O trigo de inverno tem muitas vantagens sobre outras espécies. Antes de tudo, eles incluem boa resistência a diferentes mudanças climáticas e alta produtividade. Os especialistas acreditam que é maior do que o da primavera em 15 a 25%. O artigo discutirá o trigo de inverno da variedade Steppe, suas características e cultivo.
História de ocorrência
O trigo tem uma classificação complexa, que inclui seções, subespécies e espécies.
Existem 2 tipos de culturas para a duração da frutificação:
- bienal;
- anual.
Em conexão com o rápido desenvolvimento da produção de alimentos, a necessidade de desenvolvimento de terras aráveis produtivas aumentou. A maneira mais barata e mais relevante de aumentar o rendimento de grãos é a invenção de uma nova variedade por seleção. Foi esse método que aumentou o rendimento das variedades de trigo mole no inverno em 2,5 vezes.
Os criadores trabalharam na variedade Steppe de 1948 a 1959. Antes disso, as culturas primaveris, como Arnautka, Beloturka, com um rendimento de 6 a 9 kg / ha, eram populares. O verdadeiro avanço foi o surgimento das variedades de inverno Banatka e Krymka, com um rendimento de 10 a 12 kg / ha.
Nos anos 60 do século passado, o All-Union Breeding and Genetic Institute criou novas variedades de trigo das estepes:
- Surf;
- Estepe;
- Gaivota;
- Odessa 66.
Você sabe O artista holandês Van Gogh retratou campos de trigo em suas pinturas mais de 10 vezes.
Essas variedades abriram um novo estágio na tecnologia intensiva do cultivo. Eles combinaram as melhores qualidades de tipos extensos e intensivos. Estes incluem: excelente qualidade dos grãos, alta produtividade, boa resistência a flutuações de temperatura, resistência a doenças.
Descrição da nota
Uma planta da variedade Steppe pode produzir 10 a 12 talos. A largura das folhas é 20 mm. Eles têm uma forma alongada e plana com uma superfície áspera. Nas pontas das orelhas existem orelhas lanceoladas com línguas palmadas. Seu comprimento é de 0,5 a 3 mm.
O trigo forma inflorescências alongadas com 15 cm de comprimento e as chamadas escamas estão localizadas no eixo das orelhas. Espiguetas formam 2 linhas. Grãos ovóides maduros são considerados frutos. A base do grão é nua, com um sulco fracamente pronunciado. O arbusto tem uma forma intermediária. O sistema radicular é fibroso.
Principais Funcionalidades
Os representantes da variedade Steppe são plantas de caule curto. Sua altura é de 94 cm e as hastes criam um alto arbusto. A variedade é média cedo, bem adaptada para hospedagem e derramamento. A resistência a geadas acima da média permite que os brotos se adaptem bem a baixas temperaturas. Ao mesmo tempo, as plantas têm uma alta resistência à seca. A variedade se destaca com um alto nível de formação agrícola. Não está exposto a vírus, ferrugem amarela e manchas. Peso de 1000 grãos - 39–43 g.
Você sabe Nos tempos antigos, os grãos de trigo eram considerados um talismã e um símbolo de riqueza.
Produtividade
A variedade tem um alto potencial de rendimento. Atinge mais de 110 kg / ha. De acordo com um estudo realizado em 2012-2013, foi possível obter um rendimento médio de 98,2 c / ha (foram utilizados os resultados de três culturas).
Qualidade dos grãos
Em termos de qualidade dos grãos, a variedade Steppe é valiosa. A padaria e as qualidades tecnológicas dos grãos são altas. Os grãos são bem resistentes a doenças e vírus, portanto, suas características positivas não mudam.
Resistência a doenças e condições de crescimento
O trigo de inverno da variedade Steppe apresenta resistência a condições e doenças climáticas:
- Alta resistência à seca.
- A resistência ao gelo está acima da média.
- A resistência a vírus, septórios, ferrugem é alta.
- A suscetibilidade ao fusário em um ouvido está acima da média.
É importante realizar a limpeza pós-colheita dos grãos e sua desinfecção. Após a emergência, para o tratamento das culturas, são utilizados os preparativos “Diazinon” e “Karate”.
Recursos crescentes
Antes de semear o trigo de inverno, as sementes precisam ser tratadas contra insetos e doenças. Medicamentos adequados para isso: Oxygumat, Ivin, Vincit Forte. A área destinada à semeadura é limpa de ervas daninhas e antecessoras. O campo é lavrado a uma profundidade de 22 cm usando grades de disco. Depois disso, adubo mineral ou estrume é introduzido, o qual deve ser bem misturado com o solo.
As semeadoras C3-3.6 e SZU-3.6 são adequadas para a semeadura.
Método de semeadura - linha cruzada, ordinária ou estreita, contínua. Depois disso, é realizada a trituração para fornecer porosidade ao solo. O cuidado envolve o controle de doenças e ervas daninhas. Fertilizantes adicionais são produzidos somente se necessário durante a floração das plantas.
A colheita do trigo de inverno ocorre com a ajuda de uma colheitadeira, quando os grãos estão na fase de maturação da cera e têm um teor de umidade inferior a 28%. Se a frutificação for irregular, a ceifeira com um corte baixo pode ser usada para o processo de colheita. Recomenda-se armazenar o trigo em locais ventilados com umidade de até 70% a uma temperatura de + 5 ... + 8 ° C.
Importante! Para proporcionar à planta as condições ideais de crescimento e frutificação, é necessário o uso de medicamentos especiais que aumentam a resistência a doenças e pragas.
Datas de semeadura e região recomendada
Estepe da variedade é recomendado para o cultivo no norte do Cáucaso, bem como nas regiões das estepes. O momento ideal para a semeadura é considerado o final de setembro a meados de outubro, embora você precise observar o clima. Todos os anos, as datas de semeadura do trigo no inverno mudam e mudam vários dias devido às mudanças climáticas.
Os melhores antecessores
Os melhores precursores do trigo de inverno são as espigas de milho. O trigo pode ser semeado após siderata, trevo e batatas precoces. A semeadura de milho em grão é estritamente proibida.
Taxas de semeadura
Taxa de semeadura do trigo A estepe é de 4,5 milhões de sementes por 1 ha. As sementes devem ser colocadas a uma profundidade de 3 a 8 cm. Em solos pesados, diminui para 4 cm, e em solos arenosos, aumenta para 8 cm.
Importante! Para evitar a perda de colheita e a dispersão dos grãos, eles devem ser removidos antes de estarem completamente secos e a casca protetora começar a rachar.
O trigo é um produto valioso e indispensável para a indústria de alimentos e a base de ração animal. Este trigo de inverno é excelente para o cultivo em climas temperados. Com a semeadura e os cuidados adequados, produz boas mudas e uma colheita rica.