de pimenta devem estar limpos.
Essa é uma cultura universal que possui muitos métodos de armazenamento. Assim, o pimentão pode ser seco, cozido, enlatado, adicionado a saladas, frito, feito caviar e purê de batatas. Pimentos enlatados são um bom lanche para a mesa, mas após o congelamento podem ser adicionados a sopas e acompanhamentos.
Grade Ternura é capaz de crescer mesmo nas condições climáticas mais difíceis. Embora tenha sido criada há muito tempo, não é de forma alguma inferior a outras variedades mais modernas. Portanto, para o cultivo, especialmente em regiões frias, é o mais bem sucedido.