O cipreste de Lavson, Columnaris (Chamaecyparis Lawsoniana Columnaris), é popular por sua resistência às condições ambientais e pela bela aparência estética. É frequentemente usado no projeto paisagístico no projeto de áreas de parques.
Descrição botânica da planta
O cipreste de Lavson, Columnaris, é uma árvore conífera que mantém sua vegetação durante todo o ano. Esta planta é do gênero da família cipreste da família cipreste. Não é de surpreender que seja semelhante aos ciprestes. A árvore cresce estritamente para cima e, depois de 10 anos, tem uma altura de 3-4 m. Em média, cresce de 5 a 10 m de comprimento, mas pode chegar a 80 m. A diferença está no topo de pequenos galhos localizados horizontalmente.
Você sabe Cipreste desta espécie acertar para a Europa da América do Norte em 1864. Sob condições naturais, cresce nas terras altas da Califórnia e do Oregon.
A casca é marrom escura. Brotos finos, mas densos, crescem verticalmente. A cobertura de coníferas é composta por agulhas de até 10 cm de comprimento e exala um aroma agradável.
Cypress cresce rapidamente e se desenvolve. O crescimento anual é de 20 cm de altura e 10 cm de largura. Em diâmetro, a coroa cresce para 2 m. As agulhas de escamas macias ao toque têm uma bela cor cinza-azulada, que com o tempo se torna mais verde. A árvore possui um sistema de raízes desenvolvido com um grande número de raízes subordinadas. As flores masculinas são vermelho escuro, enquanto as femininas têm uma cor esverdeada e ocupam um lugar no final do ramo. Os cones arredondados na primavera são pintados de verde. Eles amadurecem em setembro, dando pequenas sementes.
Esta cultura vegetal é bastante resistente ao gelo e normalmente tolera condições urbanas com uma forte contaminação de gás.. Além disso, Kolumnaris é uma das ciprestes mais resistentes ao gelo. Pode crescer na Rússia central, mas o clima da Sibéria não é mais para ele.
Origem do nome
Lawson Cypress (Lawson) recebeu esse nome em homenagem ao cientista-botânico sueco que descobriu pela primeira vez o aparecimento dessa planta de coníferas em 1855. Anteriormente, essas árvores eram comuns na América, mas eram cortadas devido à madeira com cheiro agradável e não apodrecendo, embora a planta em si cresça relativamente rápido e possa viver até 600 anos. As variedades Columnaris e Columnaris Glauka foram desenvolvidas com base no cipreste de Lavson.
Você sabe Essa variedade recebeu esse nome em conexão com a forma da coroa. Seu nome "columnaris" em latim significa "colunar".
Aterragem
Para ciprestes bem desenvolvidos e com uma bela aparência estética, você precisa escolher o lugar certo para o seu cultivo. Um ponto importante é a seleção de material de plantio de alta qualidade e o desembarque correto em um local permanente.
Seleção de mudas
Para comprar material de plantio, entre em contato com um viveiro ou loja especializada. Compre mudas com zoneamento melhores e mais adaptadas às condições climáticas locais.
Para o plantio, é melhor comprar mudas em recipientes de plástico de 3-5 litros. No material de plantio não deve haver danos, brotos quebrados, manchas, amarelecimento e placa. Isso pode ser um sinal da presença de doenças, pragas ou cuidados inadequados. Essa planta pode não tolerar o plantio. O solo em recipientes deve estar moderadamente úmido.
Ao comprar, note-se que, quanto mais velha a colheita, pior é o transplante
Preparação do local
Ao pousar, você precisa escolher uma área bem iluminada ou uma sombra parcial. O local deve estar bem protegido das fortes rajadas de vento. O cipreste de Lavson, Kolumnaris, é pouco exigente para a escolha do solo, mas prefere solos leves e úmidos com uma reação alcalina ou neutra, não tolera a secura e a compactação do solo. Não deve haver estagnação da água no local e o solo é drenado.
Cypress vai crescer melhor onde há solo nutrientePortanto, se o solo for escasso, é melhor fertilizá-lo com húmus ou composto. Para fazer uma mistura nutritiva do solo, misture solo fértil, húmus, areia e turfa na proporção de 3: 3: 1: 1.
Importante! Ao plantar, deve-se manter uma distância de 1 a 2 m de outras culturas. Quando uma cobertura verde é formada, um espaço de até 0,5 m é deixado entre o material de plantio.
O desembarque em si é realizado na primavera, e os poços para o pouso são preparados no outono. Para fazer isso, cavar um recesso 0,7-0,8 m no chão e 0,6 m de largura. No fundo, havia uma camada de drenagem de pedra britada, cascalho ou tijolo quebrado, com pelo menos 15 cm de altura. Em seguida, 45 a 50 g de superfosfato e 25 a 30 g de cloreto de potássio são misturados à mistura de nutrientes. O poço é coberto com tábuas ou filme para o inverno.
Tecnologia de pouso
O desembarque do material de plantio em si é realizado em maio.
