Pine - uma árvore única, cujos benefícios muitos sabem. Mas quando falam sobre suas qualidades favoráveis, geralmente significam o uso de agulhas, cones e brotos da planta especificada. A casca do pinheiro é caracterizada por propriedades curativas e benéficas não menos únicas para o ser humano.
Composição quimica
Por sua composição bioquímica, a casca de pinheiro é caracterizada por uma combinação de muitos elementos com um alto nível de atividade biológica. São proteínas, vitaminas, oligoelementos, enzimas, gorduras, componentes essenciais e outros. Uma característica distintiva da casca de pinheiro é a presença de um grande número de taninos nela.
A composição deste elemento de madeira também inclui fenóis, açúcares facilmente solúveis e, além de:
- cinza - 0,7%;
- substâncias extrativas - 19,9%;
- lignina - 46%;
- holocelulose - 41,7%.
Entre os componentes minerais destacam-se:
- potássio - 2%;
- enxofre - 2%;
- fósforo - 2%;
- cálcio - 13%;
- magnésio - 3%;
- zinco - 5%.
Importante! A quantidade de todos os elementos minerais na casca de pinheiro aumenta aproximadamente 2 vezes a cada 1,5 metro da altura do tronco da árvore.
Além disso, a composição da casca de pinheiro inclui outras substâncias:
- taninos;
- vitaminas K, B1, B2, P;
- Ácido D-hialurônico;
- ácido ascórbico;
- picnogenol;
- caroteno;
- resveratrol.
O uso da casca de pinheiro
É a composição incomum da casca de pinheiro que a torna uma ferramenta única usada com sucesso na medicina tradicional e tradicional, na cosmetologia, na jardinagem e no paisagismo.
Casca de pinheiro tem um número de propriedades curativas. É resistente a processos putrefativos, os fitonídeos presentes em sua composição contribuem para a eliminação de microorganismos perigosos, onde quer que esta ferramenta seja utilizada.
Na medicina popular
O complexo de substâncias úteis que enchem a casca de pinheiro expande significativamente o leque de possibilidades de uso na medicina tradicional para fins medicinais. Isso se aplica tanto aos problemas de saúde nos quais essa matéria-prima é útil quanto a várias outras formas de uso.
O que ajuda
Na medicina popular, o uso desse elemento da árvore conífera como medicamento é possível para o tratamento e prevenção de muitas doenças, a saber:
- diabetes mellitus;
- hipertensão arterial;
- distúrbios no trabalho dos sistemas nervoso e cardiovascular;
- urolitíase;
- reumatismo;
- osteoporose;
- artrite, artrose e outras doenças articulares;
- gengivas sangrando;
- adenomas, prostatite, problemas de ereção.
Importante! Os fundos à base de casca de pinheiro tornam-se necessários ao eliminar as consequências de uma doença tão grave como um derrame.
- Casca de pinheiro pode ser usada para:
- eliminação de sintomas de fadiga crônica;
- melhora da memória, principalmente após lesões na cabeça;
- fortalecimento vascular;
- normalização do coração;
- fortalecimento do esmalte dentário;
- baixar o colesterol.
Esta substância é um poderoso imunoestimulante, é capaz de anestesiar e aliviar processos inflamatórios no corpo.
Como cozinhar
Casca de pinheiro pode ser preparada na forma de infusão, caldo, tintura, pó, extrato, pomada, creme. Tudo depende do problema de saúde específico com o qual o remédio deve lidar.
Você sabe A partir da madeira de pinho, as pessoas aprenderam a produzir seda e couro artificiais.
Se for necessário baixar os níveis de colesterol no sangue, é melhor converter a casca galtovanny seca em um estado em pó. Depois disso, a substância resultante é tomada ½ colher de chá antes das refeições, uma vez ao dia, lavada com água. A duração da admissão é de até 1 mês.
Para melhorar embarcações, fortaleça-os, o pó também deve ser consumido por ½ colher de chá 1 vez por dia, após a mistura com 1 colher de chá de suco de limão e 1 colher de chá de mel.
Para doenças juntas para efeitos anti-inflamatórios e analgésicos, a substância em pó obtida é misturada com pó de casca de salgueiro em proporções iguais e consumida ½ colher de chá 1 hora antes da refeição.
