Com o objetivo de distribuir grãos de cacau ao mundo da GM, 1.600 agricultores criaram o Fresh Look.
Confira
O consumo mundial de chocolate está muito à frente do crescimento da produção de grãos de cacau. Grandes empresas de chocolate estão prevendo um déficit de chocolate de 4 milhões de toneladas até 2030; além disso, os industriais estão preocupados com o fato de que, mantendo o ritmo atual da produção de chocolate, os grãos de cacau desaparecerão completamente até 2050.
Segundo a Organização Internacional do Cacau, na última década, entre 30 e 40% da produção de cacau foi perdida devido a doenças e pragas no mundo. Além disso, todos os desastres climáticos mais frequentes sob a forma de inundações, furacões, secas, que provocam doenças dos cacaueiros, devem ser adicionados a isso.
Os fabricantes vêem uma saída para essa difícil situação na produção de matérias-primas de cacau geneticamente modificadas. Os industriais defendem uma ampla campanha de conscientização entre os consumidores de chocolate sobre a segurança completa dos aprimoramentos genéticos, e que essas mudanças não afetam de maneira alguma o sabor do produto final.
Os especialistas em culinária aderem a um ponto de vista diferente. Em particular, o autor de vários livros de culinária, Mark Shatsker, afirma que o chocolate está enfrentando uma perda de sabor por causa de seu desejo de satisfazer a crescente demanda.