Com o advento da primavera, prímulas florescem em jardins e parques. Devido às cores vivas, despretensiosidade e ao fato de que essas flores florescem primeiro, elas gozam da merecida atenção dos jardineiros. Leia mais sobre como plantar prímula e sobre as regras para cuidar delas em campo aberto, leia mais no material.
Descrição da planta
O nome internacional desta flor é prímula (lat. Primula). O gênero Primroses (Primulaceae), ao qual a prímula pertence, é um dos vários membros da família Primrose. Possui pelo menos 390 espécies, a maioria das quais cresce em climas temperados. Todas estas são culturas gramíneas, entre as quais há anuais e perenes.
Primula vulgar (Primula vulgaris) - a prímula de jardim mais comum. A altura da planta é de 10 a 30 cm, caracterizada pela presença de uma roseta de folhas próxima ao solo, com um caule curto no centro.
Descrição botânica do gênero Primrose:
- área de distribuição: zonas temperadas da Europa Ocidental e Meridional;
- no ambiente natural, cresce sob arbustos em florestas decíduas, em clareiras, estradas, perto de trilhos de trem, em pastos abertos; em áreas ricas em húmus, às vezes em barro pedregoso;
- floração: fevereiro - março;
- flores: amarelo pálido com veias verdes; 2–4 cm de diâmetro, crescem em hastes finas;
- fruta: caixa de sementes;
- polinizadores: insetos;
- saída foliar: basal;
- folhas: 5-25 cm de comprimento, 2-6 cm de largura, enrugadas, afilando-se gradualmente ao tronco, com uma borda serrilhada.
Espécies comuns
Na natureza, existem pelo menos 390 espécies de prímula. Além disso, criadores de diferentes países cultivam regularmente novos híbridos dessas flores da primavera, anunciados nas exposições anuais de flores. Seus catálogos também fornecem informações sobre como plantar e cuidar da variedade após a compra. Se você selecionar e plantar várias prímulas diferentes, poderá obter um canteiro com um tempo de floração mais longo.
Comum
Primula vulgaris (Primula vulgaris) é uma planta perene semi-verde que cresce no sul da Europa e no oeste da Ásia. Suas flores amarelas pálidas florescem no início da primavera, assim que a neve começa a derreter. A planta cresce bem em áreas parcialmente sombreadas, jardins sombreados, ao longo de caminhos, sob árvores, ao longo de córregos e pântanos. A flor é tão comum nas áreas de pastagem que não precisa ser plantada especialmente. Mas se desejar, você pode colher plantas silvestres no prado na primavera e plantá-las no campo ou no jardim.
Esta planta compacta e despretensiosa, com 10-15 cm de altura e 10-22 cm de largura, com uma roseta de folhas na base. Sua característica distintiva é o centro de uma sombra mais escura do que as pétalas. Estas flores perfumadas irão deliciar você até o meio da primavera.
O diâmetro das flores amarelas de cinco pétalas é de 2,5 cm.
Aurícula
A prímula em forma de orelha (Latin Primula auricula) é uma planta perene com folhagem semelhante a couro, geralmente em pó e simples flores de guarda-chuva na forma de uma bandeja, geralmente rosa, roxa ou amarela. Cresce em solos pedregosos nas montanhas da Europa, incluindo os Alpes ocidentais, Montanhas Jura, Vosges, Floresta Negra e Montanhas Tatra. Na Europa central, a planta é chamada de celeiro da montanha ou orelha de urso, devido à forma característica das flores.
Importante! No verão, o solo da prímula pode ser um pouco mais seco, mas nunca deve secar completamente. Essas plantas não toleram o calor do verão.
Aurícula é caracterizada por cores ricas, tons brilhantes e um aroma delicioso. A floração durará de meados de março a abril. Você pode plantar uma planta com mudas ou sementes. A prímula cresce bem em campo aberto, em estufas e em vasos no parapeito da janela. A altura de uma planta com flores é de 15 a 45 cm. Até o momento, milhares de variedades de interior com base nessa espécie foram obtidas.
Cuidar deles após a compra não é mais difícil do que a prímula selvagem.
