Por muitos anos, o trigo está no topo da lista das principais culturas em muitos países do mundo. Ao longo da história milenar da grama, graças à intervenção humana, a aparência de seus caules e a qualidade dos grãos mudaram. Hoje, os criadores continuam sua melhoria, e os cientistas ainda estão debatendo a classificação desta planta. As melhores variedades de trigo, bem como as mais recentes inovações de criação serão discutidas mais adiante.
Tipos de trigo
Entre os cereais conhecidos pela humanidade, não existem culturas que possam competir com o trigo no número de espécies e variedades. Além disso, sua lista expande significativamente as variedades regionais de cultura existentes em todos os países. Portanto, ainda não existe uma sistematização uniforme das variações do trigo. As classificações de agricultores e nerds são significativamente diferentes.
Você sabe Os povos eslavos dos tempos antigos associam o trigo a um símbolo de vida e prosperidade. As lendas populares dizem que o cereal protege uma pessoa dos feiticeiros do mal.
A maioria dos agrônomos modernos tende a dividir o trigo, que hoje é de importância econômica. Baseia-se nas principais características dos órgãos vegetativos da cultura, bem como nas hastes, espigões, espinhos. A região e o método de cultivo de cereais, o processamento de mudas, o método de debulhar a colheita e seu uso posterior na indústria de alimentos dependem de suas características.
Inverno
A principal vantagem das espécies de inverno é sua alta produtividade, resistência a doenças, ervas daninhas, bem como a possibilidade de cultivo em áreas com clima severo e condições climáticas instáveis.. Os brotos aparecem no final do outono, bem no inverno e na primavera, quando o calor estável é estabelecido, eles começam a crescer intensamente.
Se, por algum motivo, se formarem pontos carecas no campo ou se forem visíveis fileiras com brotos enfraquecidos, elas serão semeadas com trigo da primavera. Mas, em comparação com isso, o inverno, de acordo com especialistas, é caracterizado por um potencial biológico 25% maior e um amadurecimento precoce.
Importante! Cuidado com os antecessores a quem esse tipo de cereal é muito exigente. É bom plantá-lo após o adubo verde, bem como depois do milho, trevo e batatas precoces.
Para amadurecimento das orelhas, o regime de temperatura de + 12 ... + 14 ° C é suficiente. As culturas cultivadas suportam facilmente geadas de primavera a -6 ° C. A variedade se compara favoravelmente ao seu estado pouco exigente do solo, mas sua produtividade está intimamente relacionada à quantidade e qualidade do fertilizante aplicado. As colheitas são usadas principalmente para assar produtos de panificação.
Das variedades populares de inverno com demanda especial:
- Ermak - trigo mole, resistente à seca, no meio da estação, com tocos e grãos brancos resistentes ao pilar, moderadamente vulnerável a doenças; a produção de frutos é estimada em 40 kg / ha;
- Don aniversário - caracterizada por amadurecimento precoce, maciez, alta produtividade (até 37 kg / ha), resistência a um ambiente patogênico e condições climáticas instáveis;
- Stanichnaya - as principais características da espécie são maturidade precoce, alta capacidade de produção (mais de 40 kg / ha), alta tolerância ao inverno e à seca e possui grãos vermelhos.
Primavera
Este tipo de cereal popular é caracterizado por maior vulnerabilidade a fatores ambientais negativos e microflora patogênica. Seca, ventos "galopantes", chuvas torrenciais, a propagação de patógenos de várias doenças e a invasão de insetos nocivos podem reduzir significativamente o rendimento de variedades brilhantes. Altas taxas podem ser obtidas apenas com estrita adesão às medidas agrícolas necessárias.
O rendimento máximo foi registrado nas regiões com maior horário de verão. Quando o nível diário de insolação natural não excede 15 horas, a planta interrompe seu crescimento e começa a murchar. Esse recurso das culturas da primavera é causado por curtos períodos de desenvolvimento - a cultura amadurece 120 dias após a semeadura.
Importante! Você pode distinguir entre grãos de trigo do inverno e da primavera 14 dias após a semeadura. O inverno não muda de forma, preservando a hemisféricaidade da fruta e a primavera — se estende muito.
Além disso, o trigo analisado não tolera bairros de plantas daninhas e pode se desenvolver totalmente apenas em solos férteis. A falta de umidade suficiente durante o período de cultivo, bem como de calor e luz, pode arruinar a colheita.
