Janeiro deste ano acabou sendo um período quente e extraordinariamente produtivo para criadores de gado e criadores do Território de Stavropol. Especialistas locais em agricultura continuam trabalhando na criação de raças universais de gado.
Sabe-se que, no início de 2019, na região havia mais de oitenta e três mil indivíduos de gado pertencentes a raças de carne. Destas vacas - cerca de 36 mil. Vale ressaltar que a maioria das vacas Stavropol são representantes da raça Kalmyk e representam mais de 53% da massa total da pecuária regional. A próxima raça mais popular é Hereford. O número de vacas desta espécie é 26,2% do número total de animais.
O terceiro lugar pertence às vacas cazaques de cabeça branca. Sua participação no gado é de cerca de 18%. E 2,8% de todas as vacas de Stavropol são da raça Limousin. Os criadores de gado locais não pretendem parar por aí e estão trabalhando frutuosamente na criação de novas raças para o mercado de carne.Sabe-se que hoje os funcionários de fábricas de linhagem, bem como especialistas de empresas agrícolas especializadas, estão envolvidos na criação de uma nova geração de gado, as vacas Dmitrievsky.
Não será supérfluo acrescentar que os bezerros Dmitri diferem de seus parentes "base" em um peso mais impressionante (quase 12% a mais), apesar do custo dos alimentos para as duas raças ser o mesmo. Quanto ao rendimento de abate de representantes desta raça, excede 63% do peso vivo.
Os criadores do distrito de Apanasenkovsky, que introduziram a raça Ascension de vacas ao público, não param. Nesse caso, estamos falando de bovinos com carne de marmoreio aumentada, e o peso de abate dessa raça excede 61% do peso vivo.