O presidente da União dos Agricultores de Ulster (UFU), Ivor Ferguson, congratulou-se com a notícia de que o Reino Unido teve tempo extra para deixar a União Europeia até 31 de outubro.
Ele disse: “Essas são boas notícias para a agricultura. O primeiro-ministro, o governo e o resto do parlamento devem colocar os interesses do país em primeiro lugar e concordar em como o Reino Unido pode deixar a UE fechando o acordo antes de 31 de outubro. A incerteza contínua está prejudicando nossa indústria agrícola. ”
Enquanto isso, a União dos Agricultores de Ulster diz que, embora o Brexit não possa ser evitado, a Grã-Bretanha receberá o status de país terceiro com a UE.Ferguson disse: “É encorajador que o comércio possa continuar na ausência de um acordo Brexit, mas, como o comércio com um país terceiro, estará longe de ser atrito. Sem dúvida, os agricultores terão documentos adicionais, burocracia, decepção e custo. Em particular, os produtores de leite da Irlanda do Norte enfrentarão sérias barreiras comerciais. ”
Na ausência de uma transação, o status de um país terceiro confirma que o Reino Unido cumpriu as garantias sanitárias e de biossegurança necessárias para a exportação de animais vivos e produtos animais para a UE, o que permitirá continuar a maior parte do comércio agrícola.