No meio do calor do verão, as frutas começam a amadurecer e é hora de cuidar da colheita de inverno. Durante esse período, as donas de casa cozinham doces e compotas de várias frutas e bagas para o inverno. Este artigo dará receitas de geléia de damasco com limão e amêndoa.
Seleção e preparação de ingredientes
Frutos maduros de damasco são usados para fazer doces de frutas. As frutas devem ser perfeitas, com a pele sem manchas escuras ou podres. Para esses fins, também é importante escolher uma variedade de damasco na qual o osso seja facilmente separado da polpa do fruto.
Antes de começar a cozinhar, as frutas são lavadas em água corrente e depois colocadas em uma toalha de cozinha feita de tecido natural para secagem. De frutas secas, é necessário extrair as sementes. Para fazer isso, use uma pequena faca de cozinha com a qual cada damasco é cortado longitudinalmente e uma pedra é retirada.
Se os limões forem usados na receita, primeiro eles devem ser cuidadosamente lavados com água quente (com água e sabão) e enxaguados com água limpa. Limões secos são limpos com uma toalha de cozinha ou toalha.
Para cozinhar doces, você precisa usar um recipiente para cozinhar com um fundo grosso. Esta é a principal condição para que o congestionamento durante o cozimento não queime e não adquira amargura desagradável.
Você sabe Na Idade Média açucar Era extremamente caro e inacessível para as pessoas comuns, portanto, para a colheita no inverno, frutas e bagas eram cozidas com mel obtido nas cavidades das árvores das abelhas selvagens.
Receitas de geléia de damasco sem sementes com limão para o inverno
Existem muitas receitas diferentes para geléia de damasco. Às vezes, seus nomes são ligeiramente diferentes e podem soar como geléia ou marmelada. As diferenças nos nomes do prato doce dependem do país de origem da receita e da consistência do produto final. Mas todos esses pratos, na verdade, são geléia, pois, para a preparação, as frutas são combinadas com açúcar e outros ingredientes e fervidas por algum tempo.
Receita clássica
3 latas de 0,5 l a cada 60 minutos
damascos sem sementes
950 g
suco de limão
de meio limão
raspas de limão
de uma fruta
Valor nutricional por 100 g:
- Antes de começar a cozinhar, a anfitriã deve inspecionar damascos descascados. Em seguida, cada metade do damasco precisa ser picada com uma faca afiada. A mesma operação pode ser feita usando um liquidificador ou processador de alimentos.
- Agora você precisa remover as raspas do limão, para isso use o menor ralador (cenoura ou batata). A raspa é a casca amarela da fruta, deve ser removida para não pegar a camada branca localizada entre a casca e a polpa do limão. As raspas de limão cortadas são temporariamente deixadas de lado.
- O limão descascado é cortado em duas metades e um osso é retirado da fruta com uma faca. Depois disso, a polpa de limão é profundamente perfurada em muitos lugares com a ponta de uma faca e suco espremido da fruta.
- No fundo de uma panela de paredes grossas, despeje um pouco de açúcar. A fruta fatiada preparada é colocada em uma panela e despejada por cima com o açúcar restante. O suco de limão é adicionado à geléia de damasco. Mesmo que o principal ingrediente da geléia, os damascos, tenha um sabor muito azedo, você ainda precisará adicionar suco de limão ao prato.
- Um fogo muito lento é colocado sob um recipiente de frutas e açúcar, no qual a mistura é levada a ferver. Durante a fervura, as frutas produzem uma grande quantidade de suco. A anfitriã precisa mexer periodicamente a mistura de aquecimento para que todo o açúcar derreta no suco.
- A mistura fervendo em fogo baixo é agitada com uma espátula de madeira e deixada para cozinhar por mais 15 minutos. Se durante o cozimento se formar muita espuma na superfície da mistura de frutas borbulhantes, é melhor removê-la cuidadosamente com uma colher e remover.
- Após 15 minutos de cozimento, as raspas de limão e o açúcar de baunilha são adicionados ao prato, depois a mistura de frutas quentes é bem misturada e fervida por mais 1-2 minutos. Em seguida, o conteúdo da panela é resfriado.
- O recipiente com a mistura de frutas resfriadas é novamente colocado em fogo lento e fervido, após o que é novamente fervido por 15 minutos.
