O primeiro apiário da cidade será construído na cidade do outono, e cinco colméias, incluindo quatro históricas, serão instaladas na praça ao lado de um dos shopping centers. O mel coletado a partir deles será usado pela cidade para fins publicitários.
Na sexta-feira, a cidade assinou contrato com um apicultor experiente, cuja tarefa será criar um apiário desse tipo. Ele também precisa reparar as quatro colmeias históricas características da região.
O mais velho deles tem cerca de 100 anos. Ao lado das colmeias históricas será construído um moderno. Todos serão organizados de forma que, por razões de segurança, não haja acesso direto a pessoas e animais.
Ao redor das colméias são prados de flores e campos de girassol estabelecidos este ano. Além disso, árvores frutíferas e arbustos, além de plantas melliferous, serão plantadas na área da colméia.
"Esta é uma boa maneira de estimular a apicultura e combater o fenômeno perigoso da extinção em massa desses insetos benéficos", disse o presidente da Bialystok, Tadeusz Truskolaski.
Ele expressou a esperança de que as abelhas se estabeleçam no apiário de Bialystok continuamente, e lugares semelhantes serão criados em outras cidades da região.
Se as abelhas preencherem as colméias, a cidade espera receber de 10 a 15 kg. mel de todas as colméias no próximo ano. De acordo com as premissas, após o preparo e a embalagem em pequenos recipientes, o mel coletado dessa maneira deve ser usado para promover a cidade.