Os apicultores da região de Kherson entraram em conflito com os exportadores devido a diferentes idéias sobre o preço do produto. Este ano, os intermediários fixaram o preço em 30-36 UAH, o que causou enormes queixas dos apicultores.
Os apicultores não querem oferecer seus produtos a preços tão baixos e reclamam que as empresas exportadoras não anunciam o produto ucraniano no exterior. O mel ucraniano é vendido em todo o mundo, mas os exportadores não querem gastar dinheiro com sua publicidade como um produto único. E sem uma marca, é difícil alcançar uma demanda estável, diz Yury Lavrinenko, presidente da Associação de Apicultores da Região Kherson.
Os intermediários explicam sua posição pelo fato de o mercado mundial já estar super saturado.
Ao mesmo tempo, o mel da Ucrânia custa de 6 a 8 euros / kg nas prateleiras dos países europeus.
E os apicultores domésticos são obrigados a entregar seus produtos aos revendedores por € 1,5 / kg. Na própria região de Kherson, o mel é vendido a um preço de 80-160 UAH / kg, que é 2-4 vezes mais caro do que os atacadistas oferecem.
Os especialistas há muito aconselham os apicultores a se unirem e promoverem independentemente seus produtos no mercado mundial sem a ajuda de intermediários. Enquanto isso, os apicultores já estão começando a produzir hidromel ou aguardente com seus estoques.