Pubescente
A prímula pubescente (Primula x pubescens) é um híbrido. As espécies progenitoras foram P. auricula e P. hirsuta (P. rubra). Esta é uma planta com flores brilhantes de 5 pétalas que crescem até 30 cm de altura. Inicialmente, a planta era caracterizada por flores rosa-framboesa, mas agora muitas variedades de cores diferentes, incluindo amarelo, rosa, vermelho, roxo e branco, foram criadas. As flores aparecem em grupos (guarda-chuvas) no topo das hastes que se erguem da roseta basal. A floração começa em meados de abril e dura até meados de maio. As folhas da prímula são coriáceas, oblongas, verdes.
Pode ser plantada em vasos e ao ar livre. Prefere solo úmido e bem drenado. Ele tolera completamente a sombra, mas é melhor escolher uma área ensolarada para a prímula. Adequado para jardins de pedra e para o design de canteiros de flores. Recomenda-se propagar por divisão após o desbotamento da flor.
Dentes finos
A prímula de dentes finos (Primula denticulata) é uma das espécies mais fáceis de cultivar, adaptando-se perfeitamente às condições climáticas. Cresce em todo o Sudeste Asiático. A planta forma uma roseta de grandes folhas verdes oblongas ovais, nas quais crescem hastes verticais com uma bola de flores. O diâmetro dessa inflorescência esférica atinge 10 cm, e a altura e a largura da prímula são 30 cm.
Importante! Geralmente prímula, que você compra até 8 de março — estas são plantas anuais (Primula × polyantha). Eles não serão capazes de economizar até o próximo ano.
A cor varia de branco a tons de rosa, roxo, azul. As flores têm um aroma delicado e são adequadas para o corte. A floração continua de meados de abril até o final de maio. Uma característica distintiva da espécie é seu tamanho grande e pedúnculos espessos. Em algumas variedades, atingem uma altura de 60 cm e as plantas preferem solo uniformemente úmido e crescem bem ao lado de um lago ou riacho. Em condições frias, eles permanecem atraentes mesmo sob o sol brilhante. Mas você precisa garantir que o solo esteja constantemente úmido.
Alta
Prímula alta (Primula elatior, oxlip) - uma das variedades mais convenientes. Pode prosperar em solos com baixo teor de nutrientes, mas eles devem ser ricos em cálcio. A espécie é generalizada em toda a Europa e é encontrada na Península de Kola. Cresce em florestas úmidas e prados.
É uma planta herbácea perene, cuja roseta cresce até um diâmetro de 25 cm e pedúnculos - a uma altura de 30 cm. Na primavera, flores amarelas claras aparecem em uma haste alta. Haverá 10 a 30 clusters juntos em uma haste. A largura de cada flor é de 9 a 15 mm. O copo verde claro em forma de xícara possui nervuras verdes mais escuras. As flores são abertas, caracterizadas por serem giradas em uma direção.
Externamente, a aparência é muito semelhante à prímula (Primula veris), mas a diferença está no fato de a prímula alta ter flores maiores. As folhas são verde-escuras, ovais, enrugadas. Eles crescem na forma de uma roseta basal e têm estacas longas.
Cortex
O cortusóide de prímula (Latin Primula cortusoides) é uma espécie muito comum no território dos Urais à China. Esta planta original possui cachos delicados de flores em forma de estrela rosa com olhos amarelos que florescem no meio da primavera. Pequenas folhas serrilhadas são coletadas em uma roseta e permanecem verdes brilhantes durante toda a temporada.
Importante! O cortus de prímula está listado no Livro Vermelho e é proibido rasgá-lo.
A prímula é kortuzovidny a 30 cm de altura. As flores dela crescem em caules de pelo menos 20 cm de altura.Se você pretende criar um tapete de plantas, plante-as a uma distância de 15 cm uma da outra. É característico da folhagem que permanece como se pressionado no chão. Sob condições ideais, a planta é capaz de viver e florescer por cerca de 5 anos. É melhor cultivada em sombra parcial com solo uniformemente úmido. A espécie é tolerante à poluição urbana, mas reduz sua vida útil.
