A Austrália na quarta-feira, 12 de junho, reduziu sua previsão para a produção de trigo na safra 2019/20 em mais de 11%, já que uma seca cruel na costa leste do país ameaça as lavouras pelo terceiro ano consecutivo.
O Bureau Australiano de Economia e Ciência Agrícola e de Recursos (ABARES) reduziu sua produção projetada da maior commodity agrícola de exportação do país em 21,2 milhões de toneladas, em comparação com a estimativa anterior de março de 23,9 milhões de toneladas.
"As perspectivas de colheita em regiões com níveis muito baixos de umidade do solo provavelmente se deteriorarão", afirmou o comunicado.
A Austrália exporta a maior parte de sua safra de trigo, mas, devido ao aumento da demanda doméstica do setor pecuário do país devido à seca, as exportações do quarto maior fornecedor global deverão diminuir.
Como resultado, compradores tradicionais de trigo australiano, como moinhos indonésios e japoneses, serão forçados a procurar mercados alternativos quando os preços subirem.
O trigo é a exportação agrícola mais lucrativa do país, avaliada em cerca de US $ 50 bilhões, e uma redução em suas exportações prejudicará a frágil economia da Austrália.
Influenciados pelas previsões australianas, os preços globais do trigo de referência subiram cerca de 15% desde maio.