Muitas vezes, a hortênsia pode ser encontrada em parcelas pessoais - suas flores multicoloridas e luxuriantes podem decorar qualquer paisagem. No entanto, apesar da despretensão geral desta planta, muitos moradores de verão se deparam com o problema do aparecimento de manchas marrons nas folhas e nas inflorescências. Como lidar com isso e que medidas preventivas devem ser tomadas para preservar a saúde e a aparência das hortênsias - mais adiante neste artigo.
Por que as flores da hortênsia ficam marrons
Existem muitas razões pelas quais manchas marrons podem aparecer nas flores da hortênsia. Entre outros, existem:
- Queimadura solar - com calor constante e ausência de sombreamento (especialmente se esses fatores forem aumentados simultaneamente por água forte), manchas marrons podem se formar ao longo das bordas da folhagem. Sem o uso de medidas apropriadas (sombreamento e uso de água amolecida), os fragmentos afetados ficam pretos e podem aumentar de tamanho, afetando também as inflorescências.
- Rega excessiva - Também pode levar à formação de manchas marrons em todo o corpo da flor.
No entanto, as causas mais comuns incluem doenças fúngicas e virais, bem como a invasão de pragas. Nesse caso, apenas um diagnóstico rápido e preciso, bem como o tratamento prescrito corretamente, ajudarão a salvar a planta.
Você sabe Para evitar que a hortênsia murcha rapidamente após o corte, é recomendável colocar as hastes em um copo de água fervente por 30 segundos, após o que as flores podem ser colocadas em um vaso.
Doenças fúngicas
Doenças semelhantes são causadas pela exposição a fungos patogênicos. Eles carregam um perigo bastante alto em si mesmos, e seu tratamento pode diferir em um esquema longo e complexo. Apesar dos diferentes estágios iniciais da doença, todos eles têm uma característica semelhante - a rápida disseminação por toda a planta e a derrota de todos os seus fragmentos (das folhas ao caule e inflorescências). As causas comuns de doenças fúngicas são o aumento da umidade e a infecção inicial do solo e das plantas vizinhas.
Entre os fungos são comuns:
- Podridão cinzenta - Antes de tudo, atinge a folhagem, com a aparência de um revestimento cinza suave, que seca com o tempo, formando manchas marrons e se desfaz em pó. A principal causa da podridão é o alagamento, associado a rega excessiva ou grande aglomeração de hortênsias e crescimento de plantas. A doença fúngica também representa um perigo para vegetais, árvores frutíferas, flores e legumes do jardim.
- Oídio (ou peronosporose) - apresenta sintomas primários na forma de manchas oleosas marrons escuras nas folhas da hortênsia. A doença é caracterizada por um tratamento bastante fácil, mas apenas nos estágios iniciais. O fungo, não detectado imediatamente, afeta rapidamente todas as áreas da flor, e é quase impossível se livrar dele. As condições ideais para o desenvolvimento de míldio são a alta umidade a temperaturas elevadas (mais de + 20 ° C). Especialmente com freqüência, essa doença se desenvolve em ervilhas, malmequeres, crisântemos. Também perigoso para vegetais.
- Septoria - fungo cuja manifestação é acompanhada pela formação de pequenos pontos de luz (até 5 mm) com bordas marrons. No processo de desenvolvimento, a doença se espalha rapidamente por toda a planta. Septoria geralmente aparece no clima frio e úmido do verão. Também pode ser um perigo para as hortas, como: macieira, marmelo, berinjela, framboesa. Das flores - crisântemos, peônias ásteres.
- Ferrugem - A doença fúngica mais comum causada pelo excesso de água e nitrogênio no solo. Tem a aparência de pequenas manchas amarelas, que em um curto período de tempo se transformam em crescimentos marrons. As folhas em tais condições secam e caem. Dentro do crescimento, há esporos de micélio - fungos na forma de poeira enferrujada. Com rajadas de vento, elas se espalham facilmente por todo o local, infectando simultaneamente todas as plantas (não apenas flores, mas também hortas).
