Sabugueiro vermelho é um arbusto venenoso que tem um aroma desagradável e um sabor específico. Bagas escarlate em forma de ovo são semelhantes a um cacho de uvas. Além de ser utilizada para paisagismo em jardins e áreas de parques, pode ser útil no tratamento de certas doenças.
A composição de sabugueiro vermelho
A composição de muitos elementos úteis: vitaminas C, E, B e A, ácidos orgânicos, taninos e taninos, rutina, açúcar natural (sacarose e frutose), caroteno, substâncias em parafina, óleos essenciais, cálcio e ferro, potássio e minerais (selênio, cobre, sódio , zinco e fósforo). Há também fitoesterol, álcool cerílico e pectinas no córtex e flavonóides na cor.
Valor nutricional por 100 g de bagas:
- carboidratos - 11 g;
- gorduras - 0,5 g;
- proteínas - 0,65 g.
Os frutos verdes do sabugueiro vermelho contêm muita substância tóxica (glicosídeo sambunigrina), que se decompõe em benzaldeído e ácido cianídrico.
É possível comer sabugueiro vermelho
A opinião de que as bagas em questão não podem ser consumidas é errônea. Para que as substâncias tóxicas contidas nesses frutos se quebrem e não prejudiquem o corpo humano, eles devem ser tratados termicamente ou secos.
Somente no paladar e no olfato, eles, diferentemente do sabugueiro preto, não são particularmente agradáveis. Algumas espécies de pássaros e animais podem comê-los, mas os ratos evitam essa planta, pois não podem tolerar seu cheiro.
Importante! Você não pode consumir bagas em sua forma bruta - elas podem causar envenenamento grave.
Propriedades terapêuticas e benéficas
- O sabugueiro vermelho é usado há muito tempo para tratar vários problemas de saúde e possui as seguintes propriedades benéficas:
- tem um efeito diurético e laxante;
- alivia a inflamação;
- remove escarro;
- reduz a febre;
- alivia a dor;
- inibe micróbios;
- é um bom anti-séptico.
A infusão de flores como remédio interno para uso é usada no tratamento de asma, bronquite, dor de cabeça e reumatismo. Usado topicamente para amigdalite e inflamação na cavidade oral. Como laxante, eles preparam geléia a partir de frutas.
Receitas e usos na medicina tradicional
Fitoterapia oficial não inclui o sabugueiro vermelho como planta medicinal. Mas na medicina popular eles usam quase todas as partes dessa cultura vegetal, mas na maioria das vezes são usadas cascas e flores.
Você sabe Esta colheita foi mencionada como medicinal no tratado do herbalista medieval Hieronymus Bok em 1546.
Infusão de casca
Bark é usado para asma, bronquite e tosse. É preparada uma infusão médica da seguinte forma: casca finamente moída em uma quantidade de 1 colher de sopa. eu 0,3 litros de água recém-fervida são cozidos no vapor e insistidos por 2,5–3 horas. Em seguida, filtre através de um filtro fino. Essa infusão é usada como uma bebida quente 3-4 vezes durante o dia.
Das flores de sabugueiro vermelho
A cor do sabugueiro seco é usada no tratamento, pois durante esse processo o glicosídeo sambunigrina desaparece.
Você sabe Fibras esponjosas localizadas no meio do ramo considerado as plantas são usadas como uma camada isolante em instrumentos de medição de precisão.
Infusão
A infusão das flores dessa cultura vegetal é utilizada como antipirético, para reumatismo, resfriados, bronquites e asma. É preparado da seguinte forma: 2 horas de matérias-primas são cozidas no vapor com 250 ml de água fervida e insistidas por 15 a 20 minutos. Use como uma bebida 120-125 ml duas vezes ao dia - de manhã e à noite.
Decocção
Uma decocção de flores também tem propriedades curativas.
É preparado e utilizado da seguinte forma:
- Para o tratamento de fungos nas solas dos pés. Despeje 2 colheres de sopa. um copo de água, deixe ferver e cozinhe em fogo baixo por 8-10 minutos. Depois que o caldo é derramado em uma tigela e adicione 0,5 l de água. As paradas são colocadas no tanque por 20 minutos. Então eles tiram, mas não escolhem, mas deixam secar.