Das variedades populares de primavera, os agricultores preferem:
Suave
Existe uma divisão condicional da variedade de trigo integral em tipos duro e macio, que por sua vez pode formar subespécies. Cada um deles tem suas próprias características e diferenças.
São chamadas variedades moles ou comuns que se distinguem por uma baixa composição de glúten nos grãos.. Como regra, são cultivares pouco exigentes e de alta maturação, com alta resistência à instabilidade climática e à imperfeição da terra.
Na Rússia, de acordo com o GOST R 52554-2006, são distinguidas variedades suaves de grãos de primavera / inverno de grãos vermelhos e trigo de primavera / inverno de grãos brancos. Mais frequentemente, essa variedade é cultivada no Território de Altai, na região de Orenburg e em outras regiões onde o clima continental prevalece.
Os melhores exemplos desse trigo podem ser considerados variedades:
- Elias - a variedade de inverno da criação francesa, caracterizada por hastes de até 1 m de altura e orelhas desossadas, tolera frio e seca, sob condições climáticas favoráveis e cuidados adequados podem produzir até 85 kg / ha;
- Lars - trigo de meia produção e alto rendimento (97 kg / ha), altamente resistente a alojamentos, doenças e condições climáticas adversas;
- Favorito - Avaliada devido à alta produtividade (90 kg / ha), mas não tolera a seca, requer rega adicional.
A farinha obtida de variedades moles é frequentemente usada na indústria de confeitaria. É caracterizada pelo aumento da friabilidade e absorve mal a umidade. A massa dessas matérias-primas é solta e levemente elástica. Os produtos acabados de panificação desmoronam e rapidamente se tornam obsoletos. A massa perde sua forma durante o cozimento.
Importante! O trigo seco contém cerca de 22% de proteína, a maioria dos quais é glúten. É essa proteína específica que é a razão pela qual as pessoas com doença celíaca são completamente contra-indicadas em produtos de qualquer farinha.
Sólido
A principal diferença entre grãos duros é, pelo contrário, um alto concentrado de glúten e pigmentos orgânicos nos grãos.. Visualmente, a colheita é caracterizada por uma vitrificação e dureza específicas. Devido aos carotenóides inerentes, a farinha obtida dessas matérias-primas possui uma cor creme única e delicada.
As normas estaduais prevêem variedades duras de inverno e primavera (durum). Segundo especialistas, eles são superiores às espécies moles em utilidade para o corpo humano. Isso se deve ao baixo teor calórico, alto teor de proteínas, minerais e fibras, além de baixa concentração de carboidratos.
Você sabe Os antigos egípcios enterraram os faraós em colares feitos de grãos de trigo. Os grãos deveriam proteger os mortos no outro mundo.
A farinha feita com esses grãos duros é geralmente usada para fazer massas e produtos de panificação de alta qualidade. É caracterizada por uma granularidade fraca e pela capacidade de absorver rapidamente a água. Faz uma massa macia elástica. Os produtos acabados não perdem sua forma e suavidade originais.
As melhores variedades de trigo duro são:
- Kubanka - representa trigo de amadurecimento tardio, com toldos longos e grãos amarelos vítreos claros, o rendimento é estimado em 50 kg / ha;
- Traça - variedade de primavera com espigas densas de comprimento médio e grãos oblongos, com rendimento de até 45 kg / ha;
- Garnovka - difere em uma flor esfumaçada azulada nas espiguetas, produz frutos com um grão denso de forma alongada, tolera condições climáticas frias e adversas, o rendimento não excede 45 kg / ha.
Forragem
O trigo forrageiro ou forrageiro é uma das classes de sua divisão de acordo com os atributos de qualidade. Este grão não atende aos padrões alimentares e é caracterizado por uma alta porcentagem de danos, baixa concentração de proteínas e gorduras constituintes. Como regra, possui uma quantidade mínima de fibra e seu teor de umidade não excede 15%.
As matérias-primas para ração são usadas para alimentar animais agrícolas. Eles não cultivam ou colhem suas sementes especialmente, mas as colocam no processo de colheita e armazenamento da colheita.
Os padrões internacionais de qualidade e GOST permitem qualquer variedade e tipo de trigo, regulando estritamente a aparência do grão, a quantidade de impurezas das ervas daninhas e o grau de infecção pelo fusarium. Outras doenças, bem como sinais de atividade vital de insetos nocivos, são inaceitáveis.
No mercado agrícola, o preço e a qualidade de um produto desse tipo são muito mais baixos em comparação com o trigo alimentar.