Julia
Primula juliae é uma espécie descoberta por Julia Mloskosevich, filha do aristocrata polonês, botânico Ludwig Mloskosevich, no Cáucaso Oriental, na região de Tiflis, por volta de 1900. A planta é caracterizada pela cor roxa brilhante, miniatura e resistência. A altura da planta não excede os 10 cm A Prímula Julia possui uma pequena roseta basal, folhas redondas e irregulares de tonalidade verde clara e flores de framboesa. Eles consistem em 5 pétalas, semelhantes aos corações, e um pequeno meio amarelo.
Atualmente, esta espécie está listada como rara ou em perigo na maior parte da Rússia. Desde a descoberta das primeiras plantas, muitas delas foram obtidas por cruzamento com outras espécies. Mas durante os anos da Segunda Guerra Mundial, muitas das variedades originais foram perdidas, por isso é quase impossível encontrar a Primula juliae em sua forma original.
Orquídea
Orquídea de prímula ou frasco de prímula (Primula vialii) cresce em prados úmidos e perto de lagoas no sul e oeste da China. Trata-se de uma planta herbácea perene que cresce até 40 cm. No início do desenvolvimento, suas flores parecem espigas estreitas de cor verde que ficam vermelhas e depois abrem em rosa a partir da base, para que pareçam dois tons. O período de vegetação ativa dura de maio a setembro, inclusive. A floração começa em junho e termina no final de julho. Um transplante é recomendado de setembro a novembro.
Esta espécie é ótima para crescer junto com samambaias em áreas parcialmente sombreadas e bem drenadas. Pode ser plantado em massa perto de reservatórios artificiais. E, nesse caso, o sombreamento é opcional, pois é compensado pela alta umidade.
Mealy
A prímula Mealy (Primula farinosa) é uma planta perene que cresce no norte da Europa e na Ásia em prados ricos em umidade. Sua altura é de 3 a 20 cm e as folhas estão localizadas em rosetas basais; elas são oblongas, lanceoladas, com até 10 cm de comprimento e 2 cm de largura.A parte superior da placa da folha é lisa e a parte inferior parece levemente pulverulenta. A partir daqui, vem o nome da espécie - em pó.
Você sabe Prímula japonesa (Primula japonica) — o dono de um pedúnculo "candelabro" extremamente original. As flores estão localizadas em várias camadas.
As flores azul-violeta da prímula farinosa aparecem no início da primavera na forma de um conjunto redondo de uma dúzia de espécimes no topo de hastes grossas. Cada flor tem 5 pétalas que parecem corações.
Cuidado no jardim a partir do momento do plantio em campo aberto
A prímula é considerada uma planta de rua, embora possa ser cultivada em vasos dentro de casa. Se estamos falando de prímula interna, lembre-se de que, depois que elas desaparecem, elas precisam ser retiradas da sala e colocadas em um local protegido no jardim de verão ou no terraço. Na primavera, as plantas "acordam" e, quando florescem, podem ser trazidas para o edifício. Eles precisarão de um peitoril ensolarado, mas de maneira que a luz direta do sol não caia sobre eles.
Você sabe Prímula tem seu próprio feriado especial. 19 de abril no Reino Unido comemora o dia da prímula.
Para plantas no jardim, várias condições devem ser observadas:
- Organize a combinação certa de luz, água e nutrientes. A maioria das variedades prosperará se o sol brilhar de manhã e a área for sombreada após o almoço.
- A temperatura do ar deve ser moderada - não superior a + 15 ° C. Calor extremo causará murcha.
- Precisa de um solo úmido rico em nutrientes. Também é necessária uma boa drenagem, caso contrário a planta começará a apodrecer.
- Alimente fertilizantes fracos durante a floração. Bastante 1-2 vezes por temporada.
Rega
Para uma vida normal, as flores em questão precisam de umidade: com sua falta, a planta desbota e, com excesso, começa a doer. A prímula também precisa de solo úmido. Se, ao tocar o solo com o dedo, você não sentir umidade, é hora de regar. Mas não permita que a umidade entre nas folhas - isso contribui para a propagação de fitopatógenos e doenças de prímula.
Em agosto, regue especialmente com frequência. Neste momento, a colocação de botões de flores da próxima temporada ocorre e a planta definitivamente precisa de muita água. A rega das plantas das ruas é interrompida imediatamente antes da geada.
