Geralmente na Ucrânia, a carne aumenta de preço um pouco antes da Páscoa e, em seguida, ocorre uma normalização gradual dos preços, mas este ano não deve ser esperado.
Devido ao aumento do preço da carne suína no mercado mundial, a Ucrânia também verá um aumento nos preços da carne, disse um analista dos mercados agrícolas e um consultor nacional da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, Andrei Pankratov.
No momento, a Ucrânia depende praticamente dos preços mundiais de carne, já que o número de porcos no país está diminuindo e as importações estão aumentando. Ao mesmo tempo, devido a problemas na criação de suínos na China, a demanda por esse tipo de carne está em constante crescimento, o que leva a um aumento significativo nos preços.Nas semanas anteriores, já ocorreram aumentos de preços, aos quais o mercado ucraniano está se adaptando. Pode haver alguma reversão. Porém, a longo prazo, é provável que haja novos aumentos de preços se a carne de porco continuar a subir de preço no mercado mundial.
Provavelmente isso vai acontecer. Devido à falta de carne suína no país, a Ucrânia é forçada a comprá-la a preços do mercado mundial, e agora elas estão altas. A principal razão para o aumento dos preços da carne é um aumento na oferta de carne de porco à China.Quaisquer mudanças na atividade desse país no mercado mundial levam a flutuações significativas de preços: alguns por cento das importações chinesas de carne de porco já são dezenas de milhares de toneladas de produto. Lembre-se que, devido à ASF, a China perdeu mais de 1 milhão de porcos, diz Andrei Pankratov.