Pragas
Hortênsia freqüentemente se torna alvo de ataques de vários insetos nocivos. Os mais comuns deles são:
- Pulgão da folha - pragas de tamanhos pequenos que, comendo, sugam o suco de todas as partes moles da planta. De perigo particular são os seus grandes números, que em condições normais são regulados por seus inimigos naturais (joaninhas, amarras e outros). Os primeiros sinais de danos causados por insetos na planta são a secagem e o amarelamento da folhagem.
- Ácaro aranha - uma praga quase invisível ao olho humano, que também se alimenta do suco da planta. A criação mais ativa ocorre em clima quente e seco. Você pode ver as áreas afetadas da planta por uma teia fina, bem como pelo aparecimento de manchas marrons no caule e na folhagem. Este último subsequentemente seca e enrola.
Doenças virais
As infecções virais também costumam fazer com que folhas e flores fiquem marrons ou enferrujem. As doenças nesses casos podem ser levadas ao local por ferramentas de jardim, bem como novas plantas ou pragas de animais.
Importante! Todos os fragmentos de plantas doentes devem ser removidos não apenas do local, mas também queimados — isso impedirá a propagação da doença por todo o site.
Entre as doenças mais comuns:
- Mancha de anel - se desenvolve independentemente de fatores externos e se manifesta na forma de manchas em forma de anel (com uma borda média e escura brilhante). Na ausência de tratamento adequado, a folhagem seca e cai, e a própria planta para completamente de florescer ou produz brotos muito enfraquecidos. Devido à falta de medicamentos eficazes, a hortênsia, afetada pela localização dos anéis, geralmente morre, portanto os esforços devem se concentrar na prevenção e na escolha correta do material de plantio. Também deve-se levar em consideração que esse vírus é contagioso para todas as culturas da família das maças, morangos, groselhas e uvas. Alguns vegetais também estão em risco - cebola, pepino, repolho, aipo.
- Câncer - Um vírus que apareceu há não muito tempo, juntamente com material de plantio varietal da Europa Ocidental. Na maioria das vezes, essa doença afeta plantas enfraquecidas ou com danos mecânicos. A planta afetada fica coberta de manchas acastanhadas ou vermelhas, cobertas de úlceras na parte de trás. Como no caso das manchas nos anéis, não existem medicamentos capazes de combater a doença com sucesso. Portanto, nos primeiros sinais, recomenda-se remover todos os fragmentos com manchas características da hortênsia e, no caso de grandes áreas de danos, destruir toda a planta. Essa abordagem evitará uma epidemia.
Como lidar com manchas marrons em hortênsias
Dependendo da causa do aparecimento de manchas marrons nas hortênsias, são utilizados vários métodos para lidar com elas. No tratamento de doenças fúngicas, os remédios populares são frequentemente usados, por exemplo, após a remoção de todos os fragmentos de plantas afetados pela doença, os locais de corte são tratados com uma solução fraca de permanganato de potássio ou var. No entanto, essa abordagem será eficaz apenas nos estágios iniciais do desenvolvimento de fungos.
Uma invasão de pragas também exigirá uma resposta rápida. Com um pequeno número de insetos, você pode derrubar uma planta com um fluxo de água sob pressão, após tratar cuidadosamente todo o arbusto com uma solução de sabão ou qualquer óleo mineral. Além disso, bons resultados mostram uma maneira de atrair inimigos naturais de insetos. Por exemplo, no caso dos pulgões, ao lado da hortênsia, você pode plantar calêndulas que atraem joaninhas (o alimento principal são os pulgões). Os tratamentos químicos (por exemplo, inseticidas de amplo espectro) também são eficazes.