Importante! Se a água do abastecimento de água da cidade for usada para irrigação, ela deverá ser defendida para reduzir a quantidade de íons de cloro. É prejudicial para as plantas.
Top vestir
Fertilizar prímulas no início da primavera. Eles precisam de um fertilizante equilibrado no qual nitrogênio, potássio e fósforo tenham proporções iguais. Por exemplo, 10 × 10 × 10, 14 × 14 × 14 ou 5 × 10 × 5, em que a dose de potássio é aumentada para o desenvolvimento do sistema radicular. A maioria dos fertilizantes consome prímula bicolor. Eles precisam ser fertilizados 2 vezes por estação: no início da primavera e em julho após a floração.
Em solos com pH alto (solos alcalinos), uma quantidade adicional de ferro ou sulfato deve ser adicionada para reduzir a clorose (amarelecimento) das folhas. A folhagem amarela também pode ser causada pela falta de nitrogênio na planta. Tanto isso como outro podem ser corrigidos com cobertura com os fertilizantes correspondentes.
Poda
No final do inverno, após a última geada, a folhagem seca e os caules são removidos do jardim. Depois disso, você não precisa cortar nada antes da primeira metade do verão. No outono, no final da temporada, os jardineiros não recomendam remover nada, pois as folhas se tornam uma camada de cobertura e protegem as raízes da geada.
Você sabe Na Idade Média, a prímula foi usada para tratar paralisia, gota e reumatismo. Além disso, esta flor fazia parte das poções antienvelhecimento alquímicas.
Como preparar uma planta para o inverno
A maioria das variedades tolera geadas de até -30 ° C e não requer abrigo para o inverno. Mas se o inverno não estiver nevado, para proteger as raízes da baixa temperatura, as plantas podem ser cobertas com uma camada de cobertura morta. Pode ser casca, agulhas de pinheiro ou palha picada.
Se a prímula for cultivada na sala, os vasos com ela serão retirados da sala imediatamente após desaparecerem (em julho). Esta planta não se destina a uma longa estadia em ambientes fechados. No inverno, eles podem ser levados para o porão ou qualquer outro local onde a temperatura não exceda +8 ... + 12 ° C. Certifique-se de fornecer água duas vezes por mês, pois em um solo completamente seco o sistema radicular pode morrer.
Reprodução
Ao plantar prímulas na área de origem, você deve prestar atenção à área de distribuição da variedade. Dois grandes grupos podem ser distinguidos aqui: aqueles que crescem em solos pantanosos e aqueles que crescem em rochas. O primeiro precisa de áreas úmidas e ricas em húmus, e o segundo precisa de áreas secas. A propagação de plantas com flores é possível de várias maneiras. Todos eles podem ser propagados por sementes e, no ambiente natural, essa é a única maneira de se reproduzir.
Em casa, também estão disponíveis os seguintes:
- divisão do mato;
- plantio de mudas;
- estacas.
Você precisa dividir os velhos arbustos, cuja idade é superior a 3 anos. Eles são fáceis de notar pelo fato de que pode haver vários pontos de crescimento e muitas folhas pequenas na saída. As mudas são cultivadas no início da primavera a partir de sementes colhidas no verão. As estacas são o plantio de uma folha de prímula no solo para o enraizamento. Assim que isso acontecer, a planta criará um novo ponto de crescimento e as primeiras folhas aparecerão ao lado da folha que você plantou. Espere a primeira floração no segundo ano após o plantio. A prímula é resistente e deve tolerar bem o inverno.
Divisão Bush
A divisão do mato é realizada em agosto ou no início do outono - depois que as plantas florescem e o período de vegetação ativa termina. Esse evento deve ser realizado a cada 3-4 anos.
Como compartilhar um arbusto:
- Observe suas plantas e destaque visualmente aquelas com muitas folhas, mas elas são menores do que deveriam ser pelo padrão da variedade. Esse arbusto é hora de compartilhar.
- Cavar e remover junto com um pedaço de terra.
- Divida delicadamente com uma faca em 2 partes. Tente danificar o número mínimo de raízes. Em cada parte, aproximadamente o mesmo número de pontos de crescimento deve permanecer.
- Cavar 2 furos em uma cama. Sua profundidade e largura devem ser 2 vezes o tamanho da bola de raiz.
