A pequena vila de Snitkov, no distrito de Murovanokurilovets, em Vinnitsa, é chamada de “capital da baga”. As pessoas vêm trabalhar em plantações verdes de toda a região, de outras regiões e até da Rússia.
Confira
Desde a independência da Ucrânia, mais de 500 aldeias desapareceram do seu mapa. Para impedir a extinção da vila nativa, seus moradores organizaram um negócio lucrativo - o cultivo de frutas. Nos últimos anos, 200 novos empregos foram criados aqui.
O recurso que sempre é encontrado nas áreas rurais é a terra e as pessoas. Além do emprego, a produção de frutas dá um grande lucro, diz o presidente da vila, Viktor Olshevsky.
Os empresários mostraram por seu próprio exemplo que é possível trabalhar com a terra, não é necessário arrendá-la. Eles distribuíram material de plantio de qualidade gratuitamente às pessoas. Os engenheiros agrônomos mostraram como pousar corretamente, diz o chefe da empresa Triada MK Sergey Ukrainets.
Atualmente, pessoas de 11 distritos da região de Vinnitsa vão trabalhar em Snitkov. Muitos se mudam para a vila para residência permanente. Em 2018, 15 pessoas se mudaram para Snitkov. Pessoas deslocadas internamente vêm aqui. Até uma família da Rússia escolheu Snitkov como casa.
Em 2018, a escassez de pessoal era de 100 pessoas. Apesar de muitos visitantes trabalharem em Snitkov, alguns moradores locais se recusam a conseguir um emprego oficialmente por causa do subsídio registrado, relata Viktor V. Olshevsky.