Cerca de 100 tratores agrícolas estavam na terça-feira diante do prédio do parlamento em Tallinn, em protesto contra os produtores agrícolas da Estônia. Os agricultores precisam de mais apoio do estado e da União Europeia.
O protesto foi organizado pela Câmara de Agricultura e Comércio da Estônia (EPKK). Os agricultores esperam um aumento no financiamento interno e um aumento nos subsídios da UE para os produtores locais para o nível da média da UE.
Durante o protesto, um presente foi preparado para cada membro do parlamento do Riigikogu - uma caixa com um modelo de brinquedo de um trator com a inscrição “Brinque comigo, não com comida”.
De acordo com o chefe de câmara, Rumet Sormus, os tratores de brinquedos são uma expressão de "decepção dos agricultores com a constante violação das promessas que são dadas", relata a empresa de televisão estoniana ERR.
Discurso direto: “Os agricultores já viram muitas promessas de políticos, que acabaram sendo palavras vazias. Realmente gostaríamos de acreditar que questões relacionadas ao campo e à agricultura da Estônia não são da quinta categoria do parlamento e da coalizão governante ”, afirmou Sormus.
Segundo estimativas do EPKK, este último em 2014-2019. na UE, às custas dos agricultores da Estônia, eles economizaram mais de 60 milhões de euros, pagando-os significativamente abaixo da média da UE, enquanto esperavam o pleno cumprimento dos requisitos para a produção e entrega de bens públicos.
O protesto dos agricultores na capital da Estônia ocorreu um dia antes da última terceira leitura do projeto de orçamento para 2020, previsto para quarta-feira no parlamento da Estônia, que deve aprovar a redução final no montante da compensação agrícola para o próximo ano.
- Relatamos anteriormente que 40 mil agricultores e 8,6 mil tratores se reuniram em Berlim para protestar no Portão de Brandemburgo contra o pacote agrícola do governo federal
- Os agricultores indianos plantaram batatas FL-2027 em um local em Gujarat para protestar contra a afirmação da PepsiCo dos direitos de variedade.
- Os protestos generalizados de agricultores em toda a Índia contra a Parceria Econômica Global Abrangente (RCEP) passaram despercebidos em grande parte.
- Agricultores na Holanda protestam contra as demandas ambientais.
- Ontem, na região de Kirovograd, os únicos agricultores bloquearam a estrada "Uman - Kropyvnytsky".