- Coloque uma camada de drenagem no fundo.
- Misture a terra removida com composto ou húmus.
- Despeje um pouco da mistura preparada no ralo.
- Instale uma planta de cima e encha o buraco com a mistura do solo.
- Despeje sobre a água.
- Sele a terra.
- Coloque uma camada de cobertura por cima. Isso pode ser palha picada, agulhas, casca de árvore, serragem. A camada evitará a rápida evaporação da umidade e superaquecimento do solo, bem como o crescimento de ervas daninhas.
Semeando sementes
A melhor época para semear no solo é de fevereiro a abril. Um pouco de geada pode ajudar na germinação, mas se estiver nevando, adie a semeadura até que ela desça. Mesmo semeadas no final de maio, a prímula brotará, mas ainda florescerá no próximo ano. A última data de semeadura é julho. Deve-se ter em mente que este é o mês mais quente e que o solo terá que ser regado todas as manhãs.
Instruções passo a passo para plantar sementes no solo:
- A cama é desenterrada, removendo pedras e raízes de ervas daninhas que podem estar no solo.
- Se você tiver tempo, poderá cobrir o local do futuro plantio com filme preto. O solo sob ele se aquece sob o sol a + 60 ° C. Como resultado, larvas de pragas no inverno, patógenos de plantas e sementes de ervas daninhas morrerão.
- Agora, no local da aterrissagem, você precisa fazer uma pequena vala de 5 a 7 cm de profundidade e colocar uma camada de seixos ou cascalho no fundo.
- Se o solo é argiloso e pesado, deve ser melhorado misturando-se com composto ou húmus. E despeje em uma camada de pedras.
- Em seguida, você precisa umedecer o solo.
- Polvilhe as sementes seguidas por cima. A distância não importa muito, porque nem todos brotam na cama. Quando as mudas crescem, elas podem ser plantadas de maneira mais uniforme.
- Pressione as sementes no solo e polvilhe areia fina por cima.
O plantio precisará ser periodicamente umedecido durante todo o desenvolvimento das plantas. Mas não é necessário cobrir as sementes com um filme na rua - abaixo dela a temperatura será muito alta para a prímula.
Cultivo de mudas a partir de sementes
No ambiente natural, o cultivo de quaisquer plantas com flores vem de sementes. Na primavera, durante a floração, os insetos os polinizam, e as sementes se formam no lugar das flores. Eles podem ser coletados assim que começarem a secar e dispostos em uma folha de papel em uma sala quente e seca. Depois que as caixas secarem, você precisará remover as sementes e colocá-las em uma jarra até o plantio. Se armazenados na geladeira, eles podem permanecer viáveis por vários anos.
É possível cultivá-los na rua depois que o ar aquecer até + 10 ° C. Mas alguns jardineiros preferem primeiro cultivar mudas e depois plantá-las. Este método tem muitas vantagens: você pode controlar o processo de crescimento das mudas, "não será perdido" entre a grama e não será removido acidentalmente junto com ela. Para mudas, as sementes podem ser semeadas em fevereiro. E você precisa plantar mudas no solo depois que as geadas passarem.
Mudas de prímula precisam de boa iluminação e ar para a germinação; portanto, recomenda-se que as sementes sejam semeadas em cima do composto e não cobertas com solo. Observe também que as variedades nas quais as flores de duas cores - por exemplo, auricular e elatior - germinam 2 vezes mais lentamente que outras.
Instruções passo a passo para o cultivo de mudas a partir de sementes:
- Prepare o container de desembarque. Se foi usado na temporada anterior, deve ser lavado com sabão.
- Prepare a mistura do solo. Para o plantio, você precisa de uma camada de vermiculita ou cascalho muito fino. No topo, havia uma camada de composto ou terra.
- As sementes são semeadas na superfície do solo preparado. Pressione-os levemente com a mão e hidrate.
- Cubra com um filme e coloque o recipiente em um local onde a luz direta do sol não caia.
- O solo não deve secar, portanto a umidade deve ser monitorada diariamente.
- Assim que as sementes germinam, o filme é removido. A germinação leva cerca de 3 semanas. Para germinar lentamente - 5-6 semanas.
