Muitos criadores de pombos enfrentaram uma situação em que o filhote, por algum motivo, precisa ser alimentado manualmente. Esse processo é muito complexo e requer um tremendo trabalho e paciência; no entanto, é possível alimentar pombos e, definitivamente, vale a pena tentar.
O que os filhotes comem?
A dieta dos pombos é diversa. No entanto, eles podem comer a maioria dos alimentos somente após 2 ou até 3 semanas de vida.
Os pombos comem:
- gemas de frango;
- milho;
- aveia;
- cevada;
- milho;
- ervilhas
- arroz polido;
- trigo e milho;
- ervilhaca.
Como se alimentar?
Alimentar aves com 1 a 3 semanas de idade é difícil, mas nada é impossível. Você terá que ser paciente, pois terá que ensinar a pessoa emplumada a se auto-alimentar. A primeira semana é a mais difícil, mas os dias subsequentes de sua vida dependem de como cuidar dele, quantas vezes e como alimentá-lo.
Importante! O principal problema durante esse período é a recusa dos filhotes da seringa. É necessário fazer todos os esforços para acostumar o bebê a comer dessa maneira. Caso contrário, o pássaro morrerá dentro de 20 horas.
Primeira semana
A primeira semana de vida será decisiva para o pássaro. Grande parte depende dos esforços e perseverança humanos, mas o instinto de sobrevivência também desempenhará um papel.
Regras de alimentação nos primeiros dias de vida:
- Nos primeiros 7 dias, o pombo pode comer apenas gema de frango aquecida (importante: não cozida).
- É necessário administrá-lo através de uma seringa grande (50-10 cubos) com uma ponta de borracha (bico pequeno), na qual existe um pequeno orifício. Esprema o líquido gradualmente, aproximando o mamilo do bico do pássaro.
- Você precisa alimentar as crianças pelo menos 6 vezes por dia e dar a mesma quantidade de gema que eles concordarem em comer.
Segunda semana
Os pombos já se tornaram mais fortes e a probabilidade de sua morte diminuiu. Mas durante esse período, há características na nutrição dos pombos (por exemplo, que tipo de mingau a alimentar):
- Após 8 dias de vida, os bebês começam a se alimentar com grãos esmagados no vapor com casca de ovo moída. Tal mingau enriquecerá o corpo com todos os materiais de "construção" necessários. Você pode adicionar mel e é mais provável que o pássaro use a mistura.
- A alimentação é alimentada através de uma seringa grande comum.
- O alimento é feito pelo menos 6 vezes ao dia até ficar completamente saturado.
Terceira semana
O pássaro deve ser transferido para alimentação de adultos, ou seja, para grãos integrais. A amamentação durante esse período é especialmente interessante, pois é mais forte e começa a mostrar características comportamentais.
Alimentação:
- Os pombos são transferidos para grãos cozidos no vapor. Se o grão se tornar muito grande durante o tratamento térmico, ele deverá ser dividido ao meio. Uma vez ao dia, você pode dar verduras picadas.
- O pássaro em si não vai comer nessa idade, por isso é necessário colocar comida no bico.
- Uma alimentação geralmente envolve a ingestão de 2-3 grãos integrais por um pássaro. O número de refeições é de 5 a 6 por dia.
- Durante este período, o pombo é ensinado a beber água. Para isso, é necessário embeber o bico na água (para que o líquido não entre nos seios). Imediatamente o filhote não bebe, mas após algumas tentativas os instintos cobram seu preço e ele começa a beber.
Quarta semana
Os pombos começam a comer de forma independente e variada.
Alimentação após o 21º dia:
- Cenouras, frutas (não exóticas), pão amolecido, ovos de galinha cozidos.
- É necessário alimentar através de uma seringa ou uma pequena garrafa até saturada 5-6 vezes ao dia.
- Os pombos, em conexão com um aumento na dieta, começarão a consumir muita água. Água limpa deve estar disponível o tempo todo.
Importante! Na terceira semana de vida, os pombos abrem os olhos e, durante esse período, é necessário procurá-los nas mesmas roupas para que possam se lembrar de uma pessoa.
Pintos de alimentação
Os indivíduos adultos mudam completamente para alimentos sólidos adultos (trigo, sementes cruas, ervilhas, milho). Todas as colheitas podem ser picadas um pouco e despejadas em um alimentador de pássaros, como ele já pode se alimentar por conta própria.Como cobertura, use repolho, verduras, urtigas.
Como e o que beber?
Os pombos devem ser bebidos com água limpa a temperatura média. Recomenda-se adicionar vitaminas à água, o que ajudará a fortalecer o corpo e a imunidade, que serão a prevenção de doenças.Para minimizar o risco de infecção, mantenha a tigela de água limpa e troque a água antes de cada rega. Após a terceira semana de vida, a água limpa deve estar disponível o tempo todo.
Chick Care
Os filhotes de pombo são criaturas frágeis que nascem cegas, sem plumagem e com capacidade de mover as primeiras semanas de vida, de modo que precisam de condições especiais para a sobrevivência:
- A temperatura deve estar alta (+ 35-40 ° C), porque no ambiente natural os pais aqueceriam seus bebês durante esse período.
- A completa ausência de rascunhos. Indivíduos fracos podem não sobreviver às correntes de vento que passam.
- O lixo deve estar sempre limpo e seco, pois as bactérias se desenvolvem rapidamente nos excrementos das aves.
- A sala deve ser constantemente desinfetada, bebedores e alimentadores lavados várias vezes ao dia.
- O pombal deve ser protegido de insetos ou animais.
Você sabe No século XII, os pombos eram tão valorizados quanto os cavalos de raça pura. Isso se deve ao fato de que apenas esse pássaro poderia desempenhar o papel de carteiro.
É possível alimentar o filhote que caiu do ninho?
É difícil alimentar um filhote que caiu do ninho e, na maioria das vezes, esses casos são fatais para um pássaro. No entanto, existem recomendações que ajudarão a fazer tudo para salvar uma vida:
- Levante cuidadosamente o filhote caído e examine cuidadosamente seus membros para verificar se há danos. Se as fraturas são claramente visíveis, você não pode prescindir de um veterinário.
- Na ausência de ferimentos visíveis, o pássaro deve ser trazido para casa o mais rápido possível e alimentado de acordo com o esquema descrito acima. Depois disso, você precisa construir uma casa quente e segura para ela.
- Você precisa monitorar constantemente o bebê encontrado, porque ele conta a cada hora. Mas seguir não é incomodar. O pombo deve permanecer sozinho, e é melhor para uma pessoa observá-lo de lado.
- Com alimentação adequada e boas condições, além de muita sede de vida, um pequeno pássaro certamente ficará mais forte e agradecerá a seu salvador.