Nesse caso, execute as seguintes ações:
- As mudas são colocadas na véspera da água por 6 a 9 horas e depois em uma solução com preparações químicas que contribuem para um melhor crescimento e fortalecimento das raízes (Kornestim, Kornevin).
- Em seguida, o material de plantio é colocado em um buraco preparado, espalhando cuidadosamente as raízes. Depois de adormecer com solo nutritivo, forçando-o. O pescoço da raiz deve estar localizado ao nível do solo.
- Depois disso, a rega é realizada - 20 litros de água por 1 instância.
- Para proteger o solo ao redor das mudas de secar, o solo ao seu redor é coberto.
Cuidado
Cypress é uma planta despretensiosa. Para que ele possa agradar com suas agulhas macias e uma bela aparência estética, ele precisa organizar os cuidados adequados.
Rega e alimentação
O cipreste de Lavson, Columnaris, precisa de hidratação. Pelo menos 1 vez em 7 dias, você precisa derramar 10 litros sob cada cópia. No clima seco do verão, a rega é realizada 2-3 vezes por semana. É útil borrifar e regar essas árvores de uma mangueira no verão, mas não deve ser usada água fria para umidificação. Este procedimento limpa agulhas da sujeira e poeira e também melhora o processo de fotossíntese.
Fertilizantes minerais também devem ser aplicados a cada duas semanas até julho.. Na primavera e no verão, você pode alimentar Kemira com a mistura nutritiva pronta. Para isso, os grânulos estão espalhados pelas árvores. Em 1 cópia deixa 120-150 g.Depois deve ser rega abundante. A água ajudará a dissolver os nutrientes e entregá-los ao sistema radicular. De abril a maio, é melhor usar nitroammorphosk na quantidade de 35 a 40 g sob uma árvore. No outono, a cobertura não é realizada.
Afrouxamento e cobertura do solo
Esta planta não tolera solo compactado, portanto, após a rega, recomenda-se afrouxar o solo. Este procedimento simples protege essas plantas da podridão das raízes.
Para proteger o solo da secagem, aplique a cobertura do solo ao redor da coroa. Como mulch, húmus, composto, serragem ou grama cortada são bem adequados.
Poda
No início da primavera, recomenda-se a poda sanitária - seca, danificada por doenças e galhos quebrados são removidos. É necessário aparar a árvore para formar uma coroa. Para fazer isso, remova 1 / 3–1 / 4 de toda a extensão dos brotos. Essa poda estimula o crescimento de novos rebentos, e o cipreste se torna mais denso e suas agulhas se tornam exuberantes.
Preparações de inverno
O cipreste de Lavson Columnaris é uma variedade resistente à geada, mas as mudas jovens precisam ser protegidas do frio intenso pela primeira vez.. Eles são cobertos com material não tecido e cobrem o solo. Como material de cobertura, a estopa é bem adequada. Ele passa bem o ar e protege contra queimaduras solares da primavera.
Reprodução
O cipreste de Lavson, Columnaris, se reproduz bem com sementes ou estacas. Nesse caso, uma grande quantidade de material para mudas pode ser obtida. Cada um desses métodos tem suas próprias características.
Você sabe As coníferas são excelentes desinfetantes do ar. Na floresta de coníferas, as bactérias são 10 vezes menores que as decíduas.
Estacas
A maneira mais comum de propagar esta colheita é de mudas. Este processo deve ser realizado na primavera, quando a terra e o ar estiverem quentes o suficiente.
O procedimento para a propagação de Kolumnaris por estacas é o seguinte:
- Estacas da parte superior do lado são cortadas brotos de estacas com um tamanho de 7 a 15 cm.
- Parte inferior do material de plantio é removida por agulhas. É aconselhável colocá-lo na solução Kornevin por 2-3 horas.
- A aterrissagem é realizada em recipientes ou recipientes de tamanhos adequados, que são preenchidos com mistura de solo preparada. É feito misturando areia e perlita com a adição de casca de pinheiro ou abeto.
- As mudas são plantadas em recipientes e cobertas com um saco para criar um efeito estufa. Isso lhes permite criar raízes mais rapidamente.
- Esse patamar é umedecido conforme necessário e aberto todos os dias por 15 minutos para ventilação.
- Após 1-2 meses, as mudas criam raízes e são transplantadas para um local preparado. A princípio, para que eles comecem mais rápido, são cobertos com garrafas de plástico. As plantas que se fortaleceram durante o verão podem passar o inverno no chão, mas devem ser cobertas.
Vídeo: propagação de ciprestes por estacas
Sementes
Para plantar um cipreste dessa variedade com sementes, siga as seguintes regras:
- No início do período de outono, os cones amadurecidos são arrancados dos galhos e secos em uma sala seca e bem ventilada, coletando sementes. O material de semente pode ser usado por 15 anos.
- Para aumentar a germinação, as sementes devem ser endurecidas e estratificadas. Para fazer isso, as sementes são colocadas em um recipiente com uma mistura de areia e turfa e depois enterradas na neve. Você também pode colocá-los na geladeira.