Além disso, minimize a ocorrência de doenças nas quais a hortênsia esteja coberta de manchas marrons (incluindo doenças virais, nas quais o uso de qualquer produto químico traga o efeito adequado), É possível com a ajuda de medidas preventivas sistemáticas, que consistem em várias medidas:
- manutenção de um equilíbrio de acidez e composição mineral do solo - a rega deve ser realizada apenas com água mole e aplicar fertilizantes nitrogenados com cautela, seguindo as instruções (o aumento do conteúdo no solo afeta negativamente a condição da cobertura decídua da planta);
- luz solar e nível de umidade - as áreas sombreadas com luz difusa são o local ideal para o crescimento saudável e o desenvolvimento de hortênsias (a luz solar direta pode causar queimaduras e a falta de umidade no solo é repleta de riscos de oídio e peronosporose);
- a qualidade do material de plantio - as mudas devem ser selecionadas com extrema cautela e ao primeiro sinal de doenças virais para destruí-las;
- desinfecção - toda a ferramenta que participou da remoção das plantas afetadas por doenças deve ser tratada com anti-sépticos após a conclusão do trabalho;
- tratamentos preventivos - toda primavera os arbustos devem ser pulverizados com preparações fungicidas.
No entanto, com uma lesão grande, será necessária uma intervenção mais poderosa, que apenas fungicidas podem fornecer
"Rayok"
Medicamento antimicótico fungicida, que se destina a combater doenças fúngicas (alternariose, crosta, oídio e outras). A forma do medicamento é uma emulsão concentrada. A aplicação é possível tanto em grandes terrenos agrícolas quanto em cabanas de verão e terrenos domésticos. Nesse caso, dependendo da área de processamento esperada, você pode comprar o medicamento em diferentes volumes - de 2 ml a 1 litro.
O fungicida "Rayok" contém a principal substância ativa difenoconazol (mais de 25%), que afeta ativamente a síntese de células fúngicas, inibindo seu crescimento, bem como a possibilidade de reprodução (impede a formação de micélio).
- Entre as diversas preparações fungicidas, o "Rayok" se destaca por suas vantagens, a saber:
- taxa de penetração nos tecidos vegetais;
- a possibilidade de aplicação simultânea a vários tipos diferentes de plantas;
- um longo período de validade protetora;
- minimizar a chance de re-infecção;
- proteção eficaz de órgãos e frutos vegetativos e aumento da produção;
- uso econômico;
- baixa toxicidade para seres humanos, abelhas e aves, bem como segurança absoluta para o meio ambiente;
- a capacidade de manter suas propriedades em temperaturas elevadas do ar (até + 35 ° C).
- Existem algumas desvantagens:
- o desenvolvimento de resistência ao medicamento em doenças fúngicas não está excluído e, portanto, há necessidade de alternância com outros agentes;
- baixa eficácia no controle do oídio;
- perigo de pescar.
"Velocidade"
Preparação fungicida de uso amplo, projetada para proteger frutas, culturas ornamentais e vegetais de doenças bacterianas e fúngicas.
Além do tratamento eficaz, o medicamento pode ser usado como medida preventiva e, o mais importante, em qualquer estágio do desenvolvimento da planta. A forma "Skor" é um concentrado de emulsão, o principal ingrediente ativo é o difenoconazol (uma classe de triazóis) nas proporções de 250 g por 1 litro da preparação.
- Devido à estrutura química, o “Skor” tem muitas vantagens em comparação com outros produtos químicos desta classe:
- a capacidade de absorver substâncias em todas as partes da planta em que a fotossíntese é observada;
- inibição eficaz da esporulação de patógenos de doenças infecciosas e, como resultado, enfraquecimento da intensidade do curso;
- prevenção da formação de resistência de patógenos a preparações químicas, em caso de uso de acordo com as instruções;
- um aumento significativo na bushiness e um aumento nos brotos.
- Existem algumas desvantagens:
- a maior eficácia é alcançada apenas nos primeiros 2-3 dias do desenvolvimento da doença;
- O "trabalho" da droga será eficaz apenas em temperaturas de +14 a + 25 ° C.
Falcon
Preparação fungicida de amplo espectro e propriedades sistêmicas na forma de uma emulsão concentrada. Uma característica distintiva é a presença de três ingredientes ativos de uma só vez na composição: tebuconazol - 167 g por 1 l, triadimenol - 43 g por 1 l, espiroxamina - 250 g por 1 l, o que elimina completamente a possibilidade de formação de resistência de fungos ao medicamento. Em caso de falta das primeiras fases da doença, a dose deve ser dobrada.
