Na Nova Zelândia, a carne suína importada barata em breve será coisa do passado e os preços subirão mais de 25% no próximo mês.
Nos últimos anos, a carne de porco tem sido a carne vermelha mais barata nas lojas da Nova Zelândia. O preço médio ponderado atual dos porcos na Nova Zelândia é de US $ 3,70 por quilograma, em comparação com US $ 5,50 por quilograma de carne bovina e US $ 7,50 por quilograma de cordeiro.
Preços mais altos são o resultado da disseminação da peste suína africana, destruindo a indústria chinesa de suínos. E atualmente, a China é forçada a importar carne de porco de países que tradicionalmente enviam esse produto para a Nova Zelândia, incluindo os Estados Unidos e o Canadá.Jonathan Burton, CEO da Healy's Meats, disse que a situação só vai piorar e que os preços podem subir mais de 25%. Burton sugeriu que o déficit de suínos continuaria por pelo menos dois anos e, mesmo assim, os preços permaneceriam mais altos do que atualmente.
Agora, mais de 60% da carne suína consumida na Nova Zelândia é importada de mais de 25 países, incluindo China, Polônia e Bélgica, países onde são registrados os surtos de ASF. A indústria suinícola da Nova Zelândia está preocupada com a ameaça que o ASF representa para a indústria local.No início deste ano, as autoridades australianas já pararam a importação ilegal de carne de porco na fronteira e nos postos. Cerca de 15% dos alimentos importados foram infectados pela peste suína africana.