Para melhorar a condição quando hipertensão ajude a tintura de álcool com 2 xícaras de matérias-primas em pó, preenchidas com 1 litro de vodka. A mistura deve ser colocada em local escuro por 20 dias, agitando ocasionalmente o conteúdo. O produto coado é tomado duas vezes ao dia por uma colher de chá por 1-2 meses.
Para fortalecer trabalho do coração Uma infusão é preparada a partir de 1 xícara de casca de pinheiro picada, cheia de dois litros de água fervente. A mistura é infundida até esfriar completamente, filtrar e despejar no banheiro. O curso consiste em 12 a 14 banhos, cuja duração não deve durar mais de um quarto de hora.
At urolitíase e reumatismo O benefício pode trazer uma decocção de 20 g de matérias-primas em pó, cheias com meio litro de água. Depois disso, a mistura é cozida em fogo baixo por meia hora. O caldo esfria, filtra e toma 50 g 3-4 vezes ao dia.
Importante! Casca de pinheiro para consumo na forma de pó deve ter uma cor uniforme. A presença de áreas escuras indica um sinal alarmante — infecção fúngica.
Uma mistura de pinho triturado, tília, álamo tremedor, zimbro, salgueiro, amieiro, abeto, vidoeiro, choupo, carvalho, larício, maçã, casca de abeto, esmagada como resultado da queda, pode ajudar muitos homens problemas de saúde (adenoma, prostatite, impotência).
Todos os componentes da mistura devem ser coletados antes de 15 de março, quando começa o intenso movimento da seiva ao longo das árvores.
Para obter a tintura, você precisa:
- Coloque um copo de matérias-primas bem misturadas em um recipiente com três litros de água e deixe ferver em fogo baixo por meia hora.
- O fogo deve ser desligado, e o remédio insistiu por meio dia. Ao mesmo tempo, o recipiente deve ser embrulhado a quente.
- Ao fim de 12 horas, a mistura é filtrada, meio litro de vodka é adicionado e colocado na geladeira, onde deve ser armazenado.
A tintura resultante deve ser tomada em meio copo 3 vezes ao dia por 20 a 30 minutos antes de comer.
Também com base em um extrato de hexano da casca de pinheiro, obtido em escala industrial, são produzidos suplementos alimentares para aumentar a imunidade e eliminar os sinais de fadiga crônica. O produto resultante é usado ativamente em farmacologia.
Os cientistas italianos, no entanto, forçaram o mundo inteiro a dar uma nova olhada na casca de pinheiro, porque seus estudos mostraram que o extrato, feito com base nessa matéria-prima, pode fortalecer, melhorar e restaurar a memória de uma pessoa, mesmo após ferimentos graves na cabeça, ajudando na insuficiência cardíaca.
Importante! Para aliviar efetivamente os sintomas da angina, você pode absorver a resina de pinheiro seca e mastigar a casca dessa árvore.
Possíveis danos e contra-indicações
Antes de tomar qualquer outro medicamento ou antes de começar a usar produtos à base de casca de pinheiro, você deve consultar um médico antes.
Após essa coordenação, é necessário seguir as recomendações para dosagens e duração do uso. Às vezes, uma concentração significativa de ingredientes ativos pode causar efeitos colaterais, que podem ser prejudiciais à saúde e causar contra-indicações.
Os possíveis efeitos colaterais podem incluir: dor de cabeça, inflamação das membranas mucosas do trato gastrointestinal, rinite alérgica, erupções cutâneas.
- As principais contra-indicações incluem:
- reações alérgicas a coníferas;
- intolerância individual;
- problemas renais
- hepatite viral;
- gravidez e amamentação;
- a presença de tumores benignos ou malignos.
No entanto, deve-se notar que drogas baseadas em casca de pinheiro na maioria dos casos são toleradas favoravelmente e não prejudicam o corpo humano.
Em cosmetologia
Cientistas da Itália provaram que um creme à base de extrato de casca de pinheiro pode rejuvenescer a pele humana, abrandar o processo de envelhecimento e a formação de rugas relacionadas à idade. O uso regular deste creme ajuda a melhorar a elasticidade da pele em 10 a 30%, elasticidade da pele mesmo após 50 anos - em 20 a 25%, hidratação - em 10%, redução de rugas - em 3% e maciez - em 6%.
