Organizado por quatro fazendas localizadas no sul da Escócia - Mossgill Farm, Pilham Farm, Reinton Farm e Whitmere Organic - este evento foi dedicado ao estudo da crescente preocupação pública sobre mudanças climáticas, biodiversidade, impacto social e bem-estar animal.
Duzentos agricultores, pesquisadores, cientistas e estudantes da Finlândia, Suécia, Holanda, Irlanda, Estados Unidos e toda a Grã-Bretanha participaram da conferência.
Um dos organizadores do evento foi The Ethical Dairy at Rainton Farm, a maior fazenda de gado leiteiro da Europa, que permite que os bezerros fiquem com suas mães por até três meses após o nascimento, embora a maioria das fazendas retire os bezerros das vacas aproximadamente 24-48 horas após o nascimento e coloque-os em canetas apropriadas.Nessas fazendas, todo o leite de vaca é destinado exclusivamente aos agricultores, o que causa muitos problemas éticos.
Wilma Finlay, da Rainton Farm, disse: “A conferência é o começo da conversa, incentiva nossa indústria a refletir e explorar os problemas reais que os atuais sistemas de produção de alimentos e como resolvê-los criam na sociedade. Alimentos produzidos eticamente são um importante mercado emergente, e o gado deve ter um lugar nesse mercado. ”
Em seu discurso na conferência, Mairie Goujon, Ministra Escocesa do Governo para Assuntos Rurais e Ambientais, disse: “Para um país relativamente pequeno, os esforços da Escócia para combater as mudanças climáticas, apoiar os agricultores e garantir os mais altos padrões de bem-estar animal significam que devemos liderar internacionalmente. nível de agricultura ética e sustentável ".