Importante! Qualquer tratamento de plantas no verão é permitido de manhã ou à noite em clima calmo, porque a temperaturas elevadas do ar a água da composição evapora muito rapidamente e o ar é saturado com vapores concentrados da preparação, o que pode ser perigoso para a saúde humana.
- Entre as principais vantagens estão destacadas:
- alta eficiência;
- ampla gama de uso;
- a possibilidade de uso como profilaxia;
- custo-efetividade das dosagens;
- nenhum efeito negativo nas abelhas.
Entre as desvantagens, a mais significativa é o alto custo do medicamento.
Topázio
Uma droga fungicida que lida com sucesso com fungos patogênicos de oídio. Quando pulverizado, penetra em todas as estruturas das plantas, exercendo um efeito esmagador no crescimento e desenvolvimento de infecções por fungos. O principal ingrediente ativo do Topaz é o triazol penconazol sintético, cuja concentração na preparação é de 100 g por 1 litro.
- A droga tem muitas vantagens:
- rentabilidade - apesar do alto custo, a dosagem é pequena em volume;
- facilidade de uso - a embalagem permite que o fungicida seja ingerido em partes;
- alto grau de absorção, o que garante a ausência de formação de filme ou placa na superfície da planta;
- falta de seletividade das culturas (adequada para todos) e fitotoxicidade (afetando o crescimento e desenvolvimento das plantas);
- estabilidade térmica do medicamento e volatilidade reduzida, o que pode reduzir significativamente as zonas de proteção;
- compatibilidade com pesticidas, que permite o uso de "Topázio" em sistemas de proteção complexos.
As desvantagens são a natureza sintética do principal ingrediente ativo e a propriedade de acúmulo do medicamento no solo; portanto, o período de uso recomendado não é superior a 3 anos.
Prevenção de ferrugem
A ferrugem é uma das doenças mais comuns que ocorrem nas plantas. Apesar de a doença ser tratável, sua disseminação pelo site pode ser muito rápida. E, portanto, para não causar uma epidemia, é mais fácil prevenir a ferrugem, como qualquer outra doença.
Você sabe Na linguagem das flores, hortênsia significa modéstia, sinceridade e esperança, e também exige memórias compartilhadas.
Existem várias medidas preventivas básicas que são as formas mais eficazes de combater a doença:
- durante a rega, é necessário garantir que o líquido não caia na folhagem da planta;
- se forem detectados fragmentos de hortênsias infectados, eles devem ser removidos do mato o mais rápido possível e queimados;
- no período de outono, no processo de preparação de plantas para o inverno, recomenda-se remover cuidadosamente as folhas e frutas caídas da superfície da terra e os galhos quebrados e danificados do próprio arbusto;
- com o início da primavera, antes do plantio, o solo deve ser desenterrado - essa abordagem eliminará os esporos nocivos;
- Antes da semeadura da hortênsia, todas as sementes devem ser submetidas a um procedimento de ataque obrigatório usando preparações fungicidas;
- estacas e estacas só podem ser retiradas de uma planta saudável garantida;
- fertilizantes de fósforo com potássio devem ser sistematicamente aplicados ao solo;
- recomenda-se realizar anualmente o tratamento preventivo da primavera com fungicidas;
- o plantio deve ser realizado levando em consideração sua resistência a vários tipos de doenças fúngicas (incluindo ferrugem);
- capina regular minimiza a possibilidade de infecção de arbustos de hortênsia a partir de ervas daninhas.
A maioria das doenças da hortênsia pode ser facilmente tratada, o principal é realizar o diagnóstico correto a tempo e prescrever o tratamento o mais rápido possível. Além disso, não se esqueça da implementação de medidas preventivas sistemáticas, que garantirão a saúde de todas as culturas no local e a bela aparência das flores do jardim, sem manchas marrons nas folhas e inflorescências.