As melhores variedades para as regiões
Estatísticos de Rosstat estimaram que, no ano passado, os agrários do país plantaram mais de 50 milhões de hectares de cereais de inverno e primavera. As maiores culturas estão concentradas nas regiões de Território de Altai, Rostov e Orenburg. Graças às variedades de trigo corretamente selecionadas, respectivamente, com as características do clima e do solo de uma região em particular, os agrônomos de muitas fazendas conseguiram obter altos rendimentos das culturas. Abaixo está uma seleção das melhores variedades de trigo para as regiões norte e central da Rússia.
Você sabe Em 1324, o rei Eduardo II da Inglaterra introduziu um novo padrão de medida, segundo o qual uma polegada correspondia a 3 grãos de trigo seco dispostos em fileira com extremidades tocantes.
Para as regiões do norte
Em áreas dominadas por ventos frios do norte e curtas horas de luz do dia, os agricultores aconselham a semear variedades de trigo ambientalmente plásticas de alto rendimento com excelente resistência ao inverno. Ou seja:
- Shestopalovka - trigo de inverno altamente produtivo, de uso universal, com alta resistência a secas, geadas, alojamentos, brotação de espigas e derramamento de grão (8,8 pontos). É caracterizada pelo amadurecimento precoce, sensibilidade média ao oídio e ferrugem. Outras doenças raramente afetadas. Produtividade 85 c / ha. A concentração de proteína nos frutos não excede 14%, glúten - 30%. Ele se compara favoravelmente com outras variedades por sua despretensiosidade às condições de cultivo, antecessores e datas de semeadura.
- Bogdana - variedade de tipo intensivo, resistente à seca e ao gelo, de alto rendimento no inverno, com taxas médias de resistência à infecção por oídio e ferrugem nas folhas. É caracterizada por maturação média. Brotos não morrem, o grão não sai das orelhas. A composição da proteína no grão não excede 14,7%, glúten - 32,3%. O rendimento máximo é de 98,2 c / ha.
- Skagen - lixo de alta produtividade no meio da estação, com excelentes indicadores de resistência ao frio, seca, ambiente patogênico, acomodação e derramamento de grãos. É caracterizado favoravelmente pela produtividade, que atinge 100 kg / ha. Os grãos contêm cerca de 28% de glúten e 13,5% de proteína.
Para a banda do meio
Nas regiões temperadas, as seguintes variedades de trigo apresentam bom desempenho:
- Zlata - variedade média no início da primavera. Demonstra alta resistência a doenças típicas de cereais, não morre. Grãos de tamanho médio amadurecem 95 dias após a semeadura e não se desfazem das orelhas. A natureza vítrea deste trigo, dependendo das condições de cultivo, varia de 60 a 71%. Entre os constituintes, o glúten é de 38% e a proteína - 15%. A produtividade atinge 50,8 c / ha.
- Daria - um híbrido suave inicial com hastes eretas de altura média e grão oval oval dourado, que atende aos critérios da primeira classe. É caracterizada por alta resistência ao oídio, septórios. A falta de variedade pode ser considerada uma tendência ao alojamento e vulnerabilidade à ferrugem. A produtividade não excede 35 kg / ha.
- Nemchinovskaya 85 - caracterizado pela rápida adaptação ao ambiente climático do solo das latitudes média e sul. Resistente a hospedagem, doenças, derramamento, seca e frio. A principal vantagem da variedade é seu alto rendimento, que é de 10 a 12 t / ha. Não tem medo de semear tarde. Dá uma excelente colheita mesmo após o girassol, o que esgota o solo.
Importante! Para evitar alojamentos, com altos níveis de nutrição mineral, os agricultores são aconselhados a produzir retardantes.
Notícias de criação
Tentando levar em conta todos os caprichos do tempo e do clima, bem como as características do solo em diferentes regiões da Rússia, os criadores desenvolveram variedades de linhagens de trigo, nas quais diferentes variações são apresentadas.
Os cientistas domésticos colocam ênfase especial na melhoria das populações de Novosibirsk 31 e Novosibirsk 29, cujas variedades no meio da temporada e no início ocupam mais de um terço do número total de culturas no país.
Dos novos produtos que foram testados com sucesso, já foram introduzidos no mercado agrícola:
A escolha do material de plantio para o trigo sempre foi uma preocupação particular. Para coletar uma colheita alta, o agrônomo deve levar em consideração as características da região e analisar sua relação com as características biológicas de uma variedade específica. Em busca do melhor grão, siga os novos desenvolvimentos dos criadores e siga as recomendações de agricultores experientes.