A Irish Farmers Association (IFA) acusou as fábricas de processamento de carne de baixar o preço do cordeiro nas últimas duas semanas, destruindo assim a renda dos agricultores e enchendo seus próprios bolsos.
Criticando os processadores, o presidente da IFA, Sean Dennehy, disse que "ou as fábricas vendem muito pouco o cordeiro, ou enfiam os bolsos às custas de seus fornecedores agrícolas".
Dennehy disse que, na mesma semana do ano passado, os preços dos carneiros foram de 5,80 euros / kg. Nesta semana, as fábricas reduziram os preços para 5,00 - 5,10 euros / kg, que é de 70 a 80 centavos de dólar por kg ou de 14 a 17 euros por cordeiro abaixo do preço do ano passado.
"Como os preços da carne de carneiro nos supermercados são os mesmos do ano passado, os agricultores acreditam que as fábricas enchem seus bolsos às custas dos agricultores", disse Sean Dennehy. O Presidente também disse que os agricultores estavam muito descontentes com os relatos de que algumas fábricas importavam cordeiros da Escócia e Inglaterra através da Irlanda do Norte.
Segundo ele, é o mesmo se as fábricas de processamento de carne dissessem aos seus fiéis fornecedores locais que deveriam reduzir o preço a cada semana. O presidente do conselho da IFA insta as fábricas a encerrar a corrida ao fundo devido aos preços mais baixos.