Ao mesmo tempo, várias regiões da República do Uzbequistão se envolverão em remessas externas de produtos agrícolas, como o melão, para o mercado da República Popular da China.
Em particular, sabe-se que os produtores das regiões de Syrdarya, Kashkadarya, Khorezm e Jizzakh exportarão frutas doces para os consumidores chineses.
Essas informações foram compartilhadas por representantes do departamento de relações públicas da Inspeção Estadual de Quarentena de Fábrica, que opera sob a supervisão do Gabinete de Ministros da República do Uzbequistão.
O departamento também se apressou em notar que a iniciativa correspondente foi apresentada por Abdulla Aripov, o primeiro ministro uzbeque após seu recente retorno de uma viagem de trabalho à China.
A propósito, os chineses só se alegraram com a perspectiva do surgimento de melões uzbeques de alta qualidade em suas prateleiras.
Tendo emitido a licença relevante após a realização de todos os testes necessários de qualidade e conformidade fitossanitária, o lado chinês declarou que também não era contra a compra dos produtores uzbeques tipos de produtos agrícolas, como limões, romãs e uvas.