- Com dor de garganta e inflamação na cavidade oral prepare o caldo seguinte - leve 250 ml de água para ferver, jogue 1 colher de sopa. matérias-primas e cozinhe em fogo baixo por 5 minutos. Então deixe esfriar e gargareje.
- Contra a enxaqueca. Para isso, 2 colheres de sopa. despeje 250 ml de água e coloque no fogo. Assim que o líquido ferver, retire do fogão e deixe descansar. Esta decocção de flores consome 100-120 ml de manhã e à noite em um estado quente.
Tintura de álcool
Para o tratamento, eles também usam tintura de álcool de inflorescências de sabugueiro vermelho. É preparado da seguinte forma: despeje as matérias-primas com álcool na proporção de 1 a 10. Após 10 a 14 dias, a mistura é despejada em uma peneira. Para resfriados, reumatismo e bronquite, tome 30 gotas por via oral 2 vezes ao dia (manhã e noite).
Na menopausa, a tintura é preparada com base na proporção de 1 a 5. Insista 14 dias, filtre e tome 30 gotas 3 vezes ao dia.Com reumatismo, doenças articulares, varizes, uma moagem de flores e raízes de sabugueiro vermelho. Para a sua preparação 3 colheres de sopa. raízes e flores são misturadas com 0,5 l de vodka. Insista 21 a 28 dias em um local escuro. Em seguida, a mistura é filtrada e usada para moer áreas doentes.
Aplicação em cosmetologia
O uso externo de sabugueiro vermelho praticamente não tem contra-indicações e é usado em cosméticos para o lar.
A partir desta planta, você pode fazer os seguintes fitocosméticos:
- Loção para a pele sensível e sensível. Para ele, 5-6 art. inflorescências secas despeje um copo de água fervente e deixe fermentar por 15 minutos. Em seguida, a infusão é filtrada e esfregada no rosto duas vezes por dia. Dentro de duas semanas, a condição da pele melhora.
- Tônico de clareamento. Dois copos de água fervente são derramados em 3 colheres de sopa. frutas frescas e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos. Em seguida, o caldo é deixado esfriar e filtrado. Limpe a pele duas vezes por dia.
- Máscara antienvelhecimento. Frutas secas e folhas de sabugueiro vermelho são esmagadas (em um moedor de carne ou moedor de café) e misturadas com creme de leite na proporção de 1 para 1. A máscara é aplicada à pele por 20 minutos e depois lavada.
Coleta e colheita de matérias-primas
As flores vermelhas de sabugueiro são colhidas durante o período de sua divulgação completa. Normalmente, isso acontece de maio a junho (dependendo da região de crescimento). A casca é removida de um arbusto jovem no meio da primavera (em abril), quando o fluxo de seiva já começou. As bagas são colhidas apenas durante o amadurecimento completo. As matérias-primas são secas em uma sala seca e ventilada, sem luz solar direta. Em seguida, é colocado em um prato de vidro limpo e bem fechado. Armazenar em uma sala escura e seca com um regime de temperatura de + 5 ... + 25 ° C.
Contra-indicações
- Os preparados de sabugueiro são tomados apenas em pequenas doses prescritas pelos médicos.Há também contra-indicações para eles:
- durante a gravidez e lactação;
- idade até 14 anos;
- exacerbações do trato gastrointestinal (gastrite, úlcera péptica, colite);
- condições agudas com pancreatite;
- diabetes mellitus;
- intolerância individual;
- Doença de Crohn.
Importante! Com uma overdose de preparações de sabugueiro vermelho, pode ocorrer envenenamento. Para sintomas como náusea, vômito, diarréia, tontura, dor abdominal, palpitações, você deve enxaguar o estômago e tomar ativado carvão. Então chame uma ambulância.
Sabugueiro vermelho é uma planta bonita e útil, mas não é usada na culinária. Mas pode ser usado para fins medicinais e para a preparação de cosméticos para o lar. Deve-se ter em mente que o consumo doméstico tem doses muito limitadas e várias contra-indicações.