O pelargonium ou o gerânio é uma planta caseira que requer um transplante frequente. Na estação fria, é cultivada em casa e no calor - é movida para o campo aberto. Para que as plantas possam se desenvolver completamente e se enraizar rapidamente em um novo local, você precisa seguir as regras da tecnologia agrícola e fornecer todo o cuidado após o transplante.
Quando posso transferir gerânios?
O transplante pode ser planejado e não programado. No primeiro caso, é realizada em maio e setembro. De acordo com o calendário lunar, um transplante é necessário quando a lua crescente passa para o signo de Dev.
Um transplante não planejado é realizado não dependendo da fase lunar e da época do ano, mas se necessário:
- esgotamento do solo - provoca queda de brotos, fraca formação de ovários;
- quando as raízes trançavam todo o pedaço de terra;
- quando a podridão radicular aparece como resultado do alagamento;
- 4 semanas após a compra de uma nova fábrica.
Importante! O transplante de gerânio não é realizado durante a floração e no inverno. Se a planta foi comprada no inverno, ela é transplantada não em um mês, mas na primavera, quando sai do estágio inativo.
Condições necessárias para transplante e posterior cultivo
Um transplante ao ar livre terá sucesso a uma temperatura média diária de +18 ... + 25 ° C, quando a Terra estiver aquecida a +10 ... + 12 ° C. Em casa, o transplante é realizado à temperatura ambiente. Se o cultivador de plantas não planeja mover o gerânio para o campo aberto na primavera, você não pode transplantar as plantas, mas adicione solo nutritivo à panela.
Os gerânios precisam de muita luz, por isso é melhor colocá-lo em casa, no parapeito da janela sudeste, em terreno aberto - no lado leste do local, ao lado de árvores e arbustos. As plantas não toleram correntes de ar, mas exigem ventilação. Os gerânios precisam de umidade moderada na faixa de 50 a 60%.
Como iniciar um transplante
Tendo comprado uma nova planta, ela deve ser transplantada. Faça isso um mês depois para dar a oportunidade de se adaptar ao novo clima. Você precisa iniciar o transplante com a seleção da capacidade do volume correto e a preparação do solo nutriente.
Todo o tempo antes do transplante, o novo gerânio é mantido separadamente de outros representantes da flora da casa, a fim de reduzir o risco de propagação de fungos e pragas.
Seleção de capacidade
Ao escolher um tanque, você deve prestar atenção a:
- material
- tamanho.
Em recipientes largos, as plantas não florescem, pois todas as forças são direcionadas ao desenvolvimento de rizomas. Em recipientes profundos, as camadas inferiores do solo secam por um longo tempo após a rega, o que é repleto de aparência de podridão das raízes. O diâmetro e a profundidade ideais do vaso devem exceder o diâmetro e o comprimento da raiz em combinação com um pedaço de terra de 3 a 5 cm.
Importante! Um recipiente de plástico não se encaixa nos gerânios, pois o material não retém bem o calor e permite a passagem do frio. Outra desvantagem do plástico é a retenção de umidade, o que leva à deterioração do sistema radicular.
Requisitos do solo
Não há requisitos especiais de solo para o cultivo de pelargonium. A terra deve estar suficientemente frouxa e bem drenada.
Opções ideais:
- uma mistura de substrato universal com perlita, vermiculita e areia na proporção de 1: 0,5: 0,5: 0,5;
- terra de jardim debaixo de arbustos ou árvores;
- solo de folhas de grama em combinação com areia e húmus na proporção de 1: 1: 0,5.
Um pré-requisito é a desinfecção do solo. Isso pode ser feito fritando-o no forno ou derramando-o com uma solução de cinzas quentes (200 g / 5 l de água). A segunda opção permite não apenas desinfetar o solo, mas também enriquecê-lo com nitrogênio, necessário para as plantas na fase de adaptação.
Como transplantar gerânio
Para reduzir o risco de trauma no sistema radicular, 2 horas antes do transplante, umedeça o caroço de terra. Após umedecer, o solo não deve grudar nas mãos. Todas as manipulações devem ser realizadas com luvas. Se for necessário remover folhas ou raízes danificadas, use uma faca afiada ou uma tesoura desinfetada com álcool.
Aterragem em campo aberto requer preparação prévia. Durante a preparação do local para o outono, você precisa cavar a terra, adicionar 10 kg de húmus e 20-30 g de superfosfato por m² e depois cavar novamente. Na primavera, você precisa desinfetar o solo com uma solução de sulfato de cobre, depois de 3 dias cavar o solo e fazer fertilizantes de maneira semelhante.
Em outro pote
Instruções passo a passo para transplantar pelargonium em outro vaso:
- Prepare as plantas e o solo.
- Desinfete a panela com solução a 1% de sulfato de cobre e seque.
- Encha o recipiente 1/4 com argila expandida ou espuma triturada.
- Coloque uma camada de solo.
- Transfira cuidadosamente a planta para uma panela nova.
- Alinhe no pescoço basal.
- Polvilhe com o solo e despeje com água morna e assente.
- Retire as plantas em sombra parcial por uma semana.
Se a podridão das raízes foi encontrada durante o transplante, é necessário eliminar o nódulo de barro e remover os danos. Em seguida, as raízes devem ser lavadas em água corrente e imersas por uma hora em uma solução de manganês. Depois de secas as raízes, as plantas mergulham em uma nova panela. Após 3 dias, o tratamento fitoterápico é realizado de acordo com as instruções.