- O atolamento quente pronto é derramado em frascos esterilizados secos e deixado de lado para esfriar completamente. Os frascos com doçura de frutas resfriadas podem ser enrolados com tampas de metal usando uma chave de costura ou fechados com tampas de plástico comuns.
Importante! O doce de acordo com esta receita pode ser preparado com a substituição de limão e laranja nas mesmas proporções; o sabor não piorará, o prato será incomum, saboroso e aromático, com uma acidez agradável.
Receita de vídeo
Receita clássicaCom amêndoas e limão
2 latas de 2 l a cada 60 minutos
damascos sem sementes
3 kg
Valor nutricional por 100 g:
- Metades de damasco são colocadas em um recipiente para cozinhar geléia em camadas, derramando cada camada com açúcar. Um recipiente cheio de frutas açucaradas reservadas por um dia para alocar suco.
- Amêndoas são descascadas. Para fazer isso, as amêndoas são colocadas em uma tigela funda e vertidas com água fervente. As nozes em água quente são lentamente misturadas com uma colher. Ao mesmo tempo, a partir das nozes, sob a influência de água fervente, a pele se separa e flutua para a superfície. O líquido, juntamente com a pele de amêndoa, é drenado.
- Se nem toda a pele for removida, a operação será repetida várias vezes até que um resultado satisfatório seja obtido. Se a anfitriã quiser, as amêndoas podem ser substituídas por nozes. Os grãos de nozes também precisam ser pré-limpos dos filmes com água fervente.
- O suco separado é escorrido, fervido e derramado damascos com líquido fervente. Então, novamente, saiu por um dia para insistir. Na próxima etapa, a operação é repetida mais uma vez com o mesmo período de espera. Ao ferver a geléia pela terceira vez, amêndoas descascadas e limão fatiado em fatias finas são adicionadas à mistura fervente. A espessura de uma fatia de limão não deve exceder 0,5 mm.
- Em seguida, a geléia cozida é cozida por 15 minutos. Não é adicionada água durante o cozimento, o açúcar se dissolve no suco de frutas. No processo de aquecimento, as metades de damasco, amêndoas e rodelas de limão são misturadas com uma colher de pau. É necessário garantir que durante a mistura as metades dos frutos não percam a integridade e não se transformem em mingau. Durante a perfuração, a espuma emergente é removida regularmente do congestionamento.
- A geléia de damasco pronta é removida do fogo e derramada em frascos esterilizados secos previamente preparados. O produto final tem uma cor âmbar e um sabor doce. Doces quentes são bem fechados com tampas de metal.
Maneiras de armazenar em casa
Para preservar o congestionamento, você precisa de temperaturas mais baixas, por exemplo, um intervalo de +1 a + 20 ° C. Em temperaturas mais altas, o congestionamento pode começar a vagar e se deteriorar. A anfitriã precisa saber que a geléia não tem medo de geada, portanto, também pode ser armazenada em temperaturas abaixo de zero, no entanto, é importante lembrar que temperaturas abaixo de zero afetam adversamente o vidro, do qual as latas geralmente são feitas para preservação. Freqüentemente, frascos de vidro se quebram sob a influência do gelo.
Você sabe De acordo com a classificação botânica, o fruto do damasco é um monopé suculento.
Com base nas temperaturas recomendadas, a geléia pode ser mantida em uma despensa, porão ou porão fria. Além disso, os armários de cozinha estão localizados para armazenar esse tipo de peça, longe de aparelhos de aquecimento e com temperatura constante no interior.
Se o armazenamento a longo prazo de congestionamentos atolados em jarros for planejado na adega, onde muitas vezes é excessivamente úmido, é recomendável untar latas de metal em jarros com uma fina camada de óleo vegetal. Um filme oleoso protege o metal da corrosão e da aparência dos furos e, portanto, a peça de trabalho não se deteriora.
Importante! Para atolamento, é conveniente usar latas com um entalhe especial no pescoço e equipadas com tampas de metal em forma de parafuso. Essas latas podem ser fechadas com rapidez e firmeza, sem o uso de uma chave de costura, e os utensílios também podem ser reutilizados por vários anos.
Existem muitas receitas de geléia de damasco com limão, com várias despesas de tempo para sua preparação. A anfitriã pode escolher uma receita rápida que não exija muito trabalho ou cozinhar em várias etapas por vários dias. Cozido de acordo com qualquer uma das receitas acima, um doce será muito saboroso e com um excelente aroma.