Um dos principais grupos de lobby dos agricultores irlandeses alertou que os agricultores "não podem fazer mais com menos".
Esse aviso foi feito em resposta aos cortes orçamentários planejados da Política Agrícola Comum da União Européia (PAC).
Pat McCormack, presidente da Associação Irlandesa de Fornecedores de Leite Cremoso (ICMSA), disse que a realidade é que as atuais propostas de reforma da PAC destinadas a reduzir o orçamento devem ser consideradas e rejeitadas.
"O orçamento está caindo em termos reais, e simplesmente não podemos fazer mais com menos", disse McCormack.
O presidente da Associação Irlandesa de Fornecedores de Leite Cremoso disse isso em 29 de maio, após a primeira reunião oficial do Comitê Consultivo da PAC, presidida por Michael Creed, Ministro da Agricultura da Irlanda.
Após essa reunião, McCormack observou que a criação de renda sustentável para os agricultores "deveria ser central" para a PAC após 2020 e que a ênfase deveria mudar para apoiar os agricultores.
"Está claro que a primeira tarefa do governo deve garantir que os cortes orçamentários propostos sejam rejeitados pelos Estados-Membros e que o orçamento seja pelo menos mantido no nível atual", disse o presidente da Associação Irlandesa de Fornecedores de Leite Cremoso.