Em campo aberto
A sequência de operações ao transplantar em campo aberto:
- 2 semanas antes do plantio, comece a endurecer as plantas, levando-as ao ar livre por 1-2 horas por dia, aumentando gradualmente o intervalo de tempo para 24 horas;
- acidificar o solo da parcela com sulfato ferroso à taxa de 10 g por 10 litros de água, desenterrá-lo;
- após 2 semanas, faça uma marcação para os caroços de plantio, de modo que entre as plantas haja uma distância de 20 a 30 cm (o tamanho da cova deve exceder o tamanho das raízes juntamente com o caroço de terra em 5 a 7 cm);
- no fundo do poço, havia uma camada de areia misturada com argila expandida, depois uma camada de turfa e uma camada de solo nutriente;
- transbordar as plantas para as plantações, preencher as lacunas com nutrientes do solo e água;
- Nos primeiros 5 a 7 dias, crie sombreamento de alta qualidade para as plantas.
Vídeo: Transplante de gerânio em campo aberto
Da rua para o pote
No outono, de setembro a outubro, dependendo do clima da região, as plantas começam a ser transplantadas de volta para os vasos e transferidas para a casa.
Faça o seguinte:
- preparar tanques e solo com antecedência;
- despeje o solo quente algumas horas antes do transplante;
- coloque argila expandida no fundo da panela e faça uma almofada de areia;
- desenterrar plantas, escovar o solo, verificar o sistema radicular quanto a danos;
- distribua cuidadosamente o rizoma sobre o recipiente, coloque os pedaços de espuma em um círculo;
- nivele a planta para que o caule fique no solo no mesmo nível do terreno aberto;
- cubra as raízes com solo e água;
- nos primeiros 2-3 dias, você pode segurar a panela em uma área aberta à sombra;
- no 4º - 5º dia, transfira os contêineres para a casa para um local permanente;
- aparar encurtando os brotos para 20 cm.
Você sabe O gerânio pode ser usado como uma planta inseticida, plantada ao lado de cerejeiras. Seu cheiro repele pulgões e moscas de cereja.
Cuidados posteriores após transplante
Os primeiros 7 dias após o transplante das plantas não podem ser perturbados. Assim que o gerânio se adapta às novas condições, ele precisa criar um microclima confortável e fornecer nutrição suficiente.
Rega e alimentação
Durante os primeiros 2 meses após o transplante, as plantas têm nutrientes suficientes no solo. A rega é realizada a cada 2-3 dias após a secagem da camada superior do solo. A temperatura da água deve ser de pelo menos +20 ° C. A pulverização de pelargonium é contra-indicada.
Após o transplante de campo aberto, a cobertura não é feita durante o inverno. A rega é realizada uma vez a cada 7 dias. Após o transplante em campo aberto ou quando o tanque é substituído por um tanque grande, a cobertura começa a ser aplicada após 2 meses. As plantas precisam de potássio e fósforo.
Esses elementos fornecem floração abundante. Você precisa fazê-los uma vez por mês. O monofosfato de potássio é adequado. 10 g de fertilizante são diluídos em 10 l de água e alimentados com flores após a rega principal, após 30 minutos, introduzindo 200-300 ml por flor.
Poda
A poda formativa é feita no início da primavera. No total, restam 5 pontos de crescimento na planta. Ao transplantar no outono, é realizada a poda sanitária - brotos e folhas danificados são removidos.
Métodos de criação
O gerânio produz de várias maneiras:
- estacas;
- sementes.
As estacas são cortadas da planta mãe no verão. Os brotos com comprimento de pelo menos 10 cm são selecionados e separados com um bisturi afiado. A fatia deve se estender entre 2 folhas. Após a separação, as 2 folhas inferiores do caule devem ser removidas. Os talheres são deixados secar por 2 horas. Em seguida, é colocado em uma mistura de terra úmida pré-preparada para plantas adultas.
Os processos são aprofundados em 2-3 cm, após o que o solo ao redor do caule é ligeiramente compactado e regado com uma seringa. Para estacas enraizadas rapidamente, a temperatura ambiente não deve cair abaixo de +23 ... + 25 ° C e umidade - abaixo de 60%. O enraizamento leva em média 2-3 semanas.
As sementes são plantadas em fevereiro, para que no verão a planta já tenha florescido. Para a germinação, use turfa misturada com perlita na proporção de 1: 0,5. As sementes são semeadas imediatamente neste solo. É melhor plantar as sementes imediatamente em recipientes separados. O material de plantio é colocado no centro do tanque e polvilhado com o solo, depois umedecido com uma pistola de pintura e coberto com polietileno. Os primeiros brotos aparecem após 10 a 14 dias.
Possíveis transplantes e problemas crescentes
O transplante é estressante para a planta; portanto, por 2-3 semanas, os produtores podem encontrar as seguintes dificuldades:
- amarelecimento e secagem das bordas das folhas ocorre como resultado da deficiência de umidade - a rega diária de um dispositivo de seringa ajudará a resolver o problema;
- perda de folhas em densidade e a podridão é provocada por excesso de umidade - é necessário ajustar o regime de irrigação, reduzir sua intensidade e remover as folhas afetadas;
- haste nua causada por falta de luz - organize iluminação adicional com phytolamps ou altere a localização do tanque;
- flores murchas causa iluminação excessiva - organize sombreamento de qualidade.
Sujeito a todas as regras de transplante e cuidados subseqüentes, o gerânio se desenvolve bem e floresce descontroladamente em casa e em campo aberto.Você sabe As folhas e flores de algumas variedades de gerânio são colocadas na sopa, substituindo-as por salsa.