Aumentar a produção de leite em 2-2,5 milhões de toneladas até 2025 em comparação com os indicadores atuais - a Bielorrússia estabeleceu planos ambiciosos.
Confira
Para atingir as metas estabelecidas no país, foi desenvolvida uma Estratégia para o desenvolvimento da indústria de laticínios até 2025.
A implementação bem-sucedida do plano para aumentar a produção de leite permitirá à Bielorrússia reduzir os custos de produção e entrar no mercado mundial com um volume e variedade significativos de produtos de exportação.
Note-se que, no ano passado, a Bielorrússia estava entre os TOP 5 dos maiores exportadores de laticínios do mundo. O país ficou em terceiro lugar em manteiga e soro de leite seco, o quarto em queijo, o quinto em leite desnatado e o sétimo em leite integral.
Atualmente, 4 mil 115 fazendas estão operando no país, a produção média anual de leite por vaca leiteira é de 5 mil kg de leite e a comercialização total do leite bielorrusso é de 90%.
A variedade de produtos fabricados pelas empresas de laticínios da Bielorrússia ultrapassa 1,5 mil itens, dos quais produtos lácteos integrais - mais de 700 itens, queijo - cerca de 330 itens, manteiga - mais de 30 itens.