Cada jardineiro da Rússia central quer escolher o tipo de pepino que mostrará um alto rendimento em sua região climática. A variedade Connie F1 tem todos os benefícios de crescer em casa. O artigo enfocará a tecnologia das variedades de plantio, as regras de tratamento e controle de doenças, bem como o método de colheita e armazenamento das culturas.
Caracterização e descrição da variedade
"Connie F1" é uma das melhores variedades de pepinos maduros e pertence ao tipo partenocárpico (não requer polinização pelas abelhas para dar frutos). Graças a isso, a variedade é adequada para o cultivo em estufa de filme e em campo aberto. Foi lançado no início dos anos 2000 pela empresa agrícola Biotechnika, localizada em São Petersburgo. A variedade foi adicionada ao registro estadual da Federação Russa em 1999.
Você sabe Frutos de pepino contêm muita vitamina C, vitaminas B, ácido fólico, cálcio, silício, potássio, magnésio e fósforo. Essas frutas contêm um conjunto exclusivo de compostos químicos para rejuvenescimento, e é por isso que eles também são usados em cosmetologia.
Técnicos agrícolas trouxeram Connie F1 especificamente para o cultivo em massa em estufas de grandes empresas, mas os moradores do verão se apaixonaram pela variedade e começaram a cultivá-la em seus próprios lotes. O fato é que os frutos do híbrido não superam, retêm sua densidade e não têm amargura específica.
Desde o início das mudas até o aparecimento dos primeiros frutos, prontos para comer, passam de 47 a 50 dias. O alto rendimento se deve ao fato de que, em média, 6 ovários são formados em cada nó da variedade em consideração. Em média, o rendimento é de 11 a 12 kg / m². m. "Connie F1" dará muita fruta, mesmo sem manutenção cuidadosa das plantações, além disso, os pepinos não sofrerão mutações, superarão em crescimento, perderão sua densidade e sabor.
O caule do híbrido cresce sem restrições, possui um revestimento denso de folhas. Os frutos são oval-cilíndricos, atingindo um comprimento de cerca de 9 cm. O peso dos pepinos geralmente não excede 80 g, mesmo que a colheita seja colhida muito depois da data prevista. Pequenos tubérculos e uma pequena pubescência prateada de média densidade são visíveis nos frutos.
Vantagens e desvantagens da variedade
- Os aspectos positivos do híbrido doméstico são os seguintes:
- ao contrário de muitas outras variedades de pepinos, o “Connie F1” se destaca por um longo período de frutificação, que excede o padrão de 3 semanas;
- frutas enlatadas não têm espaços vazios;
- alta resistência à podridão das raízes e oídio;
- alto rendimento da colheita, mesmo com cuidados inadequados e pouco frequentes para o plantio;
- os jardineiros notam o sabor extraordinário das frutas que agradarão a todos.
- Como qualquer outro vegetal, Connie F1 tem seus aspectos negativos:
- Às vezes, os residentes de verão consideram pequenos tubérculos e uma cobertura esparsa de espinhos uma desvantagem. Pelo contrário, essa desvantagem é causada pelo fato de que todas as variedades familiares de pepinos têm grandes frutos de casca grossa.
- Acredita-se que, devido ao pequeno peso médio dos frutos, o rendimento total (kg / m 2) seja significativamente menor em comparação com algumas outras variedades. Mas os criadores garantem que, sujeito a todos os padrões agrícolas, o rendimento será do mais alto nível.
O híbrido não tem falhas inequívocas e óbvias, mas suas qualidades positivas atraem cada vez mais residentes de verão de ano para ano.
Tempos de aterrissagem ideais
As datas de plantio dependerão da região e do local de cultivo - uma estufa ou campo aberto. Na embalagem, o produtor indica que as sementes podem ser plantadas ao ar livre no início de maio, garantindo que a ameaça de retorno da geada noturna esteja completamente encerrada. Mas ainda é melhor cobrir a cama com as culturas com um filme de confiança; além disso, o efeito estufa permitirá manter a quantidade certa de calor e permitir que as mudas apareçam mais rapidamente.
Em uma estufa, as sementes podem ser plantadas mais cedo - em abril e até março, se você criar o microclima ideal (temperatura estável de pelo menos + 20 ° C e umidade de pelo menos 90%).
As mudas são plantadas aos 20 dias de idade no final de maio - início de junho. Nas regiões norte do país, onde as geadas noturnas ainda são observadas em maio, as mudas são cultivadas em uma sala quente e seu plantio pode ser mudado para o final de junho, mas não depois. Na estufa, as mudas são plantadas em qualquer época do ano, mantendo as condições necessárias para o cultivo.
Variedades de plantio e cultivo
É importante seguir as regras e a tecnologia de plantio para boas mudas, que no futuro se tornarão a chave para uma grande safra. Qualquer que seja o método que você decida cultivar o híbrido, tudo começa com a preparação de sementes e solo. Após a semeadura adequada, é necessário observar cuidadosamente o regime de temperatura do plantio, a tecnologia de irrigação e controlar o suprimento suficiente de luz solar.
