Os produtores locais de cebola estão preocupados com a situação no mercado ucraniano. A demanda por bens é relativamente estável por um mês, mas a concorrência com produtos importados é bastante acirrada, disseram analistas da Associação Ucraniana de Frutas e Legumes (UPRA).
De acordo com o monitoramento da UPRA, a estagnação dos preços da cebola foi observada por várias semanas. Atualmente, as cebolas podem ser compradas a um preço de 10 a 14 UAH / kg, o que equivale a US $ 0,37 a 0,52 por kg, dependendo da qualidade. Os preços mínimos são mantidos para vegetais de baixa qualidade.
Os bens locais importados e de alta qualidade têm um custo mais alto, como dizem os agricultores, a situação dos preços da cebola está associada à decisão dos compradores de reduzir o volume de compras.Assim, as redes de varejo compram cebolas em pequenas quantidades apenas para a venda atual, explicando isso pela baixa qualidade da cebola e pelo pouco tempo de sua venda. Cebolas importadas não realizadas em grandes volumes acumulados nos armazéns dos importadores.
Isso é alarmante para os agricultores que, até o último momento, foram impedidos de vender cebolas, esperando uma oportunidade de vendê-las a um preço alto. Suas lojas de vegetais também acumularam muitos produtos obsoletos, que talvez não tenham tempo de vender antes do final da temporada, levando em consideração a suspensão das exportações.