- Nos primeiros dias de março, o recipiente é retirado do frio e colocado em um local quente com uma temperatura de + 19 ... + 23 ° C. Note-se que a iluminação deve ser boa, mas sem luz solar direta. Tais condições permitirão que as sementes germinem mais rapidamente.
- Você precisa cuidar do plantio - realizar hidratação moderada. Após o crescimento das plantas, é necessário realizar o processo de mergulho.
- Após o aquecimento, o tanque de mudas é retirado para a rua ou varanda para temperar.
- Então você precisa preparar um local com solo nutriente em sombra parcial ou sombra e brotos de plantas. Para o inverno, esse desembarque deve ser isolado.
- Quando as plantas crescem, elas são transplantadas para um local permanente.
Ao escolher a propagação por sementes, deve-se levar em consideração que a planta que aparece pode não herdar as propriedades maternas
Possíveis doenças e pragas
Cypress Columnaris resistente a ataques de pragas e doenças, mas isso não significa que não possa ser danificado por eles. Erros no atendimento, excesso de água, falta de drenagem podem enfraquecer a planta e provocar o desenvolvimento de doenças fúngicas. Uma planta fraca também pode sofrer de pragas. Essa conífera pode ser afetada. guardas e ácaros, besouro casca de thuja. Sua aparência é sinalizada por agulhas, que ficam amarelas e começam a cair. As plantas jovens podem ser particularmente afetadas.
Para lesões graves em ácaros, são utilizadas as preparações químicas Phytoverm, Akarin, Lightning e Actellik. Os pulgões podem ser lavados com água e sabão, mas com uma grande quantidade é melhor pulverizar a planta com Fitoverm, Aktellik, Aktara ou Komandor. De guardas e escudos falsos, "Aktara" ou "Confidor" ajudará. O processamento geralmente é realizado pelo menos 2 vezes. Se as tocas do besouro da casca são vistas, é melhor livrar-se da árvore.
Cypress pode ser afetado pelas seguintes doenças:
- Fusarium. Esta doença fúngica afeta as raízes. Ela se vê brotos amarelos e casca marrom. O uso do Fundazole pode ajudar. Se o processo for longe demais, a planta poderá ser salva apenas fazendo o enraizamento da parte superior, previamente pulverizada com a droga acima.
- Shute marrom. É reconhecido pelo aparecimento de placas de teia de aranha e pelo escurecimento da árvore. Faça a pulverização com uma mistura de Bordeaux.
- Praga tardia. A princípio, atira nos rebentos. Então cobre toda a planta e chega às raízes. Com ele, o cipreste primeiro fica cinza, depois marrom e seca. No início da doença, pulverizar o solo com Ridomil Gold ajudará.
- Podridão da raiz. Desenvolve-se contra um fundo de alta umidade. A planta precisará ser desenterrada, cortada de raízes podres e tratada com Fundazol. Em seguida, faça um transplante em condições mais adequadas.
O uso da madeira no paisagismo
O cipreste de Lavson Columnaris pode ser plantado em uma única cópia ou em um plantio em grupo. É adequado para jardinagem urbana, porque tolera a fumaça de megacidades e cresce rapidamente.
Columnaris pode ser usado nas seguintes composições de paisagem:
- Para cultivar sempre-vivas altasx sebes e cercasseparando o enredo.
- Em pequenos grupos. Vários ciprestes plantados próximos um do outro ficam ótimos juntos.
- Com outras coníferas. A partir de coníferas de várias formas, podem ser feitas composições interessantes. Mesmo entre os próprios ciprestes, existem espécies diferentes (Glauka, Lavson Globos, cormóide, burra e outras).
- Em um pouso solitário. Mesmo uma cópia deste cipreste pode decorar um site no qual não há outras árvores.
- Com arbustos ornamentais. Com as grossas agulhas cinza-esverdeadas desta cultura serão combinadas plantas com folhas brilhantespor exemplo, algumas variedades de bérberis e spirea japonesa. Sua folhagem vermelho-vermelha criará um contraste espetacular com o cipreste. Exuberantes variedades de viburno e forsítia também terão boa aparência a seguir.
Importante! Perto de coníferas, você não pode plantar bétula, cerejeira e árvores frutíferas. Sua vizinhança pode ser muito prejudicial, pois essas árvores recebem comida de coníferas.
Ao redor dos ciprestes, você pode plantar plantas perenes rasteiras que impõem requisitos idênticos às condições de cultivo, por exemplo, licopodia (plun). Suas muitas folhas finas lembram agulhas, e os saqueadores são sempre-vivas.
Ao projetar as coníferas, deve-se notar que elas ficam melhor em um gramado limpo. Ao mesmo tempo, não esqueça que, quando cultivadas, ocorre a acidificação do solo e nem todas as plantas vizinhas podem tolerar isso.
O cipreste de Lavson Columnaris cresce em tamanho grande. Esta árvore de coníferas bastante despretensiosa e bonita, de cor cinza-azul, pode ser usada em diferentes composições e é frequentemente cultivada para sebes.