Os especialistas consideram esta temporada anormal: a importação de vegetais incluídos no "conjunto de borscht" aumentou cinco vezes, enquanto em um mês dobrou. Isso é evidenciado pelos dados obtidos durante o monitoramento da agência de notícias Info-Shuvar.
A Ucrânia nunca importou um volume tão grande de produtos agrícolas, o que geralmente fornecia para si. Mas, devido à redução de áreas semeadas e à baixa produtividade na Ucrânia e na Europa, o país foi forçado a cuidar da compra de vegetais no início do outono passado, explica o representante da Info-Shuvar Tatyana Getman.
Segundo ela, além da grande necessidade de aumento nas compras de importação, os comerciantes enfrentaram o problema de encontrar novos fornecedores, pois a quebra de safra afetava os países vizinhos.
Observou-se uma queda na produção de vegetais na maioria dos países europeus; portanto, os produtos importados eram bastante caros. Ao mesmo tempo, seus preços subiram mesmo no contexto de um aumento no fornecimento externo.
Segundo Tatyana Getman, se os países da UE tivessem uma boa colheita de vegetais, seus preços na Ucrânia seriam mais baixos. Vale ressaltar que as entregas de importação não foram capazes de bloquear completamente todas as posições.Assim, os estoques de repolho branco do ano passado chegaram ao fim nos últimos dias de abril. O vegetal desapareceu nos mercados e nos supermercados da Ucrânia e em toda a Europa.