Método de mudas
Comece os preparativos para o plantio de sementes para mudas em março. Os agrônomos recomendam o plantio de sementes Connie F1 em xícaras de turfa: ao transplantar mudas para um local permanente no sistema radicular de plantas jovens, não haverá intervenções, como geralmente é o caso do método de transbordo. Além disso, se as mudas são cultivadas em xícaras de turfa, o risco de podridão radicular nos pepinos é minimizado.
O solo das mudas deve ser leve, com boa permeabilidade e respirabilidade, mas ao mesmo tempo possuir uma rica composição mineral. É melhor comprar misturas de terra prontas para mudas de pepinos antigos, que incluem o híbrido Connie F1.
Se você deseja preparar o substrato, existe uma fórmula universal:
- relva (não coletada em florestas de coníferas);
- turfa;
- vermicomposto ou composto maduro;
- areia do rio.
Antes do plantio, as sementes devem ser embebidas. Para fazer isso, são embrulhados em pano úmido, cobertos com celofane e enviados por três dias para um local quente onde dão brotos.
No dia anterior ao plantio das sementes em xícaras de turfa, é necessário preencher o substrato preparado. Eles enchem 2/3 do tanque, despejam o solo com água morna e deixam o tanque quente até o dia seguinte. As sementes são plantadas em covas de até 1 cm de profundidade, e 2-3 sementes são colocadas em cada cova, após 2 semanas as mudas menos desenvolvidas são removidas e um broto é deixado.Importante! A temperatura da água de imersão não deve ser inferior a + 26 ° C; caso contrário, os brotos podem não aparecer.
O cuidado com as mudas consiste no seguinte:
- Manter uma temperatura constante em uma sala com mudas na faixa de + 26 ... + 28 ° С.
- Pulverização regular com água morna.
- Abrigo com um filme para o dia inteiro (no entanto, você precisa abrir o filme por várias horas para ventilação).
- 20 dias após o plantio de sementes para mudas, as mudas podem ser transplantadas para o campo aberto.
Semente diretamente no chão
O plantio de sementes no solo é feito no final de maio ou no início de junho. O local para plantio deve ser preparado com antecedência: remova todo o lixo e ervas daninhas, cave e enriqueça com fertilizantes orgânicos (fezes de aves ou de vacas, turfa). O solo para plantio deve ser leve, de preferência arenoso, com acidez na faixa de pH de 6,4 a 6,8. Você pode ajustar a acidez do solo no local usando cinzas de madeira ou cal abatida.
Ao escolher um local, você deve se concentrar na iluminação e no nível da água subterrânea. O Connie F1 produzirá uma colheita em um local semi-sombreado, mas ainda é melhor selecionar a área mais iluminada. O nível da água subterrânea não deve estar próximo da superfície (de preferência abaixo de 1 metro), pois o excesso de umidade pode provocar a podridão das raízes nas plantas.
Antes do plantio, as sementes são embebidas (como no método de mudas). O desembarque é realizado antecipadamente no solo derramado com água morna. As sementes são plantadas com 2 cm de profundidade, 2-3 sementes são colocadas em cada poço. A distância entre os orifícios deve ser de 30 cm, entre as fileiras - 50 cm. Imediatamente após o plantio, os orifícios são polvilhados com terra solta e o leito é coberto por um filme por 5-6 dias. Nesse momento, a cama deve ser pulverizada com água morna todos os dias durante a primeira semana. Em seguida, reduza a frequência da rega em 2-3 vezes. O filme deve ser aberto por várias horas por dia para ventilação.Você sabe Está cientificamente comprovado que os pepinos melhoram a glândula tireóide, que sofre em condições de aumento do fundo de radiação. Zelentsy também limpa as paredes dos vasos sanguíneos do colesterol "ruim".
Cuidados com o pepino após o plantio
A qualidade e a quantidade da colheita dependerão da qualidade dos cuidados com o híbrido, portanto, você deve usar as dicas abaixo.
Rega e alimentação
A rega do híbrido "Connie F1" é realizada de acordo com certas regras. A quantidade de água necessária para 1 metro quadrado. m plantios, depende do grau de penetração das raízes. Sabe-se que uma muda de duas semanas de um híbrido é enterrada por raízes de aproximadamente 3 cm. Para essas plantas, 3 litros por 1 metro quadrado. As raízes das plantas frutíferas estão a uma profundidade de 15 a 17 cm, portanto, por 1 quadrado. m preciso derramar por irrigação 17 litros de água. O padrão é o seguinte: 1 cm de água da raiz vai 1 litro de água.
Quanto ao acabamento, eles diferem dependendo do grau de desenvolvimento da planta.Antes da floração, os pepinos são alimentados uma vez. Para 10 litros de água, 1 colher de sopa. eu complexo "Agricola-5" pelo método de pulverização abundante.