- A temperatura ideal para germinação é de +12 ... + 15 ° C. Não a deixe subir mais. Uma temperatura mais baixa não causará danos, mas acima de + 18 ° C - é fatal para as mudas macias.
- Assim que as plantas tiverem 4 folhas verdadeiras, elas podem ser mergulhadas em copos separados para posterior desenvolvimento. Nesse caso, é necessário separar a parte inferior da raiz do núcleo para estimular o desenvolvimento das raízes laterais.
O plantio de mudas no chão é realizado assim que o ar na rua aquece até + 10 ° C. Isso acontecerá por volta do final de abril ou início de maio. A temperatura noturna não deve cair abaixo de + 5 ° C.
Doenças e pragas
A prímula raramente fica doente e é afetada por pragas - isso se deve ao fato de que a estação da floração passa mais cedo do que a maioria dos insetos começa a acordar e se desenvolver. Mas é impossível excluir completamente a probabilidade de infecção, portanto o jardineiro deve tomar medidas preventivas: monitorar o estado das plantas, pulverizar com fungicidas quando aparecerem sinais de doença ou inseticidas se aparecerem pragas. O número de tratamentos deve sempre ser pelo menos 2.
As principais doenças que você deve prestar atenção:
- podridão cinza (botrite);
- oídio;
- mancha de folhas.
O principal sintoma da podridão cinzenta são manchas cinza molhadas nas folhas. Mais tarde, eles se tornam marrom avermelhado. O desenvolvimento da doença contribui para a umidade e o clima frio. Pulverize com Skor ou Fundazol e remova todas as partes danificadas da prímula. Repita o tratamento após 3 dias.
Oídio manifesta-se na forma de um revestimento branco-acinzentado, semelhante à farinha. Com o tempo, as manchas crescem, a folha fica marrom e desbota. Use para o tratamento "Scor" ou "Fitosporin". Repita o tratamento após uma semana. Mancha de folhas manifestada por manchas roxas redondas, que aumentam gradualmente. Pulverize a planta com líquido Bordeaux 1%, após remover as folhas danificadas.
Você sabe Segundo a lenda, a prímula apareceu onde caíram as chaves do paraíso, que o apóstolo Pedro acidentalmente derrubou do céu. Talvez seja por isso que esta flor na Rússia seja chamada de "chaves".
Todas as doenças podem ser facilmente evitadas se você não derramar água nas folhas e observar a distância entre as plantas ao plantar. Uma boa circulação de ar ajuda a manter a saúde e a distância certa não dá à flor doente a oportunidade de infectar as vizinhas por meio de contato direto.
A prímula pode ser perturbada periodicamente por:
- Pulgões - São pequenos insetos de cor escura com um corpo macio, que se instalam em grupos nas pontas de folhas jovens e caules de flores, sugando os sucos. Então as plantas ficam para trás em crescimento e são deformadas. Os pulgões podem ser destruídos pulverizando com uma solução de água com sabão inseticida.
- Ácaros - pragas que se depositam na parte inferior das folhas. Eles são muito pequenos e difíceis de perceber. Como resultado de sua atividade, as folhas ficam amarelas e eventualmente caem. Contra os carrapatos, aplique "Tiofos" ou "Fitoferm".
- Slug - São pragas de moluscos que se alimentam de folhas e caules, geralmente à noite. Para impedir que lesmas cheguem às plantas, os corredores são polvilhados com casca quebrada. É muito rígido, e os moluscos simplesmente não conseguem superá-lo.
- Tripes - são prejudiciais perfurando e sugando as células do tecido vegetal da superfície das folhas. Isso leva à formação de manchas cinza-prateadas e, com uma alta frequência de infecção, as folhas podem secar. Para combater tripes, as preparações Fitoverm, Aktelik, Karbofos são adequadas, bem como uma solução de sabão (15 g de sabão por 1 litro de água) ou uma decocção de celandine (400 g de folhas por 1 litro de água).
Assim, as prímulas não são flores muito exigentes e muito bonitas. Além disso, eles aparecem mais cedo que outros e podem crescer em qualquer solo. Portanto, eles podem ser cultivados em camas domésticas, além de decorar áreas próximas a locais onde há muitos visitantes.