É tudo sobre o picnogenol, que faz parte do córtex e é um antioxidante muito poderoso. É esse componente que ajuda a produzir ácido hialurônico, razão de todos os resultados milagrosos que permitem revelar o segredo da eterna juventude.
Pó, preparado de forma independente a partir da casca de pinheiro, pode ser adicionado à máscara, esfoliação e creme. Na forma acabada, esse pó pode ser comprado em locais onde os suplementos alimentares são vendidos. É um pó fino formado pela moagem a quente de pedaços de casca de pinheiro. Tem cheiro de agulhas e um sabor com amargura adstringente. Este pó é recomendado para o cuidado de qualquer pele.
Você sabe A árvore mais antiga do mundo, conhecida pelos cientistas, tem pouco menos de 5 mil anos e é um pinheiro.
- Contribui para:
- rejuvenescimento, redução de rugas;
- tonificação;
- equalização da tez;
- Proteção UV
- limpeza e aperto dos poros;
- diminuição do sebo;
- ativação do suprimento de sangue para a pele;
- suavidade e pele aveludada;
- eliminar acne e manifestações de dermatite.
O pó também pode ser usado para cuidados com os cabelos., após o que adquirem beleza, brilho saudável, suavidade, obediência, força. O cabelo fica menos quebradiço, mais fácil de pentear, as pontas duplas desaparecem. Após o uso regular de produtos capilares com a adição de pó, o couro cabeludo é limpo de erupções cutâneas de várias etiologias, desaparecendo a caspa, a psoríase e a seborreia oleosa.
No jardim mulching
As propriedades únicas da casca de pinheiro se tornaram a principal razão pela qual os jardineiros prestaram atenção a ela como um excelente assistente na cobertura morta:
- difere em pureza ecológica e naturalidade absoluta;
- quando decomposto, não se torna um foco de liberação de substâncias que podem prejudicar plantas e seres humanos;
- caracterizado pela durabilidade;
- Não requer uma substituição completa, mas apenas uma ligeira atualização da camada superior;
- sua estrutura não permite se desfazer com rajadas de vento;
- é um obstáculo à evaporação da umidade do solo, que salva o jardineiro e não requer mais irrigação;
- não atrasa o fluxo de água para o sistema radicular das plantas durante a irrigação;
- É um excelente protetor do sistema radicular das plantas contra condições de temperatura baixa e muito alta;
- torna-se um obstáculo ao crescimento de ervas daninhas;
- a decomposição é um excelente fertilizante e oxidante do solo;
- é um elemento harmonioso do projeto da paisagem.
Como fazer cobertura morta
Casca de palha pode ser comprada em uma loja especializada.
No entanto, para aqueles que desejam fazer a cobertura por conta própria, é necessário seguir algumas regras:
- recomenda-se colher matérias-primas para a cobertura morta na primavera ou no outono;
- é categoricamente impossível descascar os troncos das árvores vivas, pois isso pode causar a morte da planta;
- também é impossível obter matérias-primas de espécimes jovens;
- para a cobertura morta, a melhor opção é a casca de árvores derrubadas há não mais de seis meses;
- antes de usar para a cobertura morta, as matérias-primas devem ser secas;
- matérias-primas para cobertura morta não devem ser atacadas por pragas, infecções por fungos;
- é melhor não recolher a casca diretamente no chão;
- antes da secagem, as matérias-primas coletadas devem ser tratadas com inseticidas e antibacterianos, possivelmente aquecendo no forno por um quarto de hora;
- na ausência de uma trituradora de jardim, a casca pode ser colocada em um saco de pano e esmagada com um martelo.
O âmbar é, na grande maioria dos casos, a resina petrificada de pinheiros, não outras árvores. Nos tempos antigos, acreditava-se que era o pinheiro âmbar capaz de atrair riqueza.
Pine desde tempos imemoriais é uma fonte de longevidade e força. A casca desta árvore é capaz de fortalecer a saúde, combater problemas relacionados à idade, tornar a vida de uma pessoa mais confortável em alguns de seus aspectos.