Durante o período de floração, o híbrido também deve ser fertilizado apenas uma vez, somente neste caso, por irrigação. Superfosfato, uréia, sulfato de potássio (1 colher de chá cada) e 1 colher de sopa são adicionados a um balde de dez litros de água. fertilizante orgânico (humate "Fertilidade").
Durante a frutificação, as plantações de pepino devem ser fertilizadas 4 vezes com um intervalo de 10 dias para aumentar o rendimento e estendê-lo:
- primeira alimentação consistirá em nitrofosfato e humato de potássio (1 hora por balde de água). Você precisa fazê-lo por irrigação à taxa de 5 litros por 1 quadrado. m;
- para o segundo curativo num balde de água, dilua ½ litro de estrume e 1 parte de sulfato de potássio. A mistura é aplicada por irrigação à taxa de 6 litros por 1 quadrado. m;
- terceira alimentação deve consistir em 1 colher de sopa. nitrofoski e 2 colheres de sopa. fertilizante orgânico integrado diluído em um balde de água. O fertilizante deve regar a plantação na proporção de 6 a 9 litros por 1 quadrado. m;
- última alimentação consistirá em 1 colher de sopa. fertilizante orgânico complexo dissolvido em 10 l de água. Para 1 quadrado. m quando a rega deve deixar 5 litros da mistura.
Importante! Durante a frutificação, ao contrário da opinião pública, não é recomendado o uso de fertilizantes nitrogenados. Eles contribuem para o fato de que os frutos ficam aquosos, perdem sua densidade e aroma.
Formação de ligas e arbustos
É melhor formar uma bucha do híbrido descrito pelo método de liga horizontal. Ao longo de uma fileira de ambas as extremidades, dois tubos de metal ou madeira devem ser conduzidos ao solo. Entre esses tubos, puxe cordas ou fios em várias linhas. O intervalo entre as linhas horizontais deve ser de 10 cm: brotos de pepino vagam por elas. Essa formação de arbustos ajudará você a colher e cuidar das plantações com mais facilidade.
Cuidado do solo
O afrouxamento do solo deve ser realizado regularmente, pois após uma forte irrigação ao sol, forma-se uma crosta, que impede o fluxo de água e ar para o sistema radicular das plantas. Juntamente com o afrouxamento, a remoção de ervas daninhas deve ser realizada se isso for exigido pelo caso (quando uma pequena erva aparecer). As ervas daninhas são melhor removidas imediatamente, porque suas raízes absorvem a umidade e os minerais do solo.
A cobertura morta é um passo importante no cuidado das plantações de pepino, uma vez que a cobertura protege o solo ao redor das plantações da evaporação indesejada da umidade. Para este procedimento, você pode usar serragem, grama seca, palha, turfa. Essas substâncias devem ser aspergidas no solo ao redor dos pepinos imediatamente após a rega.
Resistência a doenças e pragas
As pragas e doenças mais comuns do híbrido:
- Se as folhas do pepino ficarem enrugadas e enroladas, a planta será afetada pulgões. Para combatê-lo, é utilizada uma infusão aquosa de pimenta vermelha.
- Folhas torcidas também podem indicar uma lesão. bug de pepino. Pode ser destruído pela infusão de pó de tabaco ou camomila.
- Placa de açúcar nas folhas indica invasão da estufa moscas brancas. Os pepinos devem ser tratados imediatamente com Actofit (0,2%), de acordo com as instruções de uso. Caso contrário, a folhagem começará a escurecer e cair.
- Pequenos pontos brancos individuais na folhagem indicam uma lesão. ácaro. Você pode superá-lo com a infusão de absinto ou dente de leão.
- Manchas molhadas na parte inferior do caule são um sinal podridão branca. É necessário tratar as plantas desta doença com permanganato de potássio.
- Manchas marrons em toda a planta, frutas cobertas com úlceras - sinais de danos antracnose. É necessário lidar com isso usando cloreto de cobre ou líquido de bordeaux.
- At bacteriose manchas e formas angulares aparecem nas hastes e folhas do pepino, que depois passam para os frutos. Uma solução de sulfato de zinco a 0,02% ajudará a superar essa doença dos pepinos.
Colheita e armazenamento
A colheita durante o período de frutificação deve ser a cada 2-3 dias, pois o "Connie F1" tem um alto grau de rendimento. Você precisa arrancar os pepinos com uma cauda - para prolongar a vida útil das frutas frescas. Você também não deve lavar o revestimento com pepinos até que sejam consumidos. As frutas são armazenadas por um mês em temperatura ambiente ou na geladeira.
"Connie F1" é uma variedade universal adequada para consumo fresco e enlatado. Este híbrido é despretensioso e oferece bons indicadores de rendimento na zona média da Rússia, o que